banner livro

Fim de semana aéreo – EDA 60 anos – A aviação tem o poder de reunir amigos @fumaca_ja

Paco saindo depois de uma das apresentações com seu F/A 18

A aviação tem o poder de reunir amigos a sua volta.
Risadas, pelos arrepiando no braço, abraços, novas gerações, veteranos, militares, civis.

A Esquadrilha da Fumaça, EDA, sempre foi a cereja no bolo da Força Aérea Brasileira, motivo de orgulho que atrai cadetes que sonham estar lá um dia. O EDA é respeitado no mundo inteiro pela técnica com que executa suas manobras, sendo que algumas somente eles conseguem fazer. Este respeito trouxe ao seu aniversário de 60 anos os Halcones (que vi 10 anos atrás no aniversário de 50) e nada mais nada menos que 4 Boeings F/A 18 Hornets and Super Hornets.

Olhando como espectador, é difícil imaginar a dificuldade por trás de um evento como este. Somos um país emergente, há ainda tanta coisa a melhorar, mas já é visível o quanto progredimos em 10 anos desde o último evento.

Um exemplo desta batalha difícil dos aviadores deste país é Marta Lúcia Bognar, se tivéssemos uma idéia das barreiras que têm que ser ultrapassadas para fazer uma apresentação de wing walker no Brasil, deveríamos ficar aplaudindo em pé por horas essa dama. Não há incentivo, não há patrocínio, não há dinheiro. Há somente a paixão que supera os obstáculos.

Marta Bognar acena após o pouso

E falando em paixão, eu tenho orgulho dos leitores daqui do AeM. Infelizmente é difícil encontrar todos em eventos grandes assim, mas os que tive o prazer de encontrar mostraram aquele brilho nos olhos de quem está contaminado há algum tempo pelo “aerococus”, o vírus da aviação. Até na visita ao museu da TAM que fiz no Domingo encontrei leitores do AeM! E deixo um abraço especial ao Márcio Inforzatto, que acompanha os fumaceiros há tanto tempo e tem muita coisa rara para mostrar.

Leitores do AeM e futuros aviadores brasileiros

Aqui uma pausa na festa para bater continência pro irmão do Electra, o P-3 Orion, agora o guardião do Pré-Sal.

Prestando reverência ao Lockheed P3

Fumaceiros, obrigado por conseguir reunir tanta gente. Sabemos das dificuldades da Força Aérea brasileira e de como vocês projetam a eficiência que todos queremos para toda a tropa. Este ano terei o prazer de vê-los em solo americano, mostrando ao povo de Oshkosh que celebra a aviação, toda a finesse de “stick & rudder” que só vocês têm.

Fumaça Já!

Foi uma pena que a apresentação de sábado dos fumaceiros foi de mal tempo (apenas 1000 pés de teto), mas em nada diminuiu a grandeza do evento. Abaixo tem um slideshow com as fotos que deram para salvar (com o dia cinza e aeronaves cinza, é um verdadeiro martírio conseguir tirar boas fotos), vejam em tela cheia.

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo