banner livro

Estol de cruzamento de comandos

Estol de cruzamento de comandos, sim é isso mesmo. Nos EUA o único grupo de pilotos que são treinados e testados nesta manobra são os CFI (instrutores de voo), já no Brasil, muitas escolas não realizam essa manobra, nem mesmo no curso de INVA.

cross-control stallUm “cross-control stall“, termo em inglês, é o estol que ocorre quando o avião escorrega para dentro da curva, ou seja, em uma curva com muito leme de dentro (glissada). Em uma curva à direita seria muito leme à direita, ou seja, para o lado da curva.

Após o estol, a reação natural do piloto é cabrar o manche e comandar aileron à esquerda, ambos estão incorretos. Em verdade, se o piloto fizer isso, o avião continuará a rodar piorando cada vez mais a condição de estol. A reação apropriada é picar o manche e pedal para o lado oposto, salientando para não usar aileron na correção. Fica claro então que a solução apropriada é não estolar com o cruzamento de comandos.

Sabendo disso, você pode treinar o estol de cruzamento de comandos escorregando para dentro da curva, glissando, uma vez que essa manobra não é perigosa. Quando nós estolamos glissando, isto é por causa do leme oposto excessivo, a asa mais acima estolará primeiro, nivelando assim naturalmente as asas. Isso representa um quadro muito mais normal ao piloto e funciona quase como uma recuperação automática.

cross-control stallO livro “The Airplane Flying Handbook (livro publicado pela FAA como base teórica de voo ao piloto de avião) descreve o estol de cruzamento de comando como um estol proveniente de uma curva glissada, pois a recuperação depende da técnica apropriada, ou seja, caso o piloto não reaja corretamente a situação poderá se agravar até resultar em um parafuso.

Penso que praticar essa recuperação é benéfica para todos os pilotos e encorajo você a encontrar um instrutor experiente que possa lhe mostrar a diferença entre um estol de curva glissada e um de curva derrapada. Assim você entenderá porque não é perigoso glissar antes do pouso.

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Sou aluno do curso de Piloto Comercial e tenho como objetivo me tornar piloto de uma grande companhia aérea.
Topo