banner ad

Existe preconceito contra a mulher na manutenção de aviões?

Não há casos de preconceitos contra mulheres na manutenção de aeronaves, bem como também não há preconceito em relação a mulheres pilotando aviões.
Na aviação comercial (tanto de linha como de hangar), existem duas áreas de atuação na manutenção: Interna/Interiores/Entretenimento (IFE) e Linha (Ramp & Transit) ou Hangar (Heavy). Normalmente há mais mulheres trabalhando na manutenção de IFE e Interna do que na linha/hangar por melhor adaptação ao tipo de trabalho. Mas também ha mecânicas de linha que para os trabalhos braçais se utilizam de equipamentos que auxiliam na remoção de equipamentos muito pesados (um conjunto de freio de Boeing 767 por exemplo pesa mais de 100kg com a embalagem).
Resumindo, na hora da entrevista, a menos que a mulher esteja gravida ou tenha problemas de trabalhar em determinados horários, não há qualquer tendência para o lado masculino, basta comprovar competência.

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
  • Thaise Pereira

    Boa tarde,faço o curso de manutençao de aeronaves,estou prestes a tirar minha CCT com muito orgulho. Quero fazer parte da aviacao, e ser a melhor mecanica mulher que ja existiu. Persistencia não me falta,este é o meu sonho…

    Sou de Pedro Leopoldo,minas Gerais

    • Fabiana

      @Thaise Pereira,

      Parabéns, vc merece, vá em frente.

    • ANDRÉ

      BOA TARDE THAISE,

      SOU MECÂNICO DE AVIAÇÃO, E SENTI FIRMEZA NA SUA FORÇA DE VONTADE,

      VÁ EM FRENTE E TENHO CERTEZA QUE SERÁ FELIZ.

      MECÂNICO DE AVIAÇÃO NÃO É FEITO DE FORÇA MUSCULAR SIM DE MUITO ESTUDO E INTELIGÊNCIA. BOA SORTE E SE PRECIZAR DE ALGO CONTE COMIGO.

      ABRAÇO.

      ANDRÉ

    • celia

      Oi, nao tenho noçao alguma,hoje com 44 anos e gostaria de fazer o curso de mecanica de aeronaves.Qual o conselho me daria.

  • Thaise Pereira

    Olá,sou eu a Thaise Pereira novamente… E digo mais,tomei tanto gosto pela aviaçao que o meu propósito é não parar mais de estudar… Vou tirar as 3 CHTS, e vou fazer faculdade de engenharia aeronáutica. Sabe o que levamos desta vida? Conhecimento,meus caros. E isso ninguem tira da gente… Thaise Pereira de Pedro Leopoldo-MG

    • @Thaise Pereira, parabéns pela iniciativa do depoimento e pela força de vontade. Desejo muito boa sorte e perseverança na profissão.

  • Felipe

    " …que para os trabalhos braçais se utilizam de equipamentos que auxiliam na
    remoção de equipamentos muito pesados "

    e para os homens? existe algum limite de peso que os mecânicos podem levantar com as mãos? ou também utilizam eses equipamentos de auxílio?

  • paulinha

    Ola meu nome é Paula estou começando a fazer um curso de ciencias aeronautica, estou muitoo
    feliz ,porem tenho medo de sofre algum preconceito, pois quero ser comandante ainda.

    • Hoje me dia não acontece mais. A GOL e TAM possuem mulheres pilotos em seus quadros e algumas comandantes. O importante é ser proficiente e nenhum preconceito vai existir. Boa sorte na carreira.

  • Eron_viana

    valeu obrigado

  • Amandarpazemecxas

    Seria muito bom se esta fosse a nossa realidade….não são todos os gerentes de manutenção que pensam assim…Tudo a mesma coisa… Já tenho certa bagagem….e senti na pele….o quão um orgão genital faz a diferença! Infelizmente.

    • Amanda, se quiser divulgar sua história entre em contato por Email, formulário na parte de baixo do Blog. Abs.

  • Leona

    Olá! Com q idade pode entrar pra trabalhar uma mulher com 44 anos em mecânico de avião?

    • Você vai começar do zero? Se sim, estará pronta a entrar em pelo menos 2 anos, depois mais 3 de experiência para obter a licença CHT.

  • Beatriz Andrade

    Não há preconceito? O Sr. tem certeza? Eu entendo que, a partir do momento que a FAB restringe o curso de mecânico de aeronaves para o sexo masculino, há um preconceito explicito ai. Particularmente, me senti muito decepcionada quando vi a observação “SOMENTE SEXO MASCULINO”, pois eu havia me interessado pelo curso, e modéstia parte, tenho muito mais chances, não só de passar na prova, como em ser destaque na turma, que muitos homens por aí.

    • Humberto Kubrick

      Na realidade, não há quase nada nessa vida que um homem possa fazer que uma mulher não possa…em algumas áreas profiissionais há mais “discriminação “do que “precoceito ” propriamente dito porque se “o pré-conceito “logo pode se desfazer ,o “preconceito” descamba para a “discriminação”.

    • Beatriz, eu conheço uma moça em MG que está na FAB como Mecânica…

  • Pingback: Mulheres na Manutenção de Aeronaves.()

Topo