banner livro

Não seguir procedimentos = incidente na certa

Um Bombardier Dash 8 conseguiu acertar uma GPU (Ground Power Unit – Usina de força) quando estava taxiando para o Gate do aerporto de Phoenix no Arizona.
A hélice do motor direito acertou a usina e estilhaços da hélice e motor foram lançados para todo lado. Felizmente ninguém se feriu nesse incidente.
Isso te faz pensar: como uma coisa dessas pode acontecer? Como o co-piloto não viu? Como o balizador não percebeu a usina na trajetória da aeronave e continuou a balizar? Já pensou o susto do passageiro que estava na janela ao lado da hélice?
As respostas para essas perguntas sairão somente quando as investigações se encerrarem (o acidente aconteceu dia 20/04 mas só agora recebi as fotos).
Mas uma coisa é certa: Tivesse o pessoal de rampa seguido os procedimentos de “chegada”, que requer o “envelope” onde o avião vai estacionar “limpo” de pessoas e objetos, e isso não teria acontecido. Nuca é demais lembrar: Seguir os procedimentos podem salvar sua vida. Abaixo tem as fotos do estrago.

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo