banner pneufree.com

Medo de voar de Avião

Emergency Evacuation

“Foi com medo de avião,
que eu segurei pela primeira vez na tua mão
Não fico mais nervoso, você já não grita
E a aeromoca, sexy, fica mais bonita”

Esse trecho aí em cima, para quem não conhece, é uma múisca do Belchior que fez sucesso em 1979 (eita, já faz 26 anos! Agora eu entendo porquê os lançamentos musicais de quando eu era adolescente agora são gritados pelos locutores das rádios como: Mais um CLÁSSICO do Rock”.. hehehe). A música trata de um tema interessante que é o medo de viajar de avião (interessante para mim, não para quem tem o medo..rs).
Muito já se discutiu sobre a segurança de entrar em um avião e conforme a tecnologia avança (aprendendo-se com eros do passado) mais e mais seguro se torna viajar nessas máquinas, contudo, o medo é algo etéreo, não é alicerçado em uma explicação lógica, ele simplesmente existe. Sabiam que existem profissionais ganhando dinheiro tentando ajudar as pessoas a diminuirem seu medo de voar? Por exemplo, no site Instituto Condor tem até o perfil das pessoas quer têm medo do vôo, o qual reproduzo aqui:

  • Faixa etária entre 28 e 58 anos;
  • Profissionais liberais, executivos, empresários ou ainda pessoas que não exercem mais atividades externas, mas que dedicam a maior parte de suas vidas na segurança, bem estar, e cuidados com seus familiares;
  • Sensibilidade potencializada, algumas vezes adicionando veia artística;
  • Perfeccionistas;
  • Acumulam responsabilidades excessivas demonstrando necessidade de responder por si e pelos seus;
  • Sentem-se seguras somente quando no controle das situações profissionais, pessoais e familiares;
  • Grau de exigência pessoal elevado tendo baixa tolerância para com seus erros;
  • Grau de esforço alto na direção de suas metas.

Olhando bem pra esse perfil aí, chego a seguinte conclusão: Esse é justamente o perfil de quem mais voa.. haha. Eu acho que as pessoas têm um certo medo de voar por não terem absolutamente nenhum controle sobre o que acontece a sua volta. Acredito que essa impotência é que causa o medo. Se você estiver em um ônibus e este começar a correr muito, você pode se levantar e ir reclamar com o motorista. Em um avião você tem que se contentar em não saber o que está acontecendo..rs. A boa notícia é que não acontece nada, tudo em um vôo segue o script básico, e de vez em quando umas turbulências pra não ficar tão monótono..rs. Mas eu comecei a falar de mêdo de avião por que mudei um pouco um layout do blog pra ele ficar mais organizado, e pra estrear coloquei uma enquete que pergunta sobre o medo de voar.. hehe.

p.s. é importante ressaltar que apesar das brincadeiras sobre o medo, isso não quer dizer que eu não respeite o medo de quem o sente. [:)]

Tags: ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
banner livro
Topo