banner ad

Não foi fogo no avião da Aerolineas Argentinas em JFK

Um Airbus A330-200 de matrícula LV-FNJ que deveria ter feito o voo ARG1301 de New York para Buenos Aires ontem (09-Fev-2017) teve um problema no motor direito durante o taxi e retornou ao gate para desembarcar os passageiros.

A história teria sido só essa se alguns passageiros não tivessem tirado uma foto bem no momento em que ocorreu uma provável falha de um rolamento do motor ou até mesmo uma ingestão de material estranho da pista (F.O.D. Foreign Object Damage) e espalhado pelo Twitter que o avião estava pegando fogo.
A imprensa de fora “comprou” a notícia do twitter e ao invés de averiguar as informações e saber o que aconteceu, passou a publicar matérias de que o avião “teria pegado fogo”. Ou seja, qualquer pessoa hoje em dia com uma conta de twitter vira jornalista.

But rescue services said they found no evidence of fire and no injuries were reported.

Foto: @alicexz

A foto acima mostra o exato momento em que houve o problema no motor. Quem já encostou um pedaço de metal em uma roda de esmeril sabe bem as fagulhas que saltam não é mesmo?

Tirado de um vídeo do Manual do Mundo – via GIPHY

Curiosamente ninguém diz que o esmeril está pegando fogo ou explodiu, mas se for num avião, aí é o fim do mundo e escrevem absurdos assim como esse do Telegraph:

Foto avião Aerolíneas

O avião EXPLODE em luzes alaranjadas no aeroporto de JFK

Aí, contrariando tudo que a humanidade sabe a respeito de explosões, o piloto retornou ao gate com o outro motor funcionando, chamou os bombeiros por precaução e quando os bombeiros chegaram não encontraram NENHUMA evidência de fogo, porque não teve fogo em nenhum momento.

But rescue services said they found no evidence of fire and no injuries were reported.

Imagino as gargalhadas que a tripulação deve ter dado ao chegar ao hotel e se deparar com as notícias que o avião deles tinham pegado fogo.

Tags: , , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
  • Fernando Puccia

    Depois que passei a acompanhar o canal e o blog, sempre leio notícias de incidentes na aviação com extrema desconfiança.

  • Kleber

    Aviação Sem Noção caiu nessa também e postou que o avião havia explodido.

    • Rodrigo

      Por isso se chama sem noção.

      • Rids

        Postei uma foto lá de um B71 e comentei “Boeing é Boeing!”. Putz! Causou uma discussão sem tamanho. Acabei apagando alguns comentários. Mais vale aos moralistas apontar o dedo a dar uma bela risada.

    • João Lock

      De acordo com o nome do site.

    • Welington Oliveira

      Não é a primeira vez que eles fazem isso, é tipo uma pagina de fofoca só que de avião.. Deixei de seguir!

  • Rids

    Imagina se veem uma “partida quente”!

  • William

    Eu tenho até raiva dessas pessoas que não assistem Aviões e Músicas e ficam postando notícias quaisquer… kkkkkkkkk. Depois ouço parentes, amigos, colegas professores, todos comentando de algum acidente e falando as coisas mais absurdas! E o pior é que não adianta eu falar, por exemplo, que um avião pode continuar voando e pousar tranquilamente com todos os MOTORES (que chamam de turbinas) inoperantes, porque ninguém acredita…

  • Adriano Dias

    No site de Veja, disseram que a “explosão” tinha sido com um avião da ~Argentina Airlines~. Por aí já dá pra tirar uma ideia do nível.

  • Fabrício José da Silva

    Pq tudo na aviação é tratado com esse sensacionalismo??? Isso é falta de notícia pra publicar.

    • Gabriel Boaventura

      Mais triste é que ( ̶t̶u̶d̶o̶ ) muita coisa no jornalismo é tratado com uma grande dose de ( ̶f̶a̶l̶t̶a̶ ̶d̶e̶ ̶é̶t̶i̶c̶a̶ ) sensacionalismo absurdo, Mais triste ainda ver na web, sites que ja foram muito plausíveis em relação a suas notícias usando de _-CLICKBAIT-_ para acomular cliques e repassar “desinformação”

  • “Ou seja, qualquer pessoa hoje em dia com uma conta de twitter vira jornalista.”

    O pior não é isso. O pior é que DÃO atenção a esses lazarentos.

    Como de costume, viva a era e a sociedade da (des)informação.

  • Eli Rarvor

    Credo, é avião explodindo em fogo alaranjado, é indignação da moçoila mimimi de iphone com a porta de emergência não operante.

    To começando a acreditar que o melhor para a humanidade seria não ter mais internet, voltemos aos tempos das cavernas.

  • Thiago

    Lito, tem algum meio de fazer perguntas diretas ? antes dar os parabéns pelo canal e o site, muito show ajuda muito, faço engenharia mecânica sou de porto alegre e sempre procurei meios de fazer o curso para piloto mas não consegui então busquei outro meio que foi trabalhar com manutenção de aeronaves, consegui em dezembro uma entrevista na TAP e agora fui chamado para fazer estágio lá tem algum livro ou dica boa para ajudar a melhorar o conhecimento nesta área ? abraços Thiago

  • R Oli Veira

    eu estava em buenos aires e foi noticia o dia todo sobre explosao, quando vi as imagens dos videos que foram postados, dei tanta risada, aquilo ali perto de uma explosao é fichinha…

  • Franklin William

    Lito sou novo no blog e no canal, sei que vc trabalha com manutenção de aeronaves, mas vc já trabalhou como piloto?

  • Rids

    Esse é um exemplo. Deu saudades, agora, de quando eu via os breguinhas da Vasp sujos de fuligem nas seções posteriores da cabine. Dava má impressão na época, mas hoje causa nostalgia.

  • Isabel Martins

    E eles nem registraram a aeronave depois do incidente??
    Esse povo é completamente um bando de desocupados.

  • ElGloriosoRangerRojo™

    Isso tá parecendo stall de compressor. Onde, o motor realmente cospe umas bolas de fogo. É tipo fusca dando aquele estralo, também sai uns “foguinhos” do escapamento.

    Neste caso da Aerolineas Argentinas deve ter atritado metal com metal, gerando fagulhas que nem um esmeril mesmo.

Topo