banner ad

Fly-by-wire e joysticks nos novos Legacys

legacy sidestick

Um sistema fly-by-wire ( FBW ) avançado para os novos jatos executivos ‘Legacy’500 e ´Legacy´450 foi anunciado pela Embraer, incluindo um comando ’sidestick’ , semelhante ao utilizado nos jatos Airbus e Dassault Falcon 7X. O novo sistema vai incorporar um FBW digital de três eixos de autoridade total para uma proteção intensificada do envelope ( perfil operacional ) de vôo. O computador FNW também assistirá os pilotos nas manobras evitando situações de risco como colisões. Também da mesma forma que o Falcon 7X, o sistema vai manter a razão de rolamento e arfagem mesmo quando os pilotos largarem o stick de controle, eliminando a necessidade de um ajuste no compensador ( ‘trim’). (vi no blog do Dani Duarte via Jetsite)

Eu, particularmente, acho esse um caminho errado. Sou totalmente a favor da tecnologia embarcada e totalmente contra a retirada de sensibilidade natural e visual para os pilotos. Felizmente a Boeing, mesmo com o ultra-high-tech 787 não tomou esse caminho de sidestick. Espero que essas inovações da Embraer fiquem limitadas a aviação executiva.

Tags:

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo