Fotos Raras – Boeing 707 da TransBrasil PT-TCP decolando trimotor

Procurei informações na Net sobre um incidente que aconteceu com um Boeing 707 da Transbrasil em 16 de Janeiro de 1987, mas não encontrei :(
Eu lembro até hoje de quando foi dada a notícia no Jornal Nacional, havia até uma certa incredulidade.

O que ocorreu foi que em um voo de São Paulo para Recife com 150 passageiros a bordo (*a confirmar a origem do voo, informação me foi dada por um ex-funcionário da Transbrasil que trabalhava nesta época na empresa), quando sobrevoava a cidade de Moreno (a 25 KM do destino), ocorreu um “flame-out” (apagamento) do motor 2 – esta era a única indicação que os pilotos tinham – e eles pousaram trimotor sem mais problemas.

Somente já no solo é que se descobriu que na verdade o motor não havia “apagado” em voo, e sim havia se desprendido da asa! Imaginem a cena do avião chegando para o desembarque sem um dos motores embaixo da asa.

O motor foi encontrado dias depois, pelo que me lembro em uma fazenda em Moreno, felizmente sem atingir ninguém nem nenhuma propriedade.

Gostaria de ter mais detalhes sobre o ocorrido, mas nem nos registros da ANAC há informações. Gostaria de saber se o motor havia sido trocado a pouco tempo, por exemplo. Ou se foi fadiga nos “cone bolts”. Se alguém tiver mais detalhes e quiser compartilhar, fique a vontade para comentar.

Depois de vários dias parado em Recife sem condições de ser reparado por lá, a Transbrasil decidiu trasladar a aeronave para Brasilia onde o serviço poderia ser feito, e ele foi trasladado sem o motor mesmo. Deve ter sido bem interessante a decolagem, e estas fotos abaixo são históricas.

Este mesmo avião deu PT (perda total) 5 anos depois, em Manaus (nesta época já convertido para avião cargueiro). Durante a decolagem, com o peso máximo acima do limite, o PT-TCP correu quase a pista toda e ao sair do chão não ganhou altura suficiente, batendo com o trem de pouso nas antenas de ILS da cabeceira da pista.
Ao retornar em emergência com problemas hidráulicos causados pelo choque, o trem direito entrou em colapso e a aeronave saiu da pista em alta velocidade, indo parar no mato ao lado. Não houve fatalidades entre os 4 tripulantes, mas o avião ficou sem condições de reparo.

Nota:Fotos sem informação de autoria, enviadas por Dariva.

Tags: ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
  • Wow! Essa eu não sabia, já li sobre outro acidente da Transbrasil mas esse eu nunca tinha ouvido falar!

    Um motor não deve ter feito muuita falta mesmo no 707 hehehe

  • Giocondo

    Lembro deste caso do Voo sem motor. E certa vez pousei em MAO e vi o 07 lá no canto, no mato após pouso emergencial. Fazia poucas horas. Nao sabia q era o mesmo.

  • Eduardo

    Credo, a estética desses motores é horrível!

  • Durval Pereira

    Lito

    Fui pesquisar sobre o que você pediu e olha o que achei…ou me agradeça ou me xingue…

    http://presteshangar.blogspot.com/2009_09_01_arch

  • Durval Pereira

    …e isto, agorachega poorque senão vou ficar encontrando toda hora algo…

    http://transbrasilvirtual.org/tba/index.php?optio

  • Não tem muito tempo, aconteceu coisa parecida com um cargueiro lá no norte… Agora não lembro qual era (acho que 727).

    • Foi um DC-10 perdeu o número 2 e seguiu até o destino.

  • Roberto Ellery

    Muito interessante. Acredito que se o motor perdido fose o da ponta da asa a assimetria teria sido maior.

  • Brito

    Este incidente ocorreu por coincidência quando eu estava em Recife na casa da minha tia. No dia seguinte fomos ao aeroporto pegar o meu pai que vhegou em um voo da pioneira, vindo de GRU, em um breguinha.

    Tenho uma foto de um boeing 747-200 da Air Canada e no fundo aparece esse 707 trimotor, mas o ângulo é o inverso das fotos que você postou, ou seja, lá do TPS não era possível ver que o avião havia perdido uma das turbinas.

    Me lembro como se fosse hoje o noticiário local de Recife informando sobre o ocorrido.

    Nunca tinha visto estas fotos que você postou, matei a minha curiosidade de como tinha ficado o 07 depois de 23 anos do incidente.

  • Kari0ca

    Lito, já sigo o seu blog a muito tempo, tanto pelas postagens de aviação, como pelos seus mixtapes, depois de tanto tempo, aqui vai o meu comentário.

    Eu lembro bem da noticia do "incidente" ocorrido, pois no dia seguinte eu iria fazer a minha primeira viagem de avião, num breguinha da vasp, que iria voar uma rota semelhante, gig-rec-jpa-natal. curiosamente pegamos uma turbulencia muito forte ao chegar ao recife, de tal modo que as outras pernas do voo foram canceladas.

    Agora imagine vc, um garoto de 6 anos indo voar a 1ª vez e na vespera cai um dos motores do avião…

    Assim como vc, eu tb gostaria de saber mais coisas sobre o ocorrido, tanto no voo da tba como no da vsp.

    Abraço

  • Christian Santos

    Lembro-me desta história quando noticiado no Jornal Nacional, muitos não entendia de como um avição chegaria a seu destino sem um dos motores.

    Excelente resgate de informação Lito!

    Flw

  • Ricardo Dias

    Valeu Lito, bela curiosidade!

  • Máximo

    A fama da transbrasil era péssima, lembro que se fazia piada desse episodio do motor.

    Eu estive a bordo de outro acidentado PT TCO que se acidentou em 11/04/1987.

    Durante uma viagem de Tucurui-PA até Porto Alegre, em um feito que hj seria chamado de irresponsabilidade em Manaus eu sai de um brega da VASP para o PT TCO que na época tinha as cores da German Cargo.

    Eu na minha lembrança acreditava que isso era delirio de criança, eu ter entrado em um Transbrasil marrom ou verde ou sei lá que cor, anos depois achei uma foto da aeronave que voou na tranbrasil sem mudar de cor algum tempo.

    Doidera!

  • Filipe

    Puts 150m pax e ngn viu um motor a menos no avião?/

    hasuhasuhasas

    AInda bem q ele pousou em segurança ^^

  • Luiz Tavares

    Muito legal.

    Será que a ANAC autorizaria essa decolagem trimotor hoje?

    Abs,

  • Daniel_T

    As fotos não abriram….

  • Carlos

    Olá a todos. Não sabia deste acidente, mas trabalhei no D.O. Varig por alguns anos e, como apaixonado por aviões e pela aviação, vivia o clima mesmo nas minhas folgas. Impressionante a rotina da aviação e quantos eram os “quase” que a grande mídia nunca divulgava…
    Deixo aqui o meu abraço e bons voos a todos!

  • Paulo PENTEADO SALLES TEIXEIRA

    FONTE DE JORNAL DA EPOCA;
    O Avião tinha decolado de Porto Alegre em direção a Fortaleza, com escalas em São Paulo,
    Rio, Salvador, Recife, levando 151 pass 5 comiss e aux do Comandante.
    a Segunda turbina da esquerda, desprendeU em vôo,
    O comandante do Boeing 707 da Transbrasil, Fernando Guimarães, Capitão da Reserva da FAB, disse que por motivos éticos, não fica bem eu falar sobre o assunto.
    Cerac-2 negaram a prestar qualquer informação,
    O dir Sindicato Aeronautas, Rodolfo Griff 37 anos (piloto boeing 737-VASP), afirmou por tel, que o acidente é consequencia do defeito cronico da empresa de não respeitar qualquer tipo de regulamento dos equip. minimos exigidos para vôo até a obediencia as horas max. de trab da tripulação. acrescentou defeito de manutenção pode ser um dos fatores, disse tbém que tripulantes trabalham 40 hs sem parar e o máx permitido por lei é 10 hs .
    O consultor da Boeing Heber Moura ,60 anos não quis dar declarações,e afirmou que existe técnicos da Boeing em plantão permanentemente.
    Transbrasil não forneceu qualquer declaração,

  • Parece que a passagem do 707 pela frota da Transbrasil foi mesmo azarada. Uma coisa que poucos sabem é que aquele 707 da Transbrasil que caiu na aproximação para Guarulhos em 1989 tinha sido o mesmo usado na filmagem de “Aeroporto” (1970), o mesmo da icônica música (“Tema de Amor de ‘ ‘Aeroporto’ “) e que inaugurou o gênero cinema-catástrofe, que marcou os grandes “blockbusters” de Hollywood daquela década.

  • Rui

    Lito, o que o Carlos Antonio contou bate com que o Jordão (nosso colega de trabalho e 40 anos de aviação) me falou sobre esse incidente. Vou tentar levantar mais informações com ele, pois trabalhava na Rainbow Airline nessa época!

  • FRANCISCO DE ASSIS SANTOS

    COMO SE TRATA DO 1º AVIÃO DE UMA RELIQUIA DA AVIAÇÃO TEMOS ALGUMAS RESTRIÇOES AO COMENTAR.O FOTO: HÁ MUITA PRESSAO, QDO ESTÁ EM FLT NA CAMADA DE CIMA.OS MOTORES DO MEIO 2 E 3 FICAM MAIS SUJEITOS A ESSA PRESSÃO .DESAPARECEU OS CONE BOLTS! COM O PESSOAL AQUI EM FOR,

    ACONTECEU NO M2 E OUTRA NO VEZ M3.
    NO M2 QUEBROU A ” FITINNG SUP”.QUE SEGURA O MOTOR PARA MOVIMENTOS VERTICAIS .BLOQUEOU AVIÃO POR 90 DIAS,E OUTRA NO M3 FOI RESOLVIDA NO MESMO DIA>

  • Fico imaginando…
    imagina se você está sentado, na sala da sua casa, assistindo TV, quando um motor de 707 cai do telhado!!! Poxa!!! KKKKKKKKK “inda” bem que não atingiu ninguém!

  • Alessandro Cunha

    Olá, eu e minha família estavamos nesse avião

  • Renato

    A pessoa que fez o traslado desse avião para Brasília, hoje está aposentada, é o Comadante Alfredo, o meu tio. E foi único caso da Boeing que conseguiram decolar o 707 com três turbinas. Ele conta que na decolagem ele acionou as três turbinas, até atingir a velocidade 80 Knós, desativando um delas. E fez o voo inteiro com duas turbinas.

Topo