banner livro

O que é esse tal G6 (G Six) da música que não para de tocar na rádio?

Caso você ainda não tenha ouvido (o que acho difícil porque esta musica é bombardeada pelo radio o dia inteiro), aqui esta um link para ouvir: http://blip.fm/~10gmap. Deixo apenas um aviso: a música gruda no cerebelo e no hipocampo.

Se você já ouviu, ficou curioso mas não foi pesquisar sobre o que seria o tal G6, seus problemas acabaram :)

A letra da música não é la essas coisas, só fala de bebida alcoolica e energéticos, mas o refrão chama a atenção: “LIKE A G6, LIKE A G6”

Poppin’ bottles in the ice, like a blizzard

When we drink we do it right gettin’ slizzard

Sippin’ sizzurp in my ride, like Three 6

Now I’m feelin’ so fly like a G6

A banda Far East Movement, cuja musica “Like a G6” chegou ao segundo lugar nas 100 mais da Billboard, revelou que a inspiração para cantar o G6 veio de uma outra música de um Rapper chamado Drake que cantava:

“I know G4 pilots on a first-name basis.” (Eu conheço os pilotos de G4 pelo primeiro nome).

Far East Movement decidiu fazer melhor e cantar que voavam como o G6.

Quando a música atingiu o primeiro lugar na loja do Itunes, os empregados da empresa que fabrica o Gulfstream começaram a receber o link para download da musica e ficaram espantados com o entusiasmo sobre o jato na cancão. O único problema é que o G6 na verdade é o G650, o jato executivo top de linha da Gulfstream.
Até a versão 5 de seus jatos, a Gulfstream os batizava com números romanos (G-III, G-IV, G-V), mas depois mudou a numeração e passou a usar G450, G550 e o famoso G6 passou a ser G650.

A foto é bonita, mas o que esse G6 tem pra ser tao famoso?
Bem, fora o preço que não é para qualquer um, o G6 é o avião civil mais rápido do mundo, cruzando a Mach 0.90. Também é o que tem a maior autonomia entre os jatos executivos (7.000 milhas náuticas / mais de 12.964 km) e como se não bastasse ser já o mais rápido, o ano que vem será certificado pelo FAA para voar a Mach 0.925 (que hoje é o MMO e aviões comerciais como um Boeing 777 voam a Mach 0.86 na média).

Pra quem não conhece número Mach, ele é representado em porcentagem da velocidade do som, ou seja, o G6 voa a quase 93% da velocidade do som… isto é assombroso, pois quanto mais próximo da velocidade do som, mais problemas aerodinâmicos têm que ser corrigidos e um controle bem rígido deve existir para que a aeronave não ultrapasse a velocidade do som, pois os resultados podem ser catastróficos (as aeronaves supersônicas possuem um perfil de asa diferente dos aviões sub-sônicos).

Pronto, agora que já sabem o que é o tal G6 da música, só precisam arrumar um jeito de descolar ela do hipocampo..hehehe.

E se alguém quiser comprar o avião: http://www.gulfstream.com/products/g650/specifications.htm

UPDATE: Antes que mais alguém apareça dizendo que o G6 da música é um carro, olhem na Wikipedia que foi atualizada. Se não acreditar na Wikipedia, olhe no Urban Dictionary.
Agora parem de comentar que G6 é um carro!

Tags: ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo