banner ad

Estou iniciando a carreira de piloto e estou cheio de dúvidas #perguntas

A-PilotO leitor Paulo Guylherme está começando sua carreira agora, e como não era de se espantar, está cheio de dúvidas. Vamos sanar suas dúvidas, mas mais importante do que isso, vamos ensiná-lo a achar as respostas…

Tenho 17 anos e estou interessado no curso de piloto profissional e gostaria de saber quantas horas de voo são necessárias para completar o PP e PC?

  • Para a licença de piloto privado: o brevê, segundo o nosso querido RBAC 61, item 61.81, você precisa de 40 horas de instrução e voo solo, ou 35 horas, se estas forem realizadas em escola homologada.
  • Para a licença de piloto comercial: o início da profissão, segundo o nosso querido RBAC 61, item 61.101, você precisa de 200 horas de instrução e voo solo, ou 150 horas, se estas forem realizadas em escola homologada.

Então meu amigo, você precisa basicamente de 150 horas, porém existe a possibilidade de checar (checar se você ainda não sabe, é fazer o exame prático) com apenas 140 horas, o amigo Raul, ensinar-te-a como chegar lá.

Após terminar ter meu PC em mãos, no que posso trabalhar, quais tipos de empresas?

Antes de mais nada com sua licença de piloto privado você não pode trabalhar, não pode voar profissionalmente, mesmo que de graça e ponto final! Já com sua licença de piloto comercial na mão você poderá fazer qualquer coisa  que seu avião permita (e esteja homologado) fazer, sempre respeitando as regras, é claro! Suas possibilidades não muitas, algumas delas:

  • Dar instrução (precisa de outra licença de instrutor e 200 horas em comando, segundo o novo regulamento);
  • Trabalhar por conta própria, com seu próprio avião;
  • Trabalhar em táxi aéreo;
  • Trabalhar como piloto de linha aérea;
  • Trabalhar no mercado offshore (helicóptero);
  • Trabalhar como piloto agrícola (exige outra licença também), entre outras;

É importante salientar que ter a licença de piloto comercial não lhe dá o direito de voar qualquer aeronave, pois certas aeronaves necessitam de habilitações próprias, dê uma lida na subparte J do RBAC 61.

Qual o custo total das horas de voo do PP e PC?

Essa é a pergunta de um milhão de dólares, vou te fazer uma pergunta: quanto custa tirar uma carteira de motorista?

Tenho certeza que você responderia que dependeria, no mínimo, da cidade e da escola escolhida, então terei que te dizer a mesma coisa…

Na realidade o que importa não é quanto você vai gastar, mas sim a qualidade da escola que você frequentará, sugiro que você faça uma pesquisa, assim poderá encontrar a escola perfeita para você, pesquise na internet por dicas sobre como encontrar esta escola. Afinal, você quer instrução de qualidade por um preço justo, não é? Logo você tem duas variáveis aí, e de certo encontrará outras…

Mas só para não te deixar no vácuo:

  • para avião é comum ouvir falar em algo entre 80 e 50 mil reais, e coloquei o 80 primeiro propositalmente!
  • para helicóptero é um pouco mais caro, perto do 100 mil reais;

Como está o mercado de piloto? Como estão os salários no inicio da carreira?

Capitão: Terminal T5, HeathrowEssas duas perguntas são muito subjetivas, você tem apenas 17 anos, a aviação, assim como tudo na vida, é feita de ciclos, portanto, se hoje esta ruim, amanhã estará bom, além disso, você levará pelo menos 2 anos para se formar piloto, então meu caro, daqui dois anos tudo estará diferente……ou não.

O salário dependerá do rumo que você tomar, mas considere um salário inicial entre 1 e 1,5 mil reais, sim, milão e nada mais, é nesse patamar que a grande maioria começa! Contudo, só para não deixar essa lágrima aí escorrer pelo seu rosto, como “piloto de linha aérea” você começará no cargo de copiloto e ganhará perto dos 4 mil líquidos, isso nas pequenas, as grandes chegam a pagar o dobro. Ainda assim, não considere esses valores como fixos, tudo depende do momento, e como eu disse: daqui dois anos tudo estará diferente……ou não.

Existem outras formas de se formar em piloto fora os aeroclubes e faculdades?

Sim, leia o RBAC 61 e você descobrirá outras formas. Resumidamente você pode voar todas as suas horas em aeronave particular, porém os mínimos em horas de voo subirão significativamente, por exemplo, o PC-A (piloto comercial avião) passa para 200 horas. Também há formas de reduzir esses mínimos, todavia a ANAC esta reformulando muitos dos nossos regulamentos, então como eu disse: daqui dois anos tudo estará diferente……ou não.

O que é preciso para chegar a piloto de linha aérea?

Duas vontades, a primeira e mais importante é a vontade da empresa que lhe contratará, sem essa vontade você ficará invariavelmente desempregado!

A segunda é a sua vontade, inclui-se aí a experiência necessária, ou seja, você precisa de vontade para correr atrás dos requisitos solicitados pela empresa que possui a vaga almejada!

Houve épocas em que eram necessárias 1500 horas de voo, houve também necessidade por apenas 150 horas, ou seja, apenas a licença de PC, no entanto, hoje estamos no meio termo, mas como eu disse:  daqui dois anos tudo estará diferente……ou não.

Quanto tempo mais ou menos os pilotos levam para completar o PP e o PC?

Nunca vi nenhuma estatística oficial sobre o assunto, mas acredito que se houvesse ficaria entre 5 e 10 anos em média, mas não se assuste, o problema é o custo, muitos não tem grana suficiente para fazer no tempo ideal, eu, por exemplo, estou a 7 anos na batalha e acredito que precisarei de mais 1. Porém falando em tempos mínimos, você precisaria de 6 meses para o curso teórico do PP, considerando o novo regulamento, mais 6 meses para o curso teórico do PC e mais 150 horas de voo, no caso do avião (não necessariamente somadas). Querer fazer em menos tempo, então estude para o PP em casa, mas corra meu amigo, por que como eu disse:  daqui dois anos tudo estará diferente……ou não.

Bibliografia:

Tags: , , , , , ,

Sobre o Autor

Sou aluno do curso de Piloto Comercial e tenho como objetivo me tornar piloto de uma grande companhia aérea.
Topo