O que são aquelas coisas que parecem um tanque que ficam embaixo das asas? #perguntas

Boa Tarde, tem uma coisa que sempre quis saber, o que sao aquelas coisas tipo tanques que ficam embaixo da asa, que quando o flap se abre eles abrem junto. Qual o nome?Leitor

Vamos começar pelo nome: O oficial é “Flap Support Fairing”, o apelido é “Flap Canoe”. Em português chamamos de carenagem do Flap ou canoa do Flap.

E para que serve?

Serve para duas coisas: A primeira função é aerodinâmica. Como possui uma forma de gota de água (a forma que causa a menor resistência ao avanço no ar), ajuda a aeronave a economizar combustível pela redução do arrasto aerodinâmico.

A segunda função é esconder e proteger o mecanismo que faz os flaps se “desfolharem”.

Você não tem uma foto melhor pra mostrar como é essa canoa por baixo?

Claro que tenho.

A primeira foto mostra algumas canoas e a segunda a canoa principal aberta, mostrando um pouco do mecanismo interno que ela ajuda a proteger.

Flap e suas carenagens vistas por baixo da asa

Algumas "canoas" abertas

Canoa principal da asa esquerda

Carenagem do flap aberta

Carenagem da canoa principal com o Flap abaixado

Se essas carenagens não existissem, ao olhar embaixo da asa você veria umas coisas estranhas como isso aqui ó:

Consegue imaginar a quantidade de turbulência que esse mecanismo iria gerar voando a mais de 900 km/h? Você acha que um avião poderia voar sem essa canoa?

Sim, poderia! Por incrível que pareça pode-se despachar um avião com uma dessas canoas faltando, bastando apenas restringir uma certa quantidade de peso para as fases de decolagem, subida e descida. Esta restrição é calculada pelo fabricante para cada modelo de aeronave e faz parte de um manual especial de despacho com equipamentos fora de configuração.

Aí está, como tudo na aviação, há um “porquê” e uma redundância.

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Um técnico com bom senso :) 28 anos de aviação comercial, de Lockheed Electra a Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
  • http://www.facebook.com/filipe.barrozo Filipe E Carol Barrozo

    O Flap canoe além das funções a ele atribuídas também possui a função estética pois tenho certeza que nenhum passageiro se sentiria seguro ao ver o visual sem a carenagem, pois dá idéia de de falta de cuidado da manutenção, parabéns Lito, vcs como sempre dando informações consistentes e importantes para os amantes da aviação…

  • http://www.facebook.com/people/Gabriel-Paes/1296544857 Gabriel Paes

    Muito legal o post, estamos tão acostumados com essas capas, que qualquer mostra dos sistemas causaria pânico… rs

  • CHACAL

    LITO, UMA VEZ VIAJANDO DE GRU PARA CNF NA ANTIGA VARIG EM UM B737 300 DEVE TER UNS 8 ANOS ISSO, COMO ESTAVA NA JANELA JUNTO À ASA ESQUERDA CONSTATEI UMA MANCHA DE OLEO SOBRE A ASA COMO SOU MECANICO INDUSTRIAL FIQUEI OBSERVANDO ATE CHEGAR AO POUSO EM CONFINS E FOI JUSTAMENTE QUANDO VI OS FLAPS DESLZAREM QUE VI O VAZAMENTO EM UM TUBO NA PARTE INTERNA DA ASA. QUANDO DESCI DO AVIAO INFORMEI A UM COMISSARIO DE BORDO O QUE TINHA VISTO. AGORA A PERGUNTA SERA QUE O COMANDANTE ESTA CIENTE DO OCORRIDO, E SERA QUE O COMISSARIO REPORTOU A ELE O OCRRIDO

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Olá Chacal, na NET dê preferência a escrever em letras minúsculas, pois escrever tudo em maiúsculas significa que você está gritando. Se você informou a comissária, ela tem a obrigação de informar o comandante e este informar a manutenção. Abs.

  • http://www.facebook.com/A.Tambelli Alan Tambelli

    Adorei o post… assim como adoro o blog. Vivo compartilhando postagens daqui com meus companheiros de curso (célula MMA).

    Vlw

  • Celso

    Parabéns pela explicação.. Achei interessante vc responder esse tipo de pergunta!

  • aviador95

    Nossa, sempre quis saber o que era aquilo, esse sBlog é muito bom, obrigado.

  • uriel

    Eu que perguntei isto , vlw Lito mto bom seu blog.

  • cassio

    cool !!

  • Claudio

    Eu li que também servem para reduzir o ruído e foi inspirado pelo estudo do perfil de voo das corujas (que são os voadores mais silenciosos que existem) para garantir sucesso nas caças noturnas.

  • Caio Santos

    Ow!!!!
    Sempre tive essa duvida!!!!!
    Mto Obrigado…..

  • Luan Trindade Porto Alegre

    Muito obrigado pela resposta. Sempre tive essa dúvida.

  • Gustavo Campos Matos

    libera no mel?

  • Thiago Müller

    Aproveitando a pergunta, e o barulho de serra que da logo após o embarque?.

  • Jaderson Cividini

    eu jurava que eram tanques de combustível

  • Ivanilson de Góis Ulisses

    -Lito porque no display do 737 800 só aparece a velocidade baixa de 270 kt ou nó 140..o máximo que eu vi foi de 308 kt que equivale a 569 km/h sendo que a velocidade de cruzeiro é de 850km/h que equivale a 450kt ou nó.
    -isto vejo em videos de yutube, fsx, fly simulator etc
    -A velocidade é medida por esse instrumento mesmo ou é em outro local!

    • Vinicius Belinatti

      Cara acima de 25 mil pés não se lê mais velocidade pelo Velocímetro de Indicada, vai ler no Navigation Display, pela TAS (True Air Speed) que mede velocidade do ar e pela GS (Ground Speed) ou velocidade em relação ao solo

  • Lucas Franco.

    Olá Lito, Boa, Já havia acompanhado esse tópico à anos atrás, muito bom! mas ultimamente estou reparando algo, Você saberia me responder o porque de algumas cias aéreas pintarem de vermelho a Ponta da canoa de flap? isto seria alguma indicação ou apenas questões estéticas? Obrigado!

Camiseta Electra
Topo