banner pneufree.com

Lava rápido de aviões, não é tão fácil. (vale um brinde)

Hoje a tarde teve início um projeto de “dry wash” nos Boeing 767 da United no Brasil. Eu postei uma foto e “twittei” perguntando quantas pessoas seriam necessárias pra “limpar” um avião do tamanho de um 767. Algumas respostas foram 4, 6, 7… antes fosse fácil assim.

Vou dar o número em homem/hora pra ser mais contundente: 98 homens/hora.

O que isso significa? Significa que para fazer a limpeza em uma hora seriam necessários 98 trabalhadores. Como o tempo determinado para lavar é entre 6 e 7 horas, 14 pessoas fizeram o trabalho, e estou contando apenas o pessoal realmente envolvido na limpeza, pois o pessoal da manutenção também participa protegendo áreas específicas como tubos de pitot, tomadas estáticas, sensores do motor, tail skid, janelas do cockpit, etc.
Abaixo tem uma galeria de fotos em que dá pra perceber a diferença entre as partes sujas e as limpas, impressiona. Os materiais (produtos) de limpeza são importados.

Mas porque se dar ao trabalho de gastar dinheiro e limpar um avião inteiro se os passageiros vão entrar pelo “finger” do aeroporto e nem vão perceber se o avião está limpo ou não?

O primeiro que der uma resposta convincente e correta vai ganhar uma caneta da United (quem já ganhou brinde antes não participa :).

Lembrando que a United não tem nenhuma participação em nada relacionado a esse blog e os brindes são de minha coleção pessoal.

UPDATE: O Lucas já acertou a resposta: Para diminuir o atrito com o ar e economizar combustível, exatamente como os carros de F1 :)

Postei a meia noite e não ficou nem 15 minutos sem resposta, ô pessoal afiado..rs

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
banner livro
Topo