banner livro

O projeto Ramjet Engine: uma réplica simplificada de um motor Aeronáutico à Reação

Abrindo o espaço do Blog para Escola Técnica Estadual Paula Souza, uma das escolas homologadas que forma os futuros técnicos em Manutenção de Aeronaves que serão absorvidos pelas empresas aéreas.

O projeto de Ramjet apresentado pela ETEC Alberto Santos Dumont (escola Técnica Estadual) na última Feira Tecnológica que ocorreu em São Paulo em abril último teve como objetivo demonstrar seu funcionamento desde a admissão de ar à queima e expulsão dos gases com ênfase no fato de ser um motor muito econômico: um Ramjet não possui partes móveis.
A seguir a descrição dos alunos da ETEC sobre seu projeto:

Este motor só funciona quando a aeronave já está em voo a determinada altitude e velocidade; ou seja; é necessário um motor auxiliar para fazê-la decolar.
A admissão do ar dá-se pela absorção do vento relativo (ar de impacto) e a compressão do ar ocorre por difusão; um estreitamento geométrico longitudinalmente dentro do motor (não possui compressores).

A próxima fase é a combustão, onde há o encontro do ar comprimido com o combustível (no nosso projeto usamos GLP) e por fim a exaustão, onde gera-se a propulsão da aeronave.

É um motor de tecnologia militar e mesmo necessitando de auxílio para decolagem continua sendo econômico, pois pelo fato de atuar em altitudes estratosféricas encontra menos resistência do ar atingindo assim por volta de Mach 5 .

Nossa maior dificuldade [no projeto] foi acertar o tamanho da admissão de ar (o volume a ser admitido) e a geometria exata para um boa compressão.

Utilizamos de um motor interno para simular a admissão de ar ( já que não é motor real) que fica localizado na parte fria (azul) do motor, porém sempre destacamos que no motor Ramjet real não existe esta parte móvel.

O projeto é somente para demonstração e agora para estudo dos futuros alunos de Manutenção.

Aeronaves equipadas com motor Ramjet/Scramjet:

SR-71 Blackbird
X-43 A
X-15 A

Realizadores do projeto:
Victor Medici, Leandro Charleaux, Peter F. Lopes
Apoio Técnico:
Adriano , Rafael
Orientador:
Profº Generoso Ferrero

A seguir uma galeria de fotos dos alunos e do projeto de RAMJET feito por eles.
[nggallery id=26]

Tags:

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo