banner livro

O Boeing 767 pode decolar com os spoilers levantados? #perguntas

Pergunta do leitor

Remetente:Thiago GGarcia

Mensagem: Tudo bem? Vi um video no Youtube onde um 767 corria para decolagem aparentemente com os spoilers em “flt detent”. Há um comentário no video dizendo que é para ganhar velocidade sem decolar.
Isto é operacional? Procurei e não encontrei nada parecido.

NÃO! NÃO! NÃO!

Precisamos sempre tomar cuidado com comentários em vídeos no Youtube e em Fóruns de Discussão, muitas coisas que dizem/escrevem não faz o menor sentido.

Vamos analisar o seguinte: Spoilers são usados para “destruir” a sustentação na asa através da turbulência gerada no fluxo do ar. Turbulência é igual a arrasto aerodinâmico. Arrasto aerodinâmico é igual a perda de velocidade ou aumento de consumo para uma determinada potência. Isto é exatamente o oposto do que o comentário diz.

Tentar decolar uma aeronave com spoilers levantados em um Boeing 767 seria IMPOSSÍVEL, uma vez que ao avançar as manetes de decolagem, os spoilers (Flight e Ground) automaticamente se retraem.

_Pô Lito, então o que são aqueles spoilers levantados na asa do 767 que eu to vendo no vídeo?

A resposta é “bem simples” (desde que se tenha um mínimo conhecimento de como as aeronaves se movem em seu eixo longitudinal): Quando se comanda os ailerons de uma aeronave deste tipo, o aileron que “sobe” é sincronizado com alguns spoilers da asa. Quando o aileron sobe, você quer que aquela asa desça e a outra suba para coordenar uma curva certo? Já que você quer que a asa desça, os spoilers levantam em sincronia com o aileron e destroem a sustentação, isto auxilia o processo e permite que os engenheiros possam diminuir o tamanho dos ailerons (economizando peso), cria um sistema redundante (mesmo que o aileron trave, é possível fazer curva só com os spoilers e vice-versa) e ao mesmo tempo diminui o momento de torção da asa pela menor deflexão da superfície.

No caso deste vídeo, o spoiler está levantado porque a decolagem está ocorrendo com vento cruzado e o comandante está “dando” a asa esquerda para o vento, ou seja, comandando o “manche” para a esquerda para compensar o vento.

Veja uma filmagem de dentro do cockpit que mostra bem este procedimento, perceba que antes da decolagem o comandante comanda o aileron (coluna de controle) para a esquerda para compensar o vento cruzado. Este comando é o que causa alguns spoilers na asa esquerda subirem (na outra asa estarão bonitinhos em seu lugar: abaixados). Se o vento fosse da direita para a esquerda, o comando seria ao contrário.

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo