O que é aquele rastro que os aviões deixam no céu? #pergunta

Bruno, 19:32 em 20 de fevereiro de 2011
Eu gostaria de saber o que acontece com os motores dos aviões comerciais para sair aquela fumaça do motor, quando eles ja estao em voo.
Obrigado.

Aquela fumaça que é muito comum de ver quando os aviões já estão voando em nível de cruzeiro tem um nome engraçado: Contrails (que é uma abreviação americana para “condensation trails”, ou trilhas de condensação).

O Contrail se forma por causa da condensação do vapor de água em altas altitudes causadas pela saída dos gases quentes dos motores. Quando esses gases resfriam em contato com ar extremamente frio das altas altitudes, gotas de água microscópicas presentes na atmosfera condensam e formam as nuvens.

Estas nuvens geralmente aparecem acima dos 26 mil pés (8 mil metros) e somente se a temperatura externa estiver abaixo de −40 °C (frio pra dedéu).

Existem fotos lindíssimas de Contrails no Airliners.Net, e vídeos no Youtube também, afinal é um dos fenômenos visuais mais bonitos da aviação. Há algumas teorias de que os contrails influenciam no clima do planeta, mas como ainda não há uma conclusão se influencia de uma maneira positiva ou negativa, não vale a pena entrar no mérito.

Tags:

Sobre o Autor

Um técnico com bom senso :) 28 anos de aviação comercial, de Lockheed Electra a Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. O Aviões e Músicas possui moderadores de comentários e se reserva o direito de apagar quaisquer comentários que sejam ofensivos ou que não contribuam para uma discussão saudável. Pontos de vista divergentes são muito bem aceitos e incentivados, desde que se mantenha o mínimo de civilidade. Este é um espaço para discutirmos aviação :)
  • http://http:www.twitter.com/m4hmatias Mah Matias

    Show de explicações ;) Não sei se já foi falando aqui, mas depois poderiam falar sobre aqueles "vórtices de ponta de asa" que eu não lembro o nome correto :D

    Abraços Litão!

  • http://www.twitter.com/lvcivs Lvcivs

    Faz diferença no clima sim, mas em quantidades expressivas. Após o fechamento do espaço aéreo americano no 9 de setembro, foi possível comparar alguns dias sem voos com os "normais". Pelo que eu me lembro, havia sim uma pequena diferença, porém há muitos questionamentos.

    O fato é: contrail é uma nuvem alta que altera o balanço de radiação de uma forma que esquenta o planeta, mas só vai fazê-lo de forma realmente efetiva se forem muitos, que é o caso dos EUA, por exemplo.

    Mais infos:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Contrail#Vapour_trai

  • http://www.aeroentusiasta.com SIMIONI93

    É um tema interessante e polêmico, nos EUA tem contrails pra caramba!!!

  • Marcos Farley

    Olha que legal esse Contrail de um 747 da KLM que eu achei no Airliners.Net

    Interessante notar o 'estrago' que o vórtice na ponta das asas criam. Ele faz com que o contrail produzido pelos motores de fora (1 e 4) praticamente se "dobrem" sobre o contrail gerado pelos motores de dentro (3 e 4. Fantastic!!!!

  • João Guilherm

    Realmente é um efeito muito bonito. A relação entre os contrails e o clima realmente é um assunto interessante.

  • Micael

    Detalhe: os Cessninhas 172 também produz Contrails (hehehe!)

  • Marcos Farley

    Legal também é o vortex criado geralmente no momento do pouso na ponta dos flaps como aqui e href="http://www.airliners.net/photo/USA—Air/Boeing-C-17A-Globemaster/1807597/&sid=d11cf7bb046cb5835acf53fad3ef9a4d" target="_Blank">aqui e este que é fantástico href="http://www.airliners.net/photo/Morocco—Air/Lockheed-KC-130H-Hercules/1618990/L/&sid=d11cf7bb046cb5835acf53fad3ef9a4d" target="_Blank">aqui

  • Victor Medici

    Muito legal este assunto.

    Que Mega Contrail hein @Marcos Farley!!!

    @Micael: Nano-Contrails !!! Tímidos, mas estão lá! rs rs

  • Rodrigo

    Tem gente que já me perguntou se o contrail era rastro de fumaça de queima de DIESEL deixado pelo motor Oo! Eeeeeiita interiorrrrrr!

    Nice explanation!

    • Willian Fuzina

      E pau no teu brioco também viu?

  • Willian Fuzina

    Tudo tem uma explicação! Bah queimar DIESEL é triste!

    • LUCAS

      DIESEL??? AVIÃO USA DIESEL?????????????? PELO AMOR DE DEUS, NÃO FALE IMBECILIDADES!!!!!!!!!!

      • GabrielAP

        Acredito que o Willian estava se referindo ironicamente ao comentário do Rodrigo, que citou uma situação aparentemente absurda.
        De todo modo, igualmente acredito que todo comentário feito aqui com alguma impropriedade técnica deve ser tratado com respeito, sobretudo diante do propósito pedagógico/informativo do blog.
        Por fim, aviao movido à diesel não é nada absurdo, embora seja raro. Há alguns experimentais em que adaptaram o motor da antiga kombi à diesel, muito embora o peso do motor e sua alta vibração fosse um desafio a ser superado.
        Grande abraço!

        • http://www.avioesemusicas.com Lito

          Muito bem colocado Gabriel. Tenho pensado em permitir comentários apenas de usuários cadastrados no Blog, apesar de ser a favor da livre expressão, recentemente tenho moderado muitos comentários. Ainda vou pensar no que fazer.

      • Willian Fuzina

        Ah!!! Imbecilidades é o CARALIO!!!

      • Valério

        Eu também a pouco tempo atrás acharia o maior absurdo avião usar diesel, se você pensar em uma locomotiva, vai imaginar algo tão grande, pesado e fedorento, mas depois que vi esse post, mudei meus conceitos: http://culturaaeronautica.blogspot.com.br/2010/03/aviacao-leve-esta-chegando-hora-do.html

  • Anonimo

    estão dizendo por aí que essa fumaça é na verdade fumaça química!!!!

    • Anonimo

      vamos fazer uma denúncia gente!!!

  • Pingback: Viagem para San Francisco – Flight Report « Aviões e Músicas

  • Ricardo Gomes da Costa

    Imagine um dia de muito frio, quando expiramos o ar, faz aquele fuminho certo? q ate parece q estamos fumando, agora imagine um motor com todo a potência q tem milhões de vezes superiores a nossa força para expelir ar e a altitude em q a diferença de temperatura ainda é superior ao de cá em baixo, naturalmente vai deixar esse rasto…axo que de maneira mais leiga da para explicar assim :D Cumprimentos !

  • Verdadeoculta

    CONTRAIL E CHEMTRAIL……..RASTROS QUIMICOS

  • Davi-rocha-rasta

    isso é rastro químico! e é pr matar vc e eu seu mané!!!

  • http://twitter.com/_SilvaMarcelo Marcelo Gustavo

    Lito,possuo uma dúvida: Como os deficientes físicos viajam de avião, eles(os aviões) estão prontos para receber deficientes?

  • Gatuso

    Essa fumaça que na verdade não é fumaça e condensação do ar. Não polui nada.

  • Fabio

    Desculpe mas o texto tem um pequeno erro. Pode ser que em estou enganado mas, a formação do contrail não se dá pela condensação da água na atmosfera. Se dá pela condensação da água presente no combustível

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      @0199ac5743d78a8eb4441281d4123ec1:disqus , uma das principais preocupações em relação a combustíveis de aeronaves é exatamente a total ausência de água. A cada abastecimento é feito um check de presença de água no combustível e o teste tem que ser sempre negativo. Ainda que houvesse água no combustível, ela seria “queimada” na câmara de combustão, pois a água é mais pesada que o combustível e as bombas sempre sugam combustível da parte de baixo do tanque. Junte-se a isso o fato de haver bombas do tipo “scavenge jet pump” que envia qualquer resíduo de água para o motor.
      Extrato do manual de manutenção: 

      “The scavenge jet pump empties into the main fuel tanks. The inlets for the fuel boost pumps pick up water in small amounts and send it to the engine rather than allowing it to accumulate and cause system malfunction or structural corrosion.” 

      Logo, faz mais sentido o contrail ser gerado por condensação de gotículas de água na atmosfera do que por água no combustível. 

  • Renato Rangel

      Sou mecânico de aeronaves por mais de 30 anos. Digo com conhecimento de causa: rastro de fumaça branca à baixa altitude e em dias quentes, que demoram a dissipar, saindo dos escapamentos dos motores, de alguma aeronave, isto está totalmente errado.

  • Francisco Silva Filho

    Lito, quanto à dizerem por aí que aquela “fumaça” que os jatos deixam interferem no nosso clima, é a mais pura bobagem. Desde quando eu era criança, o meu analfabeto e leigo avô dizia que quando um avião daqueles (um jato) passava e não deixava aquele rastro (no nordeste), era sinal que estava se encaminhando para um grande período de seca. Portanto, o meu avô na sua sabedoria, acertou ou acertava, haja vista, ali ficar demonstrado a inversão térmica. Lá em cima muito frio, impedia a entrada de massa de ar quente. Se não entrava massa de ar quente, o clima estava estabilzado. Logo, a intercalação de chuva e tempo bom era logo esperado. Por outro lado, se o avião passasse e não deixasse aquele rastro, ficava claro a imensa massa de ar quente que estava ali pairada, impedindo a entrada de massa de ar frio ou frente fria suficiente para possibilitar as precipitações. É LÓGICO QUE, O CONTRAIL NADA MAIS É QUE O CHOQUE ABSURDAMENTE TÉRMICO DE UM CALOR DE UMA TURBINA QUE CHEGA A QUASE MIL GRAUS CONTRA UMA TEMPERATURA NEGATIVA SUPERIOR A 40 GRAUS CELSIUS NEGATIVOS. 

    • Wagner Brito

      Seu avô estava certo. Aqui em Cuiabá, quando vejo contrails no céu e elas duram muito tempo, é certeza que, nas próximas 24hrs, o clima ficará úmido. Se elas duram pouco e logo se dissipam, certeza de clima seco.

  • GabrielAP

    A internet, pela sensação de atuar anônimo, dá espaço a muitos abusos de expressão. Acredito eu que exigir cadastro prévio não tolha a liberdade de expressão, pois é facultado a todos o registro. Com isso, você conseguiria manter um controle maior do que é postado para coibir abusos. Ademais, a nossa Constituição Federal garante a liberdade de expressão, mas veda o anonimato (art. 5, IV, CRFB). Grande abraço!

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Boa opinião, obrigado. Na verdade o problema é um ‘trollzinho” que conecta com vários IPs do Canadá e com e-mails diferentes, e fica destratando outros leitores. A maioria das vezes eu consigo deletar antes que a maioria leia, mas dá trabalho. Vou adicionar o cadastro prévio para comentar, mas talvez antes faça uma pesquisa de opinião. O cadastro facilita o lado da moderação mas cria um passo a mais para o visitante que chega ao AeM pela primeira vez. 

      • Coringa

        POOOXA

  • Guest

    Qual a temperatura dos gases que saem da turbina?

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Clique neste link, opção 4: http://www.avioesemusicas.com/perguntas-frequentes

      • Guest

        Compreendido… desculpe então.

  • Anonimos

    Lito Estava na internet e achei um video de gente que não tem conhecimento falando merda 
    veja você http://www.youtube.com/watch?v=mcNxdBJKG_8&feature=channel&list=UL tente explicar para este povo oque é contrail por favor.

    • Pexepexepexe

      Não acredito que vi este vídeo, aguentei só até a metade. Como alguém pode ser tão.. não sei descrever tal incapacidade..

      • Pexepexepexe

        Tipo, é normal perguntar coisas de aviação, mas colocar um vídeo tão banal sem fundamentos é deprimente. Obviamente nem todo mundo( eu principalmente) não sei tudo de aviação mas eu pergunto aqui no blog do Lito pra saber,mesmo assim nao fiz vídeos banais.

        • Rodrigo Portam

          Pexepexepexe, creio que você se confundiu,o Anonimos não estava perguntando oque é,e sim querendo mostrar o vídeo de pessoas que estão equivocadas.

    • Paulo Villar

      Opa! Não consegui ver o vídeo… Será que retiraram?

      • Silva_Marcelo

        Estranho,porque está falando que é privado.Acho que ele recebeu tanto voto negativo que o dono fez essa mudança.

        • Paulo Villar

          Vai saber…

  • Arlei

    Tudo bem, concordo quando dizemos como acontecem a condensação… Mas, me expliquem então, porque eu presenciei uns desses aviões soltando essa fumaça numa certa manhã, onde esse soltava parcialmente até que acabou… ele deu uma volta bem longa, e retornou no mesmo local aonde tinha acabado essa fumaça e iniciou novamente.
    Arlei-MS

  • Rafael Rodrigues

    Lito, isso não seria a condensação da água resultante da queima do combustível? A queima perfeita de um hidrocarboneto resulta em CO2 + H20. Dessa forma, cada turbina, embora receba combustível completamente anidro, cospe toneladas de água na atmosfera.

    • Rafael Rodrigues

      Lito?

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Rafael, não é bem assim como você descreve. A quantidade de água resultante da queima não seria suficiente para cuspir toneladas de água, e se fosse seria maravilhoso, não teríamos problemas de poluição na atmosfera. Abs.

  • http://www.facebook.com/davi.freitas.75 Davi Freitas

    Pessoal, só uma dúvida: Se condensação é a passagem do estado gasoso para o líquido, como que gotas de água microscópicas presentes na atmosfera condensam e formam as nuvens? Não entendi…

    • Goytá

      Primeiro o vapor de água (que é um gás verdadeiro, incolor e invisível) se condensa em microgotículas; depois, essas microgotas se aglomeram numa nuvem (algo parecido com o “vapor” que sai de uma chaleira fervendo, entre aspas porque aquilo na verdade não é vapor no sentido químico e sim uma mistura de vapor verdadeiro com microgotas semelhantes às das nuvens). Se essas gotículas se aglomerarem demais, ficam pesadas demais para serem sustentadas pelo ar e aí chove.

      Lembre-se também que o estado da matéria no qual se encontra a água (e praticamente qualquer outra substância) depende não só da temperatura, como também da pressão (aquele gráfico dos três estados com o ponto triplo das suas aulas de Química no colégio). A pressão é mais baixa lá em cima – o que significa que a água fica sólida, líquida ou gasosa a temperaturas diferentes das daqui da superfície. A consequência é que essas transições de estado são mais delicadas e fáceis de acontecer lá em cima que aqui embaixo e pequenas variações da pressão atmosférica também podem causar transições de estado enormes e repentinas, mesmo que a temperatura não mude.

      Há também fenômenos mais complexos: por exemplo, uma condensação localizada numa região de poucos milímetros de extensão pode desencadear uma reação em cadeia que pode fazer uma nuvem inteira chover. Poluentes e poeira na atmosfera também podem facilitar ou dificultar o processo (por isto há aviões que borrifam cristais de iodeto de prata nas nuvens para tentar fazer chover em regiões secas). A própria química da molécula de água interfere – a gente tende a considerar a água como uma substância banal, mas os químicos não se cansam de ficar boquiabertos com o tanto que a água é uma substância muuuuuito louca, com propriedades únicas e estranhíssimas, que você quase não vê em nenhuma outra substância. Em especial, ela tem uma forma toda peculiar de atrair outras moléculas de água, que é diferente conforme a quantidade de moléculas envolvidas, e isso também faz parte do processo.

      E há outras coisas que determinam se a nuvem vai ficar lá quietinha com suas microgotas pairando pelo céu ou se aquela água vai cair – e se cair, quando vai ser isso e se vai ser como chuva, granizo, neve ou outras variações geladas que nem têm nome em português (nem Portugal é frio o suficiente para isso, até neve é pouco comum por lá), mas todo canadense, russo ou norueguês sabe de cor. (Lembre-se que orvalho e geada – que é orvalho congelado – não caem, nem vêm de nuvens: formam-se junto ao solo a partir da umidade do ar.)

      A ciência ainda está longe, muito longe de destrinchar esses processos todos, não só por ser difícil tanto observá-los quanto replicá-los em laboratório, como também porque eles seguem padrões caóticos e simplesmente ainda está engatinhando a matemática necessária para fazer esses cálculos – ninguém sabe calcular direito!

      • Goytá

        Fui eu quem respondi isso acima. Tentei apagar a resposta, mas a interface do Disqus não é nada clara quanto a isso e apaguei foi minha identificação e não há mais como editá-la ou fazer nada. Viajei demais na maionese, não prestando atenção em que página o Davi tinha postado a pergunta dele. Achei que tinha sido na página “Faça uma Pergunta” e que ele estava perguntando de nuvens em geral. Desculpe, Davi!

        Mas basicamente, o primeiro parágrafo acima ainda vale. Colocado de outra maneira, o ar (incluindo a umidade dele) é sugado pelos motores, onde parte dele alimenta a queima do combustível (que gera mais vapor de água) e outra parte passa direto mas é altamente comprimida e aquecida. Ao ser ejetado a altíssima pressão, esse ar vai acabar voltando à pressão do ar naquela altitude e esfriando muito, e bruscamente. Isso provoca a condensação. É o mesmo fenômeno que ocorre no bico da chaleira, só que em muito maior quantidade e com variações mais extremas de pressão e temperatura.

        Valem ainda minhas observações sobre como há muita coisa mais que interfere (inclusive a umidade relativa do ar naquele local por onde o avião está passando), o que explica por que às vezes há “contrails” e às vezes não.

        • ar-sousa

          É Goyta as coisas do criador são dificeis de intender e explicar rsrsrs. Li seu post e gostei da explicação!!!

        • ar-sousa

          De entender, desculpa o erro é a pressa de digitar rsrsrs

        • Eduardo Nuno Barros Mascarenha

          tudo isto como é óbvio sem núcleos de condensação, sejam aerossois. poeiras ou oxidos metálicos não se dá…tanto que a saturação atmosférica consegue chegar a 150% de humidade…desde que não tenha núcleos onde o vapor da água possa formar goticulas ou cristais de gelo no caso dos aerossois…

      • Eduardo Nuno Barros Mascarenha

        aerossois, acido sulfurico, poluição pura e dura, impacto no ciclo da água, na quantidade de radiação solar recebida e interferencia nos padroes climáticos…

        • Rids

          Talvez a maconha também influencie nesse fenômeno, tal como mostra esse vídeo:
          http://youtu.be/4sWruPb0T1s

          • Eduardo Nuno Barros Mascarenha

            pois…o que tomas não sei…para disparatares tanto na relação do assunto a esquizofrenia es´ta acentuada…

    • anonimo

      esse homem ai não sabe de nada
      proucure mais sobre isso aviões do governo em massa tentando acababar com 80% da população despejnado esses rastros químicos com muitas doenças pesquisa sobre a nova ordem mundial

  • PANTANAL

    URGENTE! rastros químicos de aviões no MS!!!

    • Goytá

      Ah, não, essa lenda urbana das “chemtrails” até aqui???

      • PS

        Lenda urbana? O que você acha que está causando a seca no estado de São Paulo, ‘queridão’? Segura essa (e peço ao Lito que por favor explore esta página, todas as postagens e tudo relacionado) então:

        https://www.facebook.com/InternationalChemtrail/photos/a.215428151960014.1073741828.215397338629762/279211385581690/?type=1&permPage=1

        • PS

          PS: Reparem que na postagem linkada eles falam como se a modificação através dos rastros químicos fossem para contornar a seca. Porém, moro no interior do estado, local sem tráfego aéreo, e TODA vez que o tempo está para chuva, logo em seguida eles pulverizam massivamente, até que aquela substância seca todas as nuvens. Pesquisem sobre HAARP, ‘artificial heaters’, emissores de ‘ELF’ e ‘chemtrails’, além de verem todos os posts daquela página, por favor. Eles pulverizam na ionosfera, não são rastros de condensação, aquilo fede a enxofre, e amostras de água colhidas em locais após pulverizações massivas revelam altíssima quantidade de óxidos de enxofre, de alumínio, de BÁRIO, entre outras substâncias/metais pesados, em nanopartículas, extremamente letais, naqueles componentes. Perguntem à ICA quais os componentes dos ‘chemtrails’ e eles responderão que uma resolução interna os proíbe de revelarem. E quando perguntados se não podem revelar por ser algo prejudicial, já que amostras revelam substâncias altamente nocivas para todos nós, eles dizem que não podem falar a respeito, e completam com o slogan “céus escurecidos são céus mais seguros”… Propagandeiam como algo benéfico! Mas então por que não podem revelar os “maravilhosos” componentes? Por favor, Lito e amigos ligados à aviação, investiguem a sério e profundamente isso, é real. Se quiserem, deixem contato, algum e-mail, convido-os à uma visita quando a coisa estiver ‘braba’ por aqui, e vocês verão com os próprios olhos, e sofrerão os malefícios desse genocídio químico na própria pele comigo. Prometo/garanto que não perderão a viagem. Obrigado.

          • PS

            David Keith (‘geoengenheiro’) fala em 200 milhões de toneladas de ÁCIDO SULFÚRICO, além das demais substâncias que citei acima, despejadas na nossa atmosfera!

            http://thecolbertreport.cc.com/videos/lv0hd2/david-keith

            Despopulação na cara dura sob máscara de algo maravilhoso como a ICA (CIA?) propagandeia!

          • PS

            PPS: E por ‘queridão’ não falei no pejorativo, apenas não sei se é homem ou mulher, por isso o termo entre aspas, com todo o respeito. Enfim, não é lenda mas sim realidade urbana (e rural etc), e é o que está causando a seca em SP.

  • mateus cristo

    Aos amante de avioe deixo aqui um local para escutas aeresa pode entrar no site http://www.itol.com.br , ou va em http://www.desastresaereos.net e clic no linc escutas aereas , abracos a todos espero que gostem

  • http://www.avioesemusicas.com.br/ Rodrigo Portam

    Que bela imagem no Instagram http://instagram.com/p/ZyDDTTRGaC/

  • AA

    cala sua boca, contrail não existe, pare de conspirar, EXISTE OS CHEMTRAILS QUE SÃO RASTROS QUIMICOS DEIXADOS NO CÉU, PROCURE SOBRE HAARP,GROENGENHARIA.

  • Stefan Brian

    Sejamos modestos, Contrail era o que realmente deveriamos ver nos céus hoje em dia, más na verdade o que não é mais raro de se ver é o Chemtrail que é Geo-Engenharia PURA, e que já se pode ver no Brasil, inclusive nos céus da minha pequena cidade que fica no Norte do País, Vilhena – Rondônia.

    Chemtrail é a pior coisa que já foi inventada pelo Filha da P#ta que é o Homem.
    Pesquisem, não estou me referindo a nenhum tipo de conspiração, isso realmente vem preocupando muitos cientistas.

    Ps: Eu era de Santa Bárbara – Califórnia, vim embora do para o Brasil com minha família porque é uma coisa impressionante de se ver o que fazem, e por incrível que pareça nada disso passa nos jornais.. abraços.

    • http://www.avioesemusicas.com.br/ Rodrigo Portam

      Só faltou postar as fotos dos barris de ensaio de voo.

    • Raick Pavanelli

      Olá amigo também sou de Rondônia Porto Velho

  • claudio

    com pode com esse calor , e tao frio nessa altitude?

    • Lucas Timm

      Por que os aviões voam acima da massa de calor…

  • Eduardo Nuno Barros Mascarenha

    e que tal estudar um bocadinho antes de dar respostas precipitadas? Aviation and the changing climate Commercial aviation´s dramatic growth over the past four decades has occurred amid increasing concern for the health of the atmosphere. International attention has focused on the integrity of the ozone layer, increasing emissions of greenhouse gases, and the influence of aerosols on climatic change.
    Emissions from jet engines are deposited throughout the atmosphere, including reomte regions of the upper troposphere and lower stratosphere, where long-distance aircraft cruift. At those altitudes, aviation emissions have greater potentail to change ozone abundances and affect climate.
    web.mit.edu/aeroastro/sites/waitz/publications/AAarticle.pdf

  • Micky Oliver

    Legal! Aqui em MG, passam muitos aviões indo e vindo do GIG (Galeão no Rio) e as vezes, olho para o céu e vejo esses rastros e ficava pensando o que era e finalmente, resolvi pesquisar na net. Valeu! hehehe

    • anonimo

      isso é rastro químico
      aviões do governo vindo substancia toxicas deixando muita gente doente
      o governo quer acabar com 80% da população … pesquisa sobre a nova ordem mundial

  • Souza

    Legal!

  • Moraes,Marcos

    Boa resposta.

Topo