banner pneufree.com

Escola de formação em Técnicos de Manutenção recebe aeronave doada pela FAB

Olha só que legal: A ETEC Santos Dumont, que é uma escola técnica de formação de técnicos em manutenção de aeronaves localizada no Guarujá, recebeu ontem uma aeronave U-42 Regente doada pela Força Aérea Brasileira para aprimorar o treinamento dos alunos.

Eu tenho ligações nostálgicas com a ETEC, pois ela hoje é uma continuação da escola em que estudei manutenção de aviões entre 1979 e 1983, e naquela época o estágio era feito nas aeronaves (geralmente helicópteros H-13 e UH-1H) da própria FAB, que sempre auxiliou muito na formação de civis para o mercado aeronáutico brasileiro. É difícil encontrar um técnico formado por esta escola que esteja desempregado, a escola tem uma ótima reputação.

E sabe o que é melhor ainda? O curso é gratuito! E agora com a doação desta aeronave, os alunos terão uma oportunidade única de treinamento, seguindo os manuais para montagem, aprendendo a frenar, a usar ferramentas. Parabéns aos que trabalharam duro para conseguir este feito para a escola.

Nas fotos abaixo a entrega da aeronave na Base Aérea de Lagoa Santa em Minas Gerais, e através delas pude rever um dos meus professores de Sistemas Diversos / Hidráulica, o Sargento Gonçalves (na segunda foto, de terno, atrás do militar). Este homem é um dos principais responsáveis pelo sucesso desta escola.
Este homem foi quem me ensinou a engraxar rolamentos, lavar baterias de chumbo, aplicar betume e teve paciência quando fiz a primeira “cagada” de espanar um nipple do reservatório hidráulico de um H-13.

Fotos retiradas do blog do professor Generoso.

Tags: ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
banner livro
Topo