FAA aprova o sistema de bateria melhorado do 787
O FAA, depois de um extenso estudo, aprovou o plano de re-certificação do novo sistema (melhorado) de baterias do Boeing 787. Esta aprovação é um passo importante no processo para a aeronave retornar ao serviço e vai requerer da Boeing testes em voo enquanto as aeronaves paradas são modificadas.
As melhorias incluem uma bateria com os componentes internos reposicionados, isolamento aperfeiçoado das células, e a adição de uma nova carcaça e sistema de ventilação e um novo carregador de bateria (além de alterações de software).
O plano de re-certificação requer que o 787 passe por uma série de testes em voo antes que o FAA libere as unidades paradas, e para a Boeing fazer estes testes, o FAA autorizou apenas duas aeronaves equipadas com protótipos do novo sistema de “contenção” de fogo.
Este voos vão validar a instrumentação da aeronave para a nova bateria e os outros sistemas melhorados. Algumas empresas estão agendando o retorno a voo para o início de Junho.
A própria manutenção da Boeing (AOG Team) é quem vai fazer estas alterações, que incluem até novos furos de ventilação na aeronave. Agora é só aguardar que tudo dê certo na fase de testes.