banner livro

O que é aquele rastro que os aviões deixam no céu? #pergunta

Bruno, 19:32 em 20 de fevereiro de 2011
Eu gostaria de saber o que acontece com os motores dos aviões comerciais para sair aquela fumaça do motor, quando eles ja estao em voo.
Obrigado.

Aquela fumaça que é muito comum de ver quando os aviões já estão voando em nível de cruzeiro tem um nome engraçado: Contrails (que é uma abreviação americana para “condensation trails”, ou trilhas de condensação).

O Contrail se forma por causa da condensação do vapor de água em altas altitudes causadas pela saída dos gases quentes dos motores. Quando esses gases resfriam em contato com ar extremamente frio das altas altitudes, gotas de água microscópicas presentes na atmosfera condensam e formam as nuvens.

Estas nuvens geralmente aparecem acima dos 26 mil pés (8 mil metros) e somente se a temperatura externa estiver abaixo de −40 °C (frio pra dedéu).

Existem fotos lindíssimas de Contrails no Airliners.Net, e vídeos no Youtube também, afinal é um dos fenômenos visuais mais bonitos da aviação. Há algumas teorias de que os contrails influenciam no clima do planeta, mas como ainda não há uma conclusão se influencia de uma maneira positiva ou negativa, não vale a pena entrar no mérito.

Tags:

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo