banner livro

O que é esse barulho de serrote do Airbus A320?

O Leitor Yan Gabriel perguntou: “O que é esse barulho de serrote quando o avião estaciona no gate”?

Eis o “serrote”:

Foi a primeira vez que ouvi alguém fazendo analogia com o serrote, mas já ouvi muitas vezes pessoas perguntando sobre o latido do cachorro louco…rs
Barulhos estranhos em aviões sempre preocupam as pessoas, é comum ver as reações de “que barulho foi esse?” quando a trava do trem atua para descer o trem de pouso, ou o barulho das portas do alojamento se fechando.

Mas esse barulho que o Airbus A320 faz sempre levanta questionamentos dos passageiros, e se você estiver viajando na parte de trás vai ouvir:
“O que é isso?”
“Alguém esqueceu de prender o cachorro?”
“Avisem o mecânico que tem alguma coisa muita errada abaixo do piso!”

O barulho vem da PTU (Power Transfer Unit), que é uma espécie de bomba hidráulica reversível. O A320 tem três sistemas hidráulicos independentes, o Azul, o Verde e o Amarelo. Pra não ficar muito técnico, simplisticamente o sistema verde é pressurizado por uma bomba no motor, o amarelo pela bomba do outro motor (e também por uma backup elétrica) e o sistema azul por bombas elétricas. A PTU fica localizada entre o sistema verde e o amarelo, e óleo hidráulico de qualquer um dos dois sistemas pode fazer a bomba girar para pressurizar o outro lado em caso de falha (os sistemas não se misturam).

Esquema ultra-simplificado do Sistema Hidráulico de um A320

Esquema ultra-simplificado do Sistema Hidráulico de um A320

Cada sistema hidráulico opera com 3000 PSI, se a diferença entre o amarelo e o verde exceder 500 PSI, a PTU é energizada para pressurizar o sistema mais baixo, ou seja, se uma bomba amarela ou verde falhar, o sistema será pressurizado pela bomba do outro lado através da PTU.

Tem toda uma lista de condições que faz a PTU funcionar e não vou lembrar de todas (nem é o caso neste post), mas o que acontece no vídeo acima após a chegada no gate é o seguinte: Durante o Taxi com apenas um motor, o motor esquerdo estará rodando e pressurizando o sistema verde e o sistema amarelo estará sendo pressurizado pela bomba elétrica. Ao chegar ao gate, quando o piloto desliga a bomba elétrica e o motor esquerdo já foi cortado mas continua ainda girando por inércia, a pressão amarela cai enquanto a verde se mantem, então a PTU entra em funcionamento até que os sistemas se equalizem (ou a diferença entre um e outro diminua de 500 PSI).

Pronto, agora que já está explicado o que é o barulho, da próxima vez que você tiver voando num A320 e alguém perguntar “que barulho é esse?”, impressione quem estiver ao seu lado dizendo com ar de conhecedor:

“É a PTU equalizando as pressões hidráulicas” :)

Ou então, pra sacanear, diga: “Você não viu o tamanho do cachorro que embarcaram?”

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo