banner livro

Matemática

Outro dia tava conversando com um dos leitores desse blog que quer fazer o curso de mecânico de avião, e uma das coisas que ele estava meio assustado era sobre Matemática, já que essa matéria faz parte da grade de ensino (e se eu não me engano, da prova da ANAC também). Acho que ele não curte muito a matéria..rs
Não que seja muito usada, mas de vez em quando temos situações em que temos que fazer cálculos, por exemplo: Se precisamos dar um torque de 300 libras/polegada quadrada mas só temos um torquímetro que mede em pés quadrados, como faz?
Mas lembrei disso porque hoje apareceu uma situação inusitada: tínhamos que saber quantos metros cúbicos de oxigênio cabia numa garrafa de emergência da tripulação. O manual dizia que eram 144 pés cúbicos, e até ai era só ir no google e achar um conversor de pé cubico para metro cubico. Mas a questão principal era: Se usamos uma garrafa de 10 metros cúbicos com 3.000 psi para abastecer uma garrafa de 144 pés cúbicos com 1800 psi, quantos metros cúbicos estamos transferindo de uma para outra?.

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo