banner livro

Mais um problema pro Airbus A380 ?

Pelo menos é o que foi reportado em um site de pilotos na Rússia: “Um Armavia Airbus A320-200, fazendo o vôo U8-968 de Sochi (Russia) para Yerevan (Armenia), estava em rota aproximadamente 30nm norte de Tiblisi (Georgia), quando a aeronave encontrou turbulência severa em céu claro, o que causou a desconexão do auto-pilot e inclinou a aeronave violentamente por três vezes. A tripulação recuperou o controle e completou o vôo sem mais problemas e não houve feridos.
Airbus A380 Vortex Wake Turbulence
A Armavia reportou que a aeronave estava em vôo de cruzeiro 1000 pés abaixo de um Airbus A380-800 da Emirates matrícula A6-EDB que fazia o vôo EK-201 de Dubai para New York,NY (USA) e suspeita que a turbulência foi causada por “wake vortices” criados pelo A380.”
As regras de hoje separam aeronaves de grande porte por 4NM (milhas náuticas) e no caso do A380 a separação é por 6NM. Porém, olhem bem a foto da asa do A380: Ela é enorme, muito maior em comparação com a asa de um 747 por exemplo. Com certeza isso deve causar um tipo de vórtice diferente e gerando um monte de “ar sujo” durante o cruzeiro. Curiosamente a Airbus tem tentado demonstrar que os vórtices causados pelo A380 são menores do que os causados por um 747… vai entender.

Uma parte do texto retirada de Blackprogram

Tags: ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo