banner pneufree.com

Incidente com um Airbus A350 da Thai Airways

Foto: Airbus

Foto: Airbus

Um Airbus A350-900 (matrícula HS-THB) sofreu uma runway excursion (saiu da pista) durante o pouso em Phuket International Airport, na Tailândia.

O voo #TG221 havia decolado de Bangkok International Airport/Suvarnabhumi com 138 passageiros e 14 tripulantes. Este A350 tem apenas um mês de idade, sendo o primeiro da Thai.

O tempo na hora do pouso não estava bom, com ventos e chuva fortes. No momento do toque, a aeronave desviou para a esquerda e acabou passando pela grama, danificando os pneus e diversas luzes da pista – o aeroporto ficou fechado por quase 3 horas para substituírem todas as luzes arrancadas.

Ninguém ficou ferido. Esta foto mostra os danos nos pneus e uma quantidade razoável de grama no trem de pouso.

Este é o METAR no momento do incidente (para interpretar METAR, veja este post)

METAR VTSP 211200Z 28020KT 2000 +RA SCT015 SCT020 BKN100 25/23 Q1012 NOSIG

Esta foto do interior da aeronave é interessante, pois mostra algumas máscaras de oxigênio caídas, além de alguns painéis abertos.

© Runway News

© Runway News

O avião despressurizou então??

Não senhores, o fato de algumas máscaras terem caído é normal quando a estrutura da aeronave sofre abalos expressivos (pode ocorrer durante turbulência forte também). O que acontece é que a trava destas portas é muito sensível, já que elas têm que abrir em caso de despressurização, então uma pancada mais forte vai fazê-las destravar – isso é perfeitamente normal.

O A350 agora vai passar por uma inspeção meticulosa da manutenção, provavelmente seu FDR (Flight Data Recorder-Caixa Preta) será lido, terá todos seus pneus substituídos e em breve estará de volta à operação.

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
banner livro
Topo