banner livro

Mais sexy que o 787? Boeing mostra novo conceito de winglet para o 737 MAX

A Boeing anunciou (e mostrou) ontem um novo conceito de winglet para o 737 MAX. A nova tecnologia (chamada de Advanced Technology Winglet) vai proporcionar ao MAX uma economia adicional de 1.5% na queima de combustível, dependendo do alcance, além dos 10 a 12% oferecidos pelo novo motor.

A Boeing realmente é mestre em fazer “tweaks” em suas aeronaves e torna-las competitivas mesmo décadas após o projeto original. O 737NG que voa hoje é 25% mais eficiente que o 737 Clássico (300/400) e talvez uns 50% mais eficiente que o original que fez o primeiro voo em 1967, impressionantes 45 anos atrás!

Comparando com a tecnologia atual de winglets, que proporcionam até 4% de economia de combustível em voos de longa duração, o Advanced technology vai economizar 5.5% na mesma rota. Como combustível é o maior gasto operacional de uma empresa aérea, os clientes devem estar sorrindo de orelha a orelha.

Abaixo duas fotos renderizadas de um 737 MAX 9 com as novas winglets. A renderização já está atualizada refletindo as mudanças de design desde o lançamento do programa em Agosto de 2011.

Espero que até o início de produção a Boeing mantenha este “look sexy” do 737, porque houve muitas mudanças entre os desenhos iniciais do 787 e a versão de produção.

Foto: © Boeing

Foto: © Boeing

Lembram de outro avião que possuía winglet duplo (claro que não tão acentuado quanto o max)? O MD-11!

MD-11 Winglet

Tags: ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo