O novo Boeing 777-300ER da American Airlines de pertinho

Panorâmica

Panorâmica

Ontem tive a oportunidade de ver de perto o badalado Boeing 777-300ER da American Airlines. A badalação vem do fato de ser o primeiro deste tipo adquirido por uma empresa americana, que até então havia comprado somente Boeing 777-200ER.

Claro que também há o frenesi da pintura nova e o interior moderno.

Gostei do marketing agressivo no lançamento do voo inaugural, ainda mais sendo para o Brasil, e espero que sinalize uma mudança no padrão de atendimento da American, que está em processo de recuperação judicial (proteção contra concordata).

Vamos ver de pertinho como ficou a máquina, começando por cima. Ah, sabe o que é um sarcófago no jargão da aviação comercial? Então continue lendo e veja o vídeo ao final. Todas as imagens podem ser ampliadas clicando sobre elas.

Bar

Bar

Este é o bar que fica no hall de entrada da porta número 2, no meio da classe executiva. Muito bem projetado e de bom gosto, passa uma sensação de modernidade e “descolamento”. A iluminação superior é forçada sobre uma chapa de alumínio com recortes ao estilo Matrix, que colabora para o visual futurista. Há um grande monitor com informações para os comissários, incluindo o Air Show e a parte de baixo possui geladeiras.

Bar

Outra vista do Bar, a parte iluminada é a porta da geladeira

Ponto positivo para o bar, ponto negativo para a classe econômica.

Apesar do sistema muito avançado de AVOD (Audio and Video On Demand)  da Panasonic com telas individuais de tamanho razoável, a escolha de configuração de assentos no formato 3-4-3 causou muitas críticas por parte dos especialistas americanos. Este tipo de configuração significa que há 10 assentos em cada fileira, ou seja, ombros largos fazendo contato, já que o encosto do assento tem que ser mais fino.

Em um grupo de discussão, alguns leitores em defesa da configuração diziam que a Emirates também usava 3-4-3, mas a Emirates possui um “seat pitch” (distância para o assento da frente) de 34 polegadas contra 31 polegadas da American (3 polegadas são quase 8 centímetros a mais, muita diferença para quem é alto).

Passageiros mais “largos” se sentirão desconfortáveis. Para o público brasileiro, comparando-se com a TAM que leva 365 passageiros, os 304 que a American leva vai parecer o paraíso.

Assentos da classe econômica

Assentos da classe econômica, mais estreitos e próximos

A classe executiva é gigantesca, são 56 assentos premium, que viram cama e possuem bons compartimentos para aquelas tralhas que sempre carregamos na mão quando viajamos. Os assentos são sempre com acesso ao corredor, ou seja, você não tem que incomodar quem está dormindo se precisar ir ao banheiro.

Vista dos assentos da classe executiva

Vista dos assentos da classe executiva

As galleys são bem amplas e com bom acabamento, mas o piso de carpete causa problemas para a manutenção, já que o desgaste é excessivo, ao contrário dos pisos emborrachados. A maior galley obviamente é da classe econômica, pois são 244 pessoas para serem alimentadas.

Galley da classe econômica

Galley da classe econômica

Mais um toque de modernidade: cafeteiras digitais (abaixo, 4 cafeteiras ligadas)

Cafeteiras Digitais (coffee maker)

Cafeteiras Digitais (coffee maker)

Este é o banheiro da primeira classe, o acabamento é diferente dos banheiros da econômica, com a cor grafite predominando e uma pia modernosa estilo hipster da tok stok. O banheiro é mais espaçoso também e possui uma grande área envidraçada, sobre a pia e na parede traseira.

Pia do banheiro da primeira classe

Pia do banheiro da primeira classe

Outro banheiro da primeira classe, visto de outro ângulo.

Banheiro primeira classe

Banheiro primeira classe

Este é o assento da primeira classe, girado para a função “não posso parar de trabalhar nunca então criem um escritório para mim durante o voo”.  O assento é bem espaçoso e o acabamento muto bem feito (vejam o vídeo ao final do post).

Assento na posição escritório

Assento na posição escritório

Assento na posição, pronto para virar uma confortável cama.

Assento da primeira classe - FlatBed

Assento da primeira classe – FlatBed

Abaixo a foto do teto da entrada principal, incorporando os elementos do Sky Interior, que foi desenvolvido originalmente para o Dreamliner

Sky Interior

Sky Interior

O cockpit é padrão para a linha 777, com poquíssimas diferenças em relação ao -200, exceção clara é o monitor central que mostra a visão das câmeras que auxiliam o piloto durante o taxi (ver segunda foto). Um detalhe interessante, nos lados do cockpit, em frente aos assentos dos pilotos há uma espécie de compartimento onde é instalado (opcionalmente) o EFB (Electronic Flight Bag). Como o EFB na American foi substituído pelo iPad, na tampa do compartimento é possível ver fitas de velcro que fixam os iPads em seus lugares.

Cockpit Boeing 777-300ER

Cockpit Boeing 777-300ER

Abaixo a tela central, subdividida em 3 e mostrando a visão de câmera

Tela inferior mostrando a visão das câmeras de auxílio de Taxi

Tela inferior mostrando a visão das câmeras de auxílio de Taxi

Este é o MAT (Maintenance Access Terminal), o terminal usado pela manutenção para interrogar os sistemas da aeronave e fazer diagnósticos e testes em tempo real. No 777-300ER, a tela é touchscreen, enquanto nos 777-200 mais antigos é tela com acesso via trackball.

Tela do Terminal de Manutenção - Touchscreen

Tela do Terminal de Manutenção – Touchscreen

Essa é a boquinha do motor GE-90-115 e suas blades de material compósito (eu prefiro falar material composto, mas o correto na lingua portuguesa é compósito).

GE-90 115

GE-90 115

E para encerrar as fotos antes do vídeo, o trem de pouso com suas linhas hidráulicas e fiação.

A parte dianteira do trem possui um atuador que não existe nos Boeing 777-200, eu mostro no vídeo e coloco a explicação segundo me foi passado pelo mecânico da AA pois não tenho acesso ao manual do -300.

Trem de pouso principal

Trem de pouso principal

Agora segue um vídeo rápido que fiz mostrando os sarcófagos dos comissários e dos pilotos, além do assento da primeira classe e um pouquinho da parte de fora do belo avião.

Enjoy.
[youtube url="http://youtu.be/VM-IU9lGYLI " width="550"]

Tags: , , , ,

Sobre o Autor

Um técnico com bom senso :) 28 anos de aviação comercial, de Lockheed Electra a Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. O Aviões e Músicas possui moderadores de comentários e se reserva o direito de apagar quaisquer comentários que sejam ofensivos ou que não contribuam para uma discussão saudável. Pontos de vista divergentes são muito bem aceitos e incentivados, desde que se mantenha o mínimo de civilidade. Este é um espaço para discutirmos aviação :)
  • Márcio Matias de Andrade

    Deve ter sido beeem fácil pra você subir as escadas pros sarcófagos né?

    • Paulo Villar

      Pela largura dos degraus, acredito que descer é pior…

      • Tony

        Downstairs every Saint helps

        • Paulo Villar

          Alguém que seja Big Foot que o diga… Lito, é fácil descer essa escadinha?

  • http://twitter.com/thescrum_ Marcos Souza

    Esse 77W da American é um badalo. E antes mesmo da claustrofobia ser citada no vídeo eu já estava ficando meio tonto hahaha, Me sinto bem dentro de um avião, mas naquele espaço sem janelas..

  • Luiz Rocha

    Lito, quando você falou do trem de pouso, você disse que a cauda é mais longa. Eu achava que a diferença de comprimento do 200 para o 300 estava na frente e isso continua bem claro para mim, basta contar as janelas :). Tem diferença atrás também? Abraço!

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Vou pesquisar isso @google-d187242fcb6c55ea1d81a09c6936395d:disqus , você pode ter razão. Meu maior problema é não ter acesso aos manuais do -300, pois minha empresa não o opera, mas vou dar um jeito. Abs.

      • Luiz Rocha

        Eu mesmo vou responder. :-) Comparei umas fotos aqui e sim, também tem uma diferençca de comprimento atrás da asa. Ambos temos razão. []s

  • http://www.facebook.com/people/Bruno-Nascimento/100000645550605 Bruno Nascimento

    Excelente, Lito. Obrigado mais uma vez por nos proporcionar belas imagens! Grande abraço!

  • http://www.facebook.com/henriquem Henrique Martin

    Lito herói :) tava quase te perguntando quando viria esse post. Vi os reviews de bloggers gringos e a maioria só fica puxando saco da econômica.

  • http://www.facebook.com/people/Vitor-Wagner/1536181476 Vitor Wagner

    Eu sabia que viria um material de primeiríssima qualidade, por isso “pentelhei” pelo twitter se sairia alguma coisa. Show de bola… E eu gostei da pintura, hehe.

  • Silva_Marcelo

    Alguém sabe responder o número de encomendas que a AA fez para a Boeing,sobre os 777-300ER ?

    • Márcio

      Muito bom o vídeo. No momento em que o 777 está atrás do 737 dá para se ter uma boa noção do tamanho do primeiro. O diâmetro do motor do 777 é quase o mesmo da fuselagem do 737!

      • Silva_Marcelo

        Realmente imagina a cara dos passageiros,e até dos pilotos, que estavam no 737 quando viram aquele bichão . Achei outro vídeo mostrando como será o interior do A321.

        https://www.youtube.com/watch?v=Tma3m9NeAXg

        Obs.: O interior do A321 vai até 1:33, depois é sobre o 777.

    • Rui

      A principio seriam 14 acft’s, mas um instrutor que nos deu o curso das diferencas do 200 para o 300 nos falou 18. Vou confirmar na intranet e te respondo. Abs

  • Márcio

    Animal, maquinaça! Duas questões, Lito:

    - O que é aquela grande protuberância branca sobre a fuselagem?
    - Cadê a saída da APU? No vídeo que o colega postou aqui embaixo não consegui achá-la no fim da cauda. Ou ela fica posicionada em outro local?

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100003197680486 Leonardo Meca

      Lito, permissao para responder ao nosso amigo.

      se voce viu o lado direito da fuselagem voce nao vai ver mesmoa sia do APU. so da pra ver a sia dele se voce olhar pelo lado esquerdo do aviao. pelo que eu sei, so os 777 possuem esse formato de APU. da uma olhada na imagem que da pra ver bem isso:

      • Rids

        Sugiro um quiz: qual foi o primeiro avião comercial concebido com APU de turbina? Dica: o escape da turbina não fica abaixo da deriva, como se supõe, mas num lugar bem peculiar.

        • http://www.facebook.com/profile.php?id=100003197680486 Leonardo Meca

          Acho que foi o 727

          • Rui

            Leonardo, a saida dos gases de escape do APU do 727 fica na asa direita. O 707 nao tinha APU. Abs

          • Rids

            Exato. Parabéns!

      • Márcio

        Boa Leonardo!

        Realmente eu só havia visto o lado direito do 777.

        Valeu!

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Oi @f723a27bcb2777e3a879f4e382e934c0:disqus , aquela protuberância é antena de satélite para recepção de banda larga, esse avião tem wi-fi disponível durante todo o voo. É comum ver essa protuberância também nos E-Jets da Azul que possuem Live TV.

      • Márcio

        Respondido pessoalmente hoje! :)

  • Filipi Rocha

    Lito, aquelas mangueiras hidráulicas do trem de pouso não ficam muito vulneráveis naquela posição?

    • http://www.facebook.com/paquito.bsb Paquito Bsb

      Pensei isso também.

    • Paulo Villar

      Pegando carona nesta pergunta, de que materiais são feitas esta mangueiras hidráulicas?
      Lembrei de uma resposta que o Lito me deu há um tempo atrás, em cima de uma pergunta que fiz a respeito da linha com cerol de pipas: “…ocorreu de chegarem pipas penduradas no trem de pouso…” #medo? rsrs

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Não, não ficam, e tem que ser daquele jeito porque o boogie do trem faz um enorme movimento que não permitiria o uso de tubos rígidos. As mangueiras são feitas de aço, suportam muito mais que 3000PSI de pressão e naquela posição estão protegidas do fluxo de ar e de objetos estranhos.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100003197680486 Leonardo Meca

    A pintura metálica dos B777 mais antigos da AA é bem mais bonito. é muito bonito e impressionante esse motor GE que equipa os 777. um motor desse deve sugar ate um onibus! rsrsrsrssrs. o Lito é o cara, parece ate que a gente da dentro do avião.

  • http://www.facebook.com/people/Artur-Buarque/1706947782 Artur Buarque

    Uma coisa que me intrigou na primeira classe foi tamanho das divisórias entre um assento e outro. Achei pouco privado e fiquei me perguntando se essas elas podem ser erguidas, bloqueando a visão do outro passageiro.

    • Goytá

      Há o outro lado da moeda. Já vi um vídeo mostrando a cabine individual de primeira classe dos passageiros do A380 da Emirates. É um verdadeiro míni-apartamento e um luxo total, mas fiquei imaginando um casal viajando junto e forçado a ficar completamente separado. Aí, por incrível que pareça, talvez a executiva seja melhor…

      • Jan

        Tem um video da Emirates com uma cama de casal e banheiro com chuveiro para um casal! hehehe … acredite fiquei de cara qdo vi!!!!

        • Goytá

          A que tem um quarto com cama de verdade na primeira classe do A380 é a Singapore Airlines, mas o chuveiro não é para a suíte (o chuveiro a Emirates também tem) e a empresa avisa que não há muito isolamento acústico, de modo que nada de querer entrar para o “Mile High Club” ali… Ademais, o preço de duas passagens de primeira classe de uma rota típica da Singapore dá para comprar um carro de luxo ou passar semanas num hotel cinco estrelas em terra.

    • Rui

      Ola Artur, na foto as privacy screens estao abaixadas, elas tem um comando eletrico para subir e descer, separando os assentos centrais. Abs

  • Tony

    Lito, obrigado por nos deixar invadir o 773ER.

    Notei que o sarcófago dos comissários não tem TV. Já vi no youtube que em outras companhias elas tinham essa opção.

  • Carlos

    ola Lito, sempre acompanho seus posts, e trabalho com os B777-300er. entrarei em contato por um canal privado para disponibilizar a voce as atas 32 e 06 PDF, onde você poderá complementar suas informações em relação a diferença do comprimento da aeronave (comparação ao B777-200), e descrição do tilt do MLG.

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Recebi, obrigado e sai um post ainda hoje ;)

  • Jamus

    Alguem pode me ajudar ??

    O símbolo que representa os mecanicos de aeronaves – a engrenagem com asas -,é de uso exclusivo militar,ou eu por ex., posso estampa-la em uma camiseta e andar sem mais problemas pelas ruas ?

    Começei o Módulo Básico e minha turma esta qrendo estampar o simbolo no uniforme da classe.

    Abs.

  • Rids
Topo