banner livro

Luta pela sobrevivência – Tupolev TU-154B #video

No dia 29 de Abril último, um TU-154B matrícula RA-85563 de propriedade do departamento de defesa quase se acidentou no aeroporto de Chkalovsky próximo a Moscou.

Nos vídeos abaixo é possível perceber a dificuldade em manter a aeronave voando logo após a decolagem, e o esforço enorme que a tripulação deve ter tido para conseguir colocar a aeronave novamente no chão.

Difícil entender o que poderia causar isto, mas como a aeronave estava sem voar já a quase seis anos (de acordo com informações), ou algum controle de voo ficou totalmente fora de “rigging” ou a aeronave foi balanceada totalmente errada.

O Tu-154B-2, RA-85563 fez o primeiro voo em 1982, quase 30 anos atrás e estava parada desde 2005, sob custódia dos militares em Moscow Chkalovsk.

A tripulação comandada por Yuri Rodionov estava preparada para levar a aeronave para Samara onde passaria por reparos, mas o voo durou menos de 10 minutos e na menor altitude possível. Quando perceberam que a aeronave não podia ser controlada, a tripulação decidiu pousar o mais rápido possível. A primeira tentativa falhou (e pela filmagem dá até a impressão que a aeronave seria perdida atrás das árvores) A segunda tentativa foi bem sucedida e só Deus sabe como.

Impressionante.

colaborou: Mariel Fonseca e Thiago Garcia

Tags: ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo