banner livro

Nas últimas poltronas você sente mais as vibrações do avião?

O que significam os sinais sonoros emitidos antes e durante o vôo?

Não sei exatamente quais sinais sonoros você se refere, mas se for aqueles toques simples tipo “dim dom”, são os chamados “chimes”, que indicam para os comissários que algum passageiro ou outro comissario esta chamando (quando ocorre o sinal, acende uma luz no painel dos comissários e eles sabem do que se trata). Também e’ uma maneira de comunicação entre os pilotos e os comissarios, por exemplo: Quando o avião ultrapassa 18.000 pés encerra uma fase de vôo chamada “sterile cockpit”, que e’ a fase em que ninguém pode perturbar os pilotos, apenas em caso de extrema emergência. Então como as comissarias não tem altímetro..rs..quando o avião passa dos 18 mil o piloto aciona o “din don” duas vezes através do aviso de não fumar e as comissarias sabem que já passou o período de “não perturbar” (United Standard).

No youtube há um vídeo de um GOL decolando de Recife e logo após aparecem bolas de fogo saindo da turbina, aparentemente sem afetar o equipamento ou a estabilidade do vôo. Do que se trata?

Você tem o link do vídeo? Gostaria de ver. A presença de bolas de fogo na entrada de ar ou na exaustão são indicativos de um problema que pode acontecer em motores a jato chamado”stall”. Simplisticamente falando, todo o ar que entra em motor para ser queimado junto com o combustível possui um fluxo e pressão bem definidos para todos os regimes de potência. Isso e’ controlado por válvulas de ar e também por variação de angulo das palhetas do compressor. Se ocorrer um desbalanceamento neste fluxo, o motor poderá “tossir”, causando uma enorme perda de potência por alguns segundos, alem de um barulho que os passageiros pensam que o avião vai cair..rs. Em 95% dos casos, quando isso ocorre na decolagem, e’ necessário trocar o motor. Apesar de assustador e barulhento para os passageiros, não e’ algo que ponha a segurança do vôo em risco.

Ultimamente tenho viajado nas últimas poltronas e, coincidentemente ou não, tem sido bastante desconfortável porque mexe demais… é isso mesmo? Nas últimas poltronas você sente mais as vibrações do avião ou simplesmente tive azar, peguei vôos mais turbulentos justamente nestes dias?

Sim Eduardo, o que você sente ao sentar nas ultimas poltronas e’ um movimento na parte traseira do avião chamado de “dutch roll” (balanco do pato – não é tradução literal). Já viu como o rabinho do pato balança quando ele anda? Nos aviões de asa enflechada (que e’ o caso de todos os aviões a jato modernos), acontece a mesma coisa, a parte traseira possui um movimento constante de vai-e-vem, que só não e’ maior porque há computadores chamados de “yaw dampers” que diminuem esse efeito, senão seria uma festa de saquinhos de vomito no fundo do avião..rs. Se você quer conforto máximo no vôo, procure sentar bem próximo as asas, que e’ onde fica o centro de gravidade do avião e de onde se “pivotam” todos os movimentos.

Tags:

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo