Camiseta Electra

O que são aquelas coisas que parecem um tanque que ficam embaixo das asas? #perguntas

Boa Tarde, tem uma coisa que sempre quis saber, o que sao aquelas coisas tipo tanques que ficam embaixo da asa, que quando o flap se abre eles abrem junto. Qual o nome?Leitor

Vamos começar pelo nome: O oficial é “Flap Support Fairing”, o apelido é “Flap Canoe”. Em português chamamos de carenagem do Flap ou canoa do Flap.

E para que serve?

Serve para duas coisas: A primeira função é aerodinâmica. Como possui uma forma de gota de água (a forma que causa a menor resistência ao avanço no ar), ajuda a aeronave a economizar combustível pela redução do arrasto aerodinâmico.

A segunda função é esconder e proteger o mecanismo que faz os flaps se “desfolharem”.

Você não tem uma foto melhor pra mostrar como é essa canoa por baixo?

Claro que tenho.

A primeira foto mostra algumas canoas e a segunda a canoa principal aberta, mostrando um pouco do mecanismo interno que ela ajuda a proteger.

Flap e suas carenagens vistas por baixo da asa

Algumas "canoas" abertas

Canoa principal da asa esquerda

Carenagem do flap aberta

Carenagem da canoa principal com o Flap abaixado

Se essas carenagens não existissem, ao olhar embaixo da asa você veria umas coisas estranhas como isso aqui ó:

Consegue imaginar a quantidade de turbulência que esse mecanismo iria gerar voando a mais de 900 km/h? Você acha que um avião poderia voar sem essa canoa?

Sim, poderia! Por incrível que pareça pode-se despachar um avião com uma dessas canoas faltando, bastando apenas restringir uma certa quantidade de peso para as fases de decolagem, subida e descida. Esta restrição é calculada pelo fabricante para cada modelo de aeronave e faz parte de um manual especial de despacho com equipamentos fora de configuração.

Aí está, como tudo na aviação, há um “porquê” e uma redundância.

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Um técnico com bom senso :) 28 anos de aviação comercial, de Lockheed Electra a Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
  • http://www.facebook.com/filipe.barrozo Filipe E Carol Barrozo

    O Flap canoe além das funções a ele atribuídas também possui a função estética pois tenho certeza que nenhum passageiro se sentiria seguro ao ver o visual sem a carenagem, pois dá idéia de de falta de cuidado da manutenção, parabéns Lito, vcs como sempre dando informações consistentes e importantes para os amantes da aviação…

  • http://www.facebook.com/people/Gabriel-Paes/1296544857 Gabriel Paes

    Muito legal o post, estamos tão acostumados com essas capas, que qualquer mostra dos sistemas causaria pânico… rs

  • CHACAL

    LITO, UMA VEZ VIAJANDO DE GRU PARA CNF NA ANTIGA VARIG EM UM B737 300 DEVE TER UNS 8 ANOS ISSO, COMO ESTAVA NA JANELA JUNTO À ASA ESQUERDA CONSTATEI UMA MANCHA DE OLEO SOBRE A ASA COMO SOU MECANICO INDUSTRIAL FIQUEI OBSERVANDO ATE CHEGAR AO POUSO EM CONFINS E FOI JUSTAMENTE QUANDO VI OS FLAPS DESLZAREM QUE VI O VAZAMENTO EM UM TUBO NA PARTE INTERNA DA ASA. QUANDO DESCI DO AVIAO INFORMEI A UM COMISSARIO DE BORDO O QUE TINHA VISTO. AGORA A PERGUNTA SERA QUE O COMANDANTE ESTA CIENTE DO OCORRIDO, E SERA QUE O COMISSARIO REPORTOU A ELE O OCRRIDO

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Olá Chacal, na NET dê preferência a escrever em letras minúsculas, pois escrever tudo em maiúsculas significa que você está gritando. Se você informou a comissária, ela tem a obrigação de informar o comandante e este informar a manutenção. Abs.

  • http://www.facebook.com/A.Tambelli Alan Tambelli

    Adorei o post… assim como adoro o blog. Vivo compartilhando postagens daqui com meus companheiros de curso (célula MMA).

    Vlw

  • Celso

    Parabéns pela explicação.. Achei interessante vc responder esse tipo de pergunta!

  • aviador95

    Nossa, sempre quis saber o que era aquilo, esse sBlog é muito bom, obrigado.

  • uriel

    Eu que perguntei isto , vlw Lito mto bom seu blog.

  • cassio

    cool !!

  • Claudio

    Eu li que também servem para reduzir o ruído e foi inspirado pelo estudo do perfil de voo das corujas (que são os voadores mais silenciosos que existem) para garantir sucesso nas caças noturnas.

  • Caio Santos

    Ow!!!!
    Sempre tive essa duvida!!!!!
    Mto Obrigado…..

  • Luan Trindade Porto Alegre

    Muito obrigado pela resposta. Sempre tive essa dúvida.

  • Gustavo Campos Matos

    libera no mel?

  • Thiago Müller

    Aproveitando a pergunta, e o barulho de serra que da logo após o embarque?.

  • Jaderson Cividini

    eu jurava que eram tanques de combustível

  • Ivanilson de Góis Ulisses

    -Lito porque no display do 737 800 só aparece a velocidade baixa de 270 kt ou nó 140..o máximo que eu vi foi de 308 kt que equivale a 569 km/h sendo que a velocidade de cruzeiro é de 850km/h que equivale a 450kt ou nó.
    -isto vejo em videos de yutube, fsx, fly simulator etc
    -A velocidade é medida por esse instrumento mesmo ou é em outro local!

banner aem
Topo