banner livro

Monitorando a saúde de um avião

A Boeing não para de inovar em matéria de tecnologia (nada como um susto após perder a dianteira para a Airbus Industries). A mais nova “brincadeira” chama-se Airplane Health Management (AHM – algo como Gerenciamento da Saúde da Aeronave). Este sistema assemelha-se a um marcapasso..rs..ele monitora em tempo real vários sistemas do avião enquanto este encontra-se voando e transfere as informações relevantes para o solo. Quando o avião chega ao gate do aeroporto, o pessoal da manutenção já está pronto pra fazer os reparos necessários rapidamente. As vezes conserta-se um defeito que ainda nem ocorreu, mas poderia vir a ocorrer. Isto permite que uma empresa opere o avião com muito mais eficiência, segurança e confiabilidade.
Atualmente, apenas a Thai Airways, Singapore Airlines e Japan Airlines possuem este sistema avançado. A United tem um programa semelhante de monitoramento de alguns sistemas (principalmente motores) e é possível prever uma falha muito antes do que ela venha a ocorrer.
Novamente a tecnologia a serviço dos cada vez mais seguros aviões.

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo