banner pneufree.com

Lembram do A320 da USAirways que amerrisou no rio Hudson? Vai finalmente chegar ao destino.

O Airbus A320 que pousou no rio Hudson em Janeiro de 2009 está bem perto de chegar ao seu destino inicial. O museu de aviação de Carolina (Carolinas Aviation Museum (CAM)) está finalizando a compra da aeronave junto a Chartis, a empresa seguradora e atual proprietária do avIão, e irá trazê-lo para o aeroporto Internacional Charlotte Douglas, o destino original do voo US Airways 1549.

O CAM pretende expor a aeronave, totalmente montada e na mesma configuração que estava quando foi retirada da água. A exposição pretende ser uma celebração aos avanços da aviação comercial moderna, que fez com que o pouso no rio não fosse algo assim tão “miraculoso”.

A aeronave continua em um depósito em New Jersey após a finalização da investigação pelo NTSB. Vários museus demonstraram interesse no avIão, inclusive o Smithsonian Air & Space Museum de Washington, mas o CAM, prevaleceu.

O presidente do CAM disse que ao contrário de outras aeronaves que são restauradas, o A320 será exposto nas mesmas condições em que foi tirado da água, porém será preservado.

“Deixaremos todas as marcas de investigação do NTSB e todos os amassados, porque isto faz parte da história” disse ele.

O primeiro estágio do projeto começa assim que os oficiais do museu viajarem para New Jersey para catalogar cada item da aeronave, desde objetos pessoais que ainda estão lá dentro até as latas de refrigerantes dentro dos carrinhos da galley.

A aeronave vai servir como prova do avanço da segurança e da tecnologia, como o CRM (Crew Resource Management), o treinamento de pilotos, o Controle de Tráfego Aéreo, a Investigação de Acidentes e o próprio projeto do avião que permitem que modelos como A320 e o Boeing 737 decolem a cada segundo ao redor do mundo sem incidentes.

Sully Sullenberger, o comandante do voo, também está contribuindo para o projeto: Ele doou o uniforme que estava vestindo aquele dia.

“Eu estou maravilhado que o avião vai ser exposto no CAM em Charlotte, que é não somente a cidade que era o destino do voo 1549, mas também a cidade que muitos passageiros daquele voo moravam”.

O transporte da aeronave está previsto para Maio, e as asas e cauda serão anexadas a fuselagem até o final do verão americano.

Tags: ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
banner livro
Topo