banner livro

O motor do 777 é realmente grande mesmo? Grande quanto?

As vezes eu costumo dizer a minha esposa que o motor de um 777 não cabe na sala de nossa casa e ela acha impossível isso.

O que falta para acreditar é na verdade alguma forma de comparação ou perspectiva. Quando vemos o motor na asa, ele não parece tão grande porque o avião e as asas são grandes demais e perdemos o fator de comparação.

Não parece tão grande olhando assim né?

Assim parece um pouco maior, pois tem um caminhão ali perto para comparar.

Agora olhem a foto 3 abaixo: o que está em cima do “dolly” é APENAS METADE da parte de trás do motor do 777, o cowling do reversor (que na foto 2 acima é o que está atrás da capota que está aberta).

Metade da parte de trás já é do tamanho de uma Kombi! Se eu falar para a esposa que não cabem 5 Kombis na sala, aí ela vai acreditar…rs

O preço de um motor destes é da ordem de 25 milhões de dólares, sendo o componente mais caro de uma aeronave. Com 25 milhões dá pra comprar 111 Ferraris 458, que também não vão caber na sala da minha casa.

Cada motor PW4090 é capaz de produzir aproximadamente 90.000 libras de empuxo.

Já fiz um outro post sobre o motor do 777, comparando com a circunferência do 737, clique aqui.

Tags: ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo