Camiseta Electra

O maior avião comercial pintado de preto de toda a história

Isso mesmo, nunca uma aeronave tão grande foi toda pintada de preto.

Este Boeing 777-300ER da Air New Zeland presta uma homenagem ao time the rugby All Blacks (aliás, se você nunca assistiu uma partida de rugby, não sabe o que está perdendo, principalmente quando o jogo é com o All Blacks e seu já famoso Haka – ver vídeo 2)

Quanto a pintura…bem, sem comentários, um primor de design.

Haka

Tags: , ,

Sobre o Autor

Um técnico com bom senso :) 28 anos de aviação comercial, de Lockheed Electra a Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
  • Kleber CWB

    Simplesmente fantastico!!!!

  • Anônimo

    Lindo, lindo mesmo. É impressionante o trabalho que dá
    pintar uma aeronave dessas. O dinheiro necessário para tanto também deve ser
    impressionante. Alias, tudo na aviação é impressionante. :) 

    Será que as empresas asiáticas, notoriamente supersticiosas – sei que algumas das empresas de lá se negaram a contratar o Peter Burkill (o comandante do B777 que perdeu os dois motores a 500 pés de altitude quando na aproximação do aeroporto de Heathrow. A aeronave foi perda total, mas não houve perda de vidas) na época em que ele tinha saído da British Airways, pois apesar de possuir todas as qualificações para ser comandante de B777, ele já havia comandado um avião que caiu, o que o tornava um estigma para tais empresas – pintariam algumas de suas aeronaves com motivos comemorativos? 

    Não sou um conhecedor profundo da história da aviação, mas de pronto me vem em mente duas aeronaves que cairam e que em algum momento de sua história ostentaram uma pintura comemorativa: Concorde F-BTSC da AirFrance que caiu após a decolagem em Paris, possuiu a pintura comemorativa da Pepsi e o Foker 100 PT-MRK da TAM que caiu após a decolagem em São Paulo que era azul-escuro e tinha pintado a expressão “Number 1″. E as duas pinturas eram azuis escuras, hein? hummmm, ainda bem que a KLM, a Cathay Pacific são azuis claras. :)

    • Goytá

      Gabriel, é só você entrar em qualquer site de fotos de aviação que você vê um monte de pinturas comemorativas das companhias asiáticas. A EVA Air, por exemplo, já teve um A330 pintado com a Hello Kitty, a All Nippon já teve um 747 pintado com motivos do Pokémon (com o Pikachu na cauda e tudo), a Asiana já pintou um 767 para promover uma novela coreana e até a Cathay Pacific já pintou um 777 de azul-cobalto com ondas esverdeadas para promover “Hong Kong – Asia’s World City”.

      • Anônimo

        Valeu Goytá! De fato, eu já havia visto o 747da ALL Nippon no Airliners.net. Só não liguei o nome à pessoa quando da formulação da minha teoria. :)

        Mas que há superstição quanto à letra do prefixo há, não há? E não necessariamente em cias. asiáticas. Lembro também que li em algum lugar (gostou da fonte confiável? rs) que a KLM não tem prefixos terminados em determinada letra. A TAM, a meu ver, deveria exterminar o final K de sua frota.

        Forte abraço! 

  • Goytá

    Já ouvi falar em Eurowhite, mas agora parece que inventaram o Kiwiblack, hehehe… :-)

  • http://twitter.com/MaximoEstefanio Máximo Silva

    777 é lindo em qualquer pintura! O da Lan saindo do SBKP passa aqui em sima de casa umas veses na semana, não sei quantas mais varias, minha esposa morre de medo, faz muito barulho.
    Sobre o Haka, veio um jogador desse All Blacks em 2011 aqui no interior de SP para um trabalho de divulgação e ensinou a garotada esse grito de gerra.
    Rugby, isso ainda vai ser grande no Brasil! Depois que o curitcha for campeão da libertadores!

  • Almino

    Lito! Realmente esse avião ficou belíssimo!
    E ver um avião assim, me traz uma pergunta. Pintar de preto praticamente toda a fuselagem de um avião comercial traz alguma implicação técnica?
    Mais uma vez, obrigado pelo post!

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Não tem implicação técnica, mas tem térmica. Da mesma maneira que um carro escuro fica mais quente que um branco sob o sol, assim o avião, as packs de ar condicionado vão trabalhar um pouquinho mais quando no solo e um pouquinho menos em voo. Abs

      Enviado pelo meu Android Gnex
      Em 14/01/2012 04:06, “Disqus”
      escreveu:

  • Williams Head

    Sempre achei que as companhias aereas optavam pelo branco por questoes termicas. 

    Saberia dizer se a cor do aviao influencia na temperatura interna da aeronave?

    A algum tempo atras eu fiz um voo com escala e enquanto esperavamos dentro da aeronave os passageiros desembarcarem e embarcarem, o sistema de som do aviao anunciou ridiculamente: ‘Por favor fechem as janelas para que fique mais facil manter a temperatura interna…’.

    Grande abraco!

     

    • http://twitter.com/MaximoEstefanio Máximo Silva

      Williams, parece ridiculo mesmo, mais dependendo do ponto de vista.
      Imagina bem lá no norte do Brasil que faz calor de 40° pegar a aeronave bem fresquinha é uma maravilha não acha?

  • Rodrigo Domingues

    Coisa linda! Já tinha visto o A320 da empresa com essa mesma pintura, mas o 777 ficou bem mais legal! As packs devem trabalhar bem mais que o normal…

  • Thiago Czigler

    Lito, deve ir muita tinta num avião desses, né?? E isso interfere no peso dele, certo? E também depois no gasto de combustível..
    Seria essa a razão da AA não pintar os aviões, e assim economizar com uma frota toda de aeronaves mais leve??
    ps. Se é que não vai tinta naqueles aviões…
    Abraço!
    Czigler PP-SBLO

    • Gabriel Marcassa

      Thiago, sim, é um dos motivos de a AA não pintar seus aviões. Um avião comum(737, A320), dependendo da pintura, pode ter um acréscimo de 270…300kg somente em tinta! Este peso equivale a pelo menos 4 pessoas de porte médio e claro, por menor que seja por voo, aumenta o consumo de combustivel, que no final das contas influencia em muito!

      • Goytá

        É, mas o Lito comentou a respeito disso em outro tópico que por outro lado, isso expõe mais a fuselagem à corrosão e demanda um custo adicional em manutenção, de modo que no fim das contas, sai elas por elas. A principal razão pela qual a AA não pinta a maior parte da fuselagem de seus aviões é que esse era o gosto pessoal do lendário C. R. Smith, que foi o presidente da empresa durante décadas e praticamente criou a cultura corporativa da AA. Depois ficou porque até hoje, a área de marketing da AA continua achando que isso ficou totalmente incorporado à imagem corporativa da empresa junto ao público – e devemos concordar que sim, tanto que o Thiago se lembrou disso e quis perguntar.

  • Erica27nem-live

    Sou apaixonada pela aviação…
     

  • Pingback: AIr New Zealand supera-se novamente em vídeo de demonstração #Segurança

banner aem
Topo