banner ad

Mantenham os cintos afivelados sempre

turbulência pegou de surpresa a tripulação e os 154 passageiros do voo 8095 da TAM, que vinha de Miami para São Paulo. O incidente aconteceu por volta das 19h desta segunda-feira (25), meia hora antes do pouso.

Segundo a empresa, dos 21 passageiros que ficaram feridos e foram atendidos ainda no aeroporto, 13 foram liberados e oito foram transferidos para hospitais, sendo um para o Hospital Carlos Chagas, um para o Hospital Maria Dirce e quatro para o Hospital Geral, em Guarulhos, além de dois para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Uma pessoa que viajava a bordo do avião contou o que aconteceu. “O piloto deu o aviso do cinto. Na hora, o avião já deu uma caída muito feia. Quando ele caiu de uma vez, todo mundo bateu a cabeça em cima. Estragou a parte de cima. Na hora que ele parou de cair, as pessoas voltaram ao chão. Não sei dizer quanto tempo ele ficou caindo, mas a impressão é que foi a vida inteira, mas deve ter dado alguns segundos. Não sei dizer”, relatou o corretor de seguros Marcelo Garcia.

Não tem muito o que comentar sobre a notícia, exceto que precisa ser martelado na cabeça dos passageiros que o cinto tem que estar afivelado o tempo TODO durante o voo, a menos é claro que você vá ao banheiro. Quem já viajou pela United as vezes até se aborrece com o rigor das comissárias quando se acende o aviso luminoso de apertar cintos, mas é o correto a fazer. Não estou dizendo que seja esse o caso desse infeliz incidente, mas tem passageiro que viaja muito e acha que pôr o cinto é frescura, só precisa para decolar e pousar. Pois eles deveriam saber que os pilotos voam muito mais que qualquer passageiro, e nenhum piloto solta o cinto no cockpit. NUNCA.
Os radares de banda X que hoje em dia equipam a maioria dos jatos comerciais de grande porte conseguem prever com muita antecedência alguns fenômenos meteorológicos associados à turbulência porém, existe sempre o mistério da turbulência de céu claro e para essa o único remédio é o cinto afivelado, pois não há como prever.
Na sua próxima viagem lembre-se da turbulência de céu claro e não solte o cinto sem motivo!

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
  • Boa noite,

    Fala Lito, prazer em conhecê-lo,

    Sou mecânico também, comecei minha carreira na VASP em 1996 até 2003 quando passei a ocupar a posição de mecânico de vôo no Airbus A300 até 2005, também voei o 727, mas somente 2 dias até a empresa quebrar definitivamente. Tenho as carteiras de piloto e ambiciono a posição. Passei pela Pantanal onde fui mecânico e consegui uma vaga de co-piloto, mas devido a condição da empresa na época, quando estava faltando apenas o simulador, eles cessaram o treinamento e com a ameaça de quebra não tive paciência de esperar já que o clima lá estava difícil, hoje estou na VRG-Gol trabalhando na área de planejamento de manutenção e em busca da tão sonhada vaga. Desculpe por postar aqui na parte de comentários, mas aproveito para parabeniza-lo pelo blog, muito bonito e cheio de informações muito úteis. a uns dois anos comecei a fazer um , mas não segui em frente, estou tentando montar um novo, estou tendo algumas dificuldades, mas sei que é assim mesmo, devagar e sempre.Ja cadastrei meu e-mail. Muito Boa Sorte para você.

    • @Orlando, valeu pelo comentário, sei como é ter o sangue de aviação nas veias, a gente não consegue ficar longe. Uma boa sorte aí na carreira e espero que consiga passar para o voo novamente.

      Abraço.

  • A Tatê vai solicitar uns 5 cintos A MAIS e se amarrar a poltrona! rs.

  • Cinco??? Não … vou solicitar um Calmante bem forte para vc mesmo, pq se tem uma coisa que sou pentelha é ficar com o cinto presso o tempo todo. :-)

  • Lito, no tópico sobre este incidente na Aerovirtual surgiu uma dúvida sobre manutenção após um incidente como este. Se você puder dar uma passada por lá, ou mesmo postar aqui, seria bem legal!

    Abraço e bom treinamento.

    • @Lvcivs,legal, qdo eu voltar dou meus pitacos por lá. Abração.

  • Pingback: Pessoas continuam não usando o cinto de segurança « Aviões e Músicas()

  • Pingback: Infográfico – Guia para o passageiro voar melhor : Aviões e Músicas()

  • Pingback: Segura peão! : Aviões e Músicas()

Topo