banner livro

Fotos do Airbus A380 da Qantas que estourou alguns pneus durante o pouso.

Algumas fotos do que aconteceu com os pneus e rodas do Airbus A380 da Qantas que estouraram após o pouso.
Tudo indica (ainda sem confirmação) que foi uma falha do sistema de Antiskid (um sistema semelhante ao sistema de freio ABS utilizados nos carros, que por sinal foi “copiado” dos sistemas das aeronaves).

Os sistemas de Antiskid das aeronaves possuem sensores de velocidades nas rodas (chamados de transducers).

Esses sensores enviam a velocidade de cada roda para um computador que por sua vez controla umas válvulas hidráulicas que regulam a quantidade de pressão que vai ser usada em cada roda. Por exemplo, se a aeronave pousa numa pista que está muito molhada e uma roda do trem de pouso direito começar a aquaplanar (ao invés de encostar na pista, a roda ficaria “flutuando”numa lâmina de água), a velocidade desta roda vai diminuir muito em relação às que estão na pista. O computador sabendo disso vai diminuir a pressão hidráulica no freio daquela roda até que ela volte a encostar na pista e ganhar velocidade de novo.
É um sistema muito importante para as aeronaves, pois diminui bastante a distância percorrida durante o pouso, já que o freio sempre será usado em sua máxima eficiência.

Agora se o sistema falhar (coisa rara) e pressão total for liberada para os freios, eles irão travar e aí pode acontecer isso aí embaixo.

[Fotos enviadas por Renilson R] [nggallery id=23]

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo