banner ad

O Homem que já formou mais de mil mecânicos de aeronaves

Hoje é um dia muito triste. Faleceu o Mestre Gonçalves. Não sei o que escrever, então republico este meu post de 2011. Felizmente foi possível agradecer e honrar ao Mestre ainda em vida.

=====================================================================

No ultimo dia 21 de Outubro de 2011 tive o prazer de ser convidado pelo Mestre Gonçalves para dar uma palestra na Etec Santos Dumont no Guarujá.

Muito mais do que palestrar, eu fui doar o meu tempo para para agradecer a carreira que eu tenho justamente por causa da escola e do seu principal incentivador e batalhador: o Mestre Gonçalves.

Fui também retribuir o que foi feito por mim quando eu estava sentado naquelas cadeiras da antiga escola da Base, sem saber como seria o meu futuro profissional, com muito medo de falhar e nunca conseguir consertar um avião. Naquela época o Gonçalves já pedia para que os alunos formados nas primeira turmas e que estivessem empregados aparecessem na escola para incentivar os novatos a continuar e mostrar que sim, era possível vencer na profissão, mesmo sendo do “Itapema” (a cidade onde fica a base aérea de Santos é Vicente de Carvalho, um sub-distrito do Guarujá, cujo primeiro nome era Itapema).

Quando eu sentei em frente às turmas da escola para palestrar e vi todo o pessoal sentado ali para ouvir o que eu tinha a dizer sobre o “futuro”, não teve como não retornar ao passado e me colocar no lugar de cada um que me olhava.

Seria muito bom se todo mundo pudesse olhar para trás e agradecer por tudo.

A escola hoje é muito diferente do que era em 1984 quando me formei, há mais recursos para treinar com circuitos eletrônicos, computadores, projetores, peças de aeronaves, mas as dificuldades enfrentadas pelos instrutores são as mesmas: a escola é mantida pelo Estado e por ser gratuita todos têm que matar um leão todo santo dia.

E é daí que vem a admiração por este senhor que batalha há mais de 35 anos para formar técnicos em manutenção de aeronaves, que é o responsável por ter um legado de recursos humanos que hoje estão em alguns dos melhores postos do mercado, em cargos de direção na Azul, na Gol, na TAM e até em empresas internacionais como a United Airlines, e incontáveis técnicos espalhados pelo mundo. Todos eles passaram por suas aulas de sistemas hidráulicos e começaram a entender sobre tubulações e como engraxar um rolamento de roda.

Este homem que iniciou a carreira como hidraulista dos NA-T6 já formou 1005 alunos e vai formar mais 130 em breve quando todas as turmas atuais acabarem seus cursos. Este homem deveria ser condecorado pelo Governo Brasileiro como um cidadão que contribuiu para o futuro da aviação nesse País!


Foto: revista Aeross

As batalhas fizeram com que ele conseguisse até que a FAB doasse uma aeronave para aprimorar o treinamento dos alunos.

Mas é óbvio que o Gonçalves não faz tudo sozinho. TODOS os mestres que doam seus conhecimentos para formar os alunos merecem o reconhecimento. Meus mais sinceros parabéns a todos vocês.

Abaixo, alguns pequenos trechos de uma noite muito feliz de visita à escola e ao passado, e uma homenagem que me prestaram e em que fiquei sem palavras, quando recebi um reconhecimento das mãos da Camila Gregório, que vai se formar este ano como Técnica em Manutenção de Aeronaves, o que ratifica o aumento de 100% de mulheres que lêem o Aviões e Músicas.

A música obviamente foi escolhida a dedo. Se você não conhece esta música, sugiro que alugue assista o filme “Ao mestre com carinho” e tudo vai fazer sentido :)

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
  • Anônimo

    Mais do que merece um reconhecimento público!

  • Goytá

    Lulu pergunta na música: “What can I give you in return?” Mas você já dá essa retribuição todos os dias com seu trabalho, e o Mestre Gonçalves com certeza ficou muito orgulhoso de seu ex-pupilo. E eu mesmo fiquei pensando quantas vezes não viajei seguro e tranquilo por causa de você e de outros alunos do Mestre Gonçalves, realmente um homem admirável. Sempre me emociono com quem faz seu trabalho com amor e até paixão – mais ainda quando é alguém que multiplica esse dom, como ele. Parabéns ao Mestre Gonçalves, a você e a todos os que dão o melhor de si em seu trabalho!

  • Generoso Ferrero

    Homenagem mais que justa, ele merece!

  • Leandro Braga

    Um dos melhores posts Lito… parabéns

  • Parabens Lito excelente post…

  • Marcio Rodrigues Peinado

    Das  palestras ofertadas a nós, alunos da ETEC Santos Dumont, essa foi a que nos passou mais ensinamentos e diretrizes de conduta. Porém acredito que o mais importante foi presenciar o reconhecimento publico ao Professor Gonçalves, humildes tiveram a felicidade de render essa homenagem ao Mestre. Parabéns, isso não está nos livros e sim no carater, grande abraço.

  • Jose Ricardo

    É Lito você está de parabéns pelos posts que vêm colocando, e daqui já digo e já falei pro Mestre Gonçalves isso. “Muito obrigado professor, não só eu mais em nome de todos que já passaram pela sua tutoria creio que estão muito agradecidos e com certeza você faz mudanças na vida de muitas pessoas” E realmente é isso mesmo não é fácil ser agraciado pelo esforço que não só o Gonçalves faz, mas todos os professores que lá do curso de manutenção da ETEC lecionam pois eles todos estão de parabéns…

  • Rodrigo Alves

    Ótimo post…

  • Muito bom!!!
    Estudei lá, me formei, mas ainda falta terminar o estágio…
    Legal, agora tem uma aeronave da ETEC pra poder praticar de verdade!!!
    Este post me deixou mais informado.
    Brigadão!
    Abraços

  • Vanuzia Moreira

    Uma homenagem mais que justa, merecida! Eu tenho a honra de fazer parte desta maravilhosa família! O que você descreveu é o que alimenta a alma do ser humano, gratidão! Muito obrigada por descrever tão brilhantemente o nosso mestre! 

  • Muito legal! Um dia eu espero estar, da mesma forma que você, palestrando para os futuros alunos de aviação da Anhembi, assim como os ex-alunos fazem atualmente!

    Parabéns ao grande Professor, que há mais de 35 anos batalha pela educação e pela aviação brasileira!

  • Marcos Tavares – MCC VRG

    Parabéns á todos por se esforçarem e dedicarem-se a uma profissão que simplesmente é apaixonante!!!

    Obrigado MESTRE “SUB GONÇALVES” por insistir e acreditar em nós!

    Um grande abraço da família ‘MANUTENÇÃO”.

  • Daniel Martins

    Lindo, as pessoas que reconhecem o real valor das coisas e demonstram e reconhecem isso fazem toda diferença em nossas vidas, parabéns Mestre! Parabéns Lito!

    =)

  • Fabianomma

    Mais uma vez parabéns pelo seus grande feitos, em nome dessa incrível profissão MMA

  • Alexandre

    Meu caro Lito, quando eu trabalhei em outra cauda de cores diferentes a minha atual, os maus colegas, a falta de compromisso era um desanimo constante, que me faziam inclusive pensar em mudar de ramo! Imagine, eu largando aviação… tanto que fui fazer faculdade de outro segmento completamente diferente…

    Mas ai veio RM, veio as novas cores, veio você… e outras pessoas que dão um animo e esse lance de gratidão de abrir as portas, abrir a janela para ver o mundo (janela ou porta que as vezes não tivemos). Mas sempre divulgo teu site, vejo o orgulho que voce desperta em pessoas aqui nos quadradinhos. E aí vamos né cada um ao seu modo semeando essa seriedade e profissionalismo.

    Grande abraço e parabens pela homenagem recebida…

  • Ótimo Lito! Linda homenagem ao nosso querido Mestre Gonçalves ! Não pude estar presente na sua visita a nossa Escola pelo fato que estava em momento de contratação pela TAM MRO. Isso mesmo, graças ao Mestre e a todos que nos ensinaram e se disponibilizam a nos ajudar mais um grupo está empregado na Aviação!

    É muito bom ver exemplos como o seu; Lito; e de tantos outros para nos encorajar nessa nova vida!

    Abraços!

    Victor Medici

  • Pingback: Mais um depoimento de um iniciante em manutenção de aeronaves « Aviões e Músicas()

  • Pingback: ETEC Santos Dumont recebe mais uma aeronave para treinamento dos alunos de manutenção « Aviões e Músicas()

  • Rafael Silva

    Haverá um vídeo no canal falando sobre?
    Uma grande perda um MESTRE fora de série!

  • Yuri Alencar

    Lito, tá com vc continuar o legado do mestre!! No youtube ou onde quer q seja. Abraço

  • The Good Gorilla TGG

    Oi Lito,

    Poxa vida cara, um momento muito triste pra todos nos que de alguma maneira tivemos a honra de estudar com o Professor Goncalvez..
    Assim como voce eu estou sem palavras pra descrever a tristeza de ter perdido esse grande mestre e infelizmente nao pude fazer o mesmo que voce e prestar as devidas homenagens pra ele em vida.

    Somos conteporaneos da Escolinha da Base e me lembro com frequencia daquela epoca boa que vivemos ha 30 anos atras. Aulas a noite e estagios durante o dia eram uma rotina puxada mas que acrescentou muito ao conhecimento tecnico e nos preparou pro “mundao lah fora”. Sem duvida (e principalmente) contribuiu em formar o nosso carater, os nosso valores e nos engrandecer como humanos.

    O mestre Goncalvez encabecava um grupo de profissionais militares e civis que tocavam a “molecada” (como eles diziam) com dedicacao e pulso forte, mas tambem com palavras de incentivo e conselhos amigos como por exemplo:
    Como devemos nos comportarmos durante uma entrevista de emprego;
    O que nao fazer quando estiveer trabalhando (ficar com as maos nos bolsos por exemplo);
    Como respeitar a experiencia dos mais antigos;
    A importancia de tirar as “carteiras do DAC” (hoje ANAC)

    Tudo isso e muito mais.
    Grande Professor, Mestre e Amigo Gonca, Que Deus ilumine o seu caminho e te conceda a graca de continuar ensinando e guiando os menos experientes, onde quer que voce esteja.

    Um abracao Lito!
    Valeu por continuar fazendo o que voce faz!

    Marcelo Pasqual

  • murilo r silva

    :´(

Topo