banner pneufree.com

Hoje é o dia do Técnico de Manutenção de Aeronaves, mas não no Brasil ainda

Completando o óleo

Completando o óleo

24 de Maio é o dia do AMT.
Não sabe o que é AMT? Continue lendo.

Sabe aquele último cara com fones de ouvido que você vê pela janela quando seu avião está saindo?
Sabe aquele cara que você xinga quando seu voo cancela por problemas técnicos?
Sabe aquele cara que trabalha no limite tentando não atrasar o seu voo sem comprometer a segurança?
Sabe o cara que tem os braços constantemente arranhados como se brigasse com gatos todo dia? Que tem que se enfiar em buracos para trocar aquela peça que o projetista esqueceu que um dia ia dar pane e construiu um avião em volta?
Sabe o cara que fica orgulhoso sob o sol ouvindo os aplausos do público para as acrobacias que o piloto está fazendo no show aéreo com o avião que ele deixou em ordem?
Sabe aquele que não vai em muitas festas sociais porque está cumprindo a escala? Que no Natal e no Ano Novo está trabalhando para que muitos outros possam passar as festas de fim de ano com a família em segurança?
O cara que faz um trabalho digno e que algumas empresas acham que é custo?
O cara que forma amigos para o resto da vida e aguenta sacanagens destes por toda a carreira?
O cara que raramente escuta um piloto dizendo para ele “obrigado por tudo que você faz pelo meu avião”, e que continua fazendo independente do reconhecimento?
O cara que tem que estudar e se dedicar muito e ter amor à profissão para aguentar 3 anos ganhando menos que office boy para ter direito a uma qualificação?
O cara, que ao final do show aéreo, quando todos vão embora, fica lá cuidando da máquina para o próximo show?

Este post é pra vocês, Técnicos em Manutenção de Aeronaves, Inspetores, Supervisores. Sabe por que você é invisível? Porque não se consegue contar quantos pneus não estouraram ontem, quantas decolagens não foram abortadas, quantos voos não pousaram em emergência, quantas vidas não se perderam, estas coisas não se contam, mas nós sabemos que no fim de tudo, estamos cuidando mesmo das pessoas :)

Técnico em Manutenção de Aeronaves

Técnico de Manutenção de Aeronaves em seu solitário trabalho

AMT é Aviation Maintenance Technician. E sabe por que o nome está em inglês? Porque os técnicos em manutenção de aeronaves não possuem uma data comemorativa no Brasil.
Somos invisíveis aqui.
Não quero desmerecer nenhuma profissão digna, mas até lavador de carro tem um dia (14 de Janeiro).

Nos Estados Unidos escolheram o Dia 24 de Maio para homenagear a data de nascimento de Charles E. Taylor, o cara que montou e fez funcionar os motores que os Wright brothers usaram em sua máquina de voo em 17 de Dezembro de 1903.

Lá os mecânicos possuem história.

Tags: ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
banner livro
Topo