banner livro

O fascínio da aviação começa desde cedo.

Eu pelo menos ainda tenho bem guardada a lembrança da primeira vez que fui levado pelo meu irmão ao aeroporto de Congonhas.

Eu não lembro a minha idade, não lembro em que ano foi.
Mas lembro que era noite e vi Electras, 727, 737. E vi pessoas trabalhando perto dos aviões, vi caminhões de comida encostando nos aviões, vi muitas luzes piscando e ouvi o barulho de jatos e hélices.

E lembro que não queria mais ir embora…

Entendendo esse fascínio que a aviação provoca nas crianças, a United Airlines possui um programa anual chamado de “Fantasy Flight”, em que um dia no ano é reservado para levar crianças para conhecer de perto um avião da empresa (as vezes com um voo de verdade, que se tudo der certo acontecerá ano que vem aqui no Brasil também).

Alguns funcionários (como eu e de vários outros setores) tornam-se voluntários durante este dia, ajudando com tudo o que for possível para ver o brilho no olhar das crianças.

Já fizemos este Fantasy Flight para crianças carentes de uma comunidade em Guarulhos, para filhos de funcionários da Infraero, para filhos de funcionários da própria United, enfim, tentamos abranger o máximo possível. E com a segurança de hoje em dia nos aeroportos, tem sido cada vez mais difícil, mas temos conseguido a cooperação das autoridades.

Para as refeições a bordo, nós conseguimos lanches do McDonald’s, refrigerantes das empresas que fornecem comissaria para as empresas, organização com o pessoal da segurança e todos se juntam para ajudar, dá um pouco de trabalho mas é muito recompensador.

O último Fantasy Flight aconteceu no dia 17 de Dezembro e tivemos até a visita de um cão da Polícia Federal (veja no vídeo 1).

Mas o mais interessante deste ultimo voo de fantasia foi um garoto chamado Pedro, que é fissurado em aviação e que eu acompanhei desde a entrada no aeroporto até a saída, e fiz estes dois vídeos que valem muito a pena assistir.

Observem o naipe das perguntas dele..rs

Parte 1 – A chegada e entrada no aeroporto.

Parte dois: Encantamento com o cockpit

As fotos do evento:

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo