banner livro

No dia de hoje, há exatos 18 anos, um 747 da TWA explodia em New York #MH17

Destroços do MH17

Destroços do MH17

Hoje um Boeing 777 foi derrubado por um míssil sobre o território da Ucrânia.

No dia 17 de Julho de 1996, um Boeing 747 da TWA desaparecia dos radares logo 15 minutos após a decolagem de New York. Na época houve muita especulação sobre a aeronave ter sido atingida por um míssil lançado por engano de um dos navios militares que estavam na área (até hoje se discute isso).

747 remontado para investigação

747 remontado para investigação

O fato é que o acidente com o TWA desencadeou uma das maiores investigações sobre acidentes aéreos de toda a história (e também a mais cara), já que quase todos os destroços foram recuperados do fundo do mar e remontados em um hangar em Calverton (NY). O relatório final foi publicado vários anos depois com a conclusão de que vapores de combustível no tanque central entraram em combustão por uma falha na fiação das bombas de combustível.

Esta conclusão levou a inúmeras modificações em procedimentos de manutenção, inspeção, construção e até o desenvolvimento de um sistema gerador de nitrogênio para ser injetado nos tanques.

Há dezoito anos, um acidente deixou a aviação ainda mais segura.

O que este ato criminoso contra a Malaysia Airlines de hoje trará de bom para o nosso futuro?

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo