banner livro

GPWS – Aqueles alarmes sonoros dos aviões

Imagem: Boeing

Imagem: Boeing

Sabe aqueles alarmes sonoros no cockpit do avião que todo mundo pergunta do que se trata? Então, aquilo é um sistema de segurança que se chama GPWS (Ground Proximity Warning System). O propósito desse sistema é alertar à tripulação de uma condição insegura quando o avião estiver muito próximo ao terreno. E hoje em dia, o sistema já é mais avançado – EGPWS – fornecendo também previsões de windshear (cisalhamento de vento ou micro-burst).

O sistema possui mensagens de áudio, luzes e mostradores que dão avisos à tripulação.

Existem diversos modos de operação, dependendo do que está acontecendo com o avião. Por exemplo, se houver uma descida muito rápida, se o chão estiver muito próximo durante a aproximação e os trens de pouso não estão abaixados, excesso de desvio da rampa de descida do glide slope, etc.

O GPWS também mostra o terreno à frente da aeronave, e alerta à tripulação em caso de descida antes do tempo para o pouso.

Desde a implantação deste sistema nos aviões, ocorreu uma grande redução no número de acidentes do tipo CFIT (controlled flight into terrain), o que só prova que cada vez mais a aviação avança com os erros aprendidos em acidentes do passado.

Vídeo sobre os alarmes.

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo