banner ad

Que são aquelas anteninhas pretas lá na ponta da asa??

Aquelas antenas são Descarregadores de Estática (Static Dischargers ou Static Wicks). Elas servem para descarregar a energia estática acumulada na fuselagem em virtude do atrito com o ar. É mais ou menos como aquele experimento que a gente fazia na escola, de esfregar um lápis na cabeça (atrito) e depois o lápis atraía os pedaços de papel da mesa (eletricidade). Se não houvessem esses descarregadores (e também TODAS as partes do avião serem interligadas por cabos condutores (bonding)como mostra o desenho abaixo) a energia acumulada interferiria na navegação e nos equipamentos de comunicação.
Bonding Graças a esses cabos condutores ligando todas as partes que formam um avião, a eletricidade se dissipa igualmente por cada parte e no caso da aeronave ser atingida por um raio nenhum estrago maior acontece porquê não há partes isoladas. O problema é que normalmente quando um raio atinge um avião, os descarregadores de estática são os que mais sofrem, porquê são o ponto menos resistivo entre a nuvem, o raio e a aeronave.

A foto aqui embaixo é de um descarregador de estática novo de ponta de asa de um Boeing 767. São normalmente 8 em cada asa, e dependendo da posição em que fica, são diferentes.
21/05/2008

Tags: , , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
  • Juvenal Gomes

    Muito boa a explicação…parabénss..show de bolaa

  • Show essa coluna!

  • Nuno Figueiredo

    Bacana essa explicação.
    Sempre me perguntei como o avião fazia para se livrar da estática, pois se não houvesse um meio, ao pousar teriamos um belo raiozinho entre ele e o chão. Agora já sei como

  • Pingback: Aviões & Músicas » O que acontece quando um avião é atingido por raio?()

  • Pingback: Perguntas da Nita « Aviões e Músicas()

  • Mmcunha2

    Desde a epoca de Marconi é sabido que toda centelha emite ondas eletromagneticas que interferem em radios receptores. Seria mais correto afirmar que: O descarregador de estatica não permite o arco voltaico (faisca) evitando a interferencia eletromagnetica (EMI) nas aeronaves.

    • Caro  Mmcunha2 , obrigado pelo seu comentário, porém o manual da Boeing diz o contrário de você: não há arco voltaico e sim “corona discharge” e há uma diferença entre os dois (veja foto em anexo). A corona ocorre quando a energia potencial em volta do condutor é alta o suficiente para formar uma região condutiva porém não alta o suficiente para criar um arco voltaico.  Quanto a EMI, está correto e o texto fala sobre isso no primeiro parágrafo. 

  • Pingback: Um caso de descarga elétrica em voo | Piloto Policial()

  • Filipe

    Lito, qual material é usado para fabricar os descarregadores de estática? Parabéns pelo seu canal!

  • Julian Villega

    eu estava me perguntando se seria possível usar essa estática toda para carregar uma bateria por exemplo, sera que daria para usar ela para alimentar algum equipamento elétrico de forma confiável?

Topo