banner livro

Kalitta Air acidente – Primeiras Informações

Saíram as primeiras informações sobre o acidente com o Boeing 747 da Kalitta. Segundo o relatório preliminar liberado pelos investigadores Belgas, não foi constatado nenhum dano em qualquer dos quatro motores, no entanto confirmaram que um dos motores do lado direito sofreu perda de potência e detonação (Stall) bem na V1 (limite de velocidade em que o piloto deve decidir por o avião no ar mesmo com uma falha do motor mais crítico).

A aeronave estava com todos os parâmetros corretos, seleção de pista e dados meteorológicos estavam inseridos nos computadores do avião antes da decolagem e a pista 20 não oferecia nenhum risco.

A perda de potência ocorreu exatamente quando a aeronave alcançou a V1, o que é um puta azar. Nessa velocidade a tripulação tem que decidir pela decolagem pois não vai conseguir parar com o que está sobrando de pista. Curiosamente os reversores não foram atuados (mas também não entram em consideração para uma parada segura em caso de abortar).

Quando eu souber de mais detalhes postarei aqui.

Tags: ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo