banner livro

Hoje é o dia do comissário de bordo, parabéns moças e moços

Comissário de bordo – o profissional que se dedica ao próximo

 

Foto 1

Sinônimo de elegância e profissionalismo, os comissários de bordo encantam quando caminham com seus uniformes impecáveis, cabelos bem cuidados e sorriso no rosto, mas a profissão vai muito além.

31 de maio é o Dia do Comissário e da Comissária de Bordo. Heloísa Oliveira, há seis anos na profissão, conta como é trabalhar em uma companhia como a Air France.

A ideia de se tornar comissária surgiu em 2006, quando a companhia fez uma seleção para contratar uma equipe brasileira. Além da familiaridade com o idioma, a empresa buscava oferecer um atendimento ainda mais personalizado para o público brasileiro. Desde então a Air France conta com pelo menos um tripulante brasileiro em todos os voos para o país.

“Dentro de um avião existem pessoas de vários lugares do mundo, de culturas e idiomas diferentes, mas a parte que mais me chama atenção é o lado do contato humano”, conta Heloísa, que antes de se tornar comissária, trabalhou por mais de 10 anos em diversas áreas da empresa nos escritórios em São Paulo.

Com uma rotina que inclui três idas e voltas por mês para o Brasil, Heloísa revelou que os passageiros sempre deixam marcas quando dividem suas histórias e compartilham suas vidas com a tripulação, mas segundo a comissária, não há nada mais gratificante do que um obrigado e um sorriso no final do voo.

“A gente se desdobra para que o cliente passe um tempo agradável com a gente, afinal são 12 horas a bordo de uma aeronave”, finaliza Heloísa. Alguém duvida do empenho desses profissionais?

Agora uma curiosidade:

O primeiro comissário de bordo do sexo feminino foi uma enfermeira de 25 anos chamada Ellen Church, admitida pela United Airlines em 1930, e foi uma idéia sua de ter enfermeiras a bordo dos voos para acalmar os passageiros que abriu as portas para as mulheres a esta nova profissão.

Ellen Church

Ellen Church

Em 1936, um artigo do New York Times descrevia assim as características para as candidatas ao posto de comissárias: “As moças devem ser “petit”, com peso entre 50 e 60kg, altura entre 1,50 e 1,65 e idade entre 20 e 26 anos. Devem passar por um exame físico rígido 4 vezes por ano  para manter a saúde perfeita

Trinta anos depois, em 1966, este era o anúncio procurando comissárias para a Eastern Airlines:

Segundo grau completo, solteira (viúvas e divorciadas sem filhos serão consideradas), 20 anos de idade (garotas com 19, 5 anos podem aplicar), altura deve ser 1,60 e não mais que 1,79 com peso proporcional entre 55 e 65kg e boa visão sem uso de óculos

Hoje em dia, com toda uma regulamentação anti-discriminação, é cada vez mais comum vermos pessoas com medidas “normais” na profissão. Parabéns profissionais da segurança :)

Ellen Church

Ellen Church

 

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo