banner livro

O que são aquelas coisas que parecem um tanque que ficam embaixo das asas? #perguntas

Boa Tarde, tem uma coisa que sempre quis saber, o que sao aquelas coisas tipo tanques que ficam embaixo da asa, que quando o flap se abre eles abrem junto. Qual o nome?Leitor

Vamos começar pelo nome: O oficial é “Flap Support Fairing”, o apelido é “Flap Canoe”. Em português chamamos de carenagem do Flap ou canoa do Flap.

E para que serve?

Serve para duas coisas: A primeira função é aerodinâmica. Como possui uma forma de gota de água (a forma que causa a menor resistência ao avanço no ar), ajuda a aeronave a economizar combustível pela redução do arrasto aerodinâmico.

A segunda função é esconder e proteger o mecanismo que faz os flaps se “desfolharem”.

Você não tem uma foto melhor pra mostrar como é essa canoa por baixo?

Claro que tenho.

A primeira foto mostra algumas canoas e a segunda a canoa principal aberta, mostrando um pouco do mecanismo interno que ela ajuda a proteger.

Flap e suas carenagens vistas por baixo da asa

Algumas "canoas" abertas

Canoa principal da asa esquerda

Carenagem do flap aberta

Carenagem da canoa principal com o Flap abaixado

Se essas carenagens não existissem, ao olhar embaixo da asa você veria umas coisas estranhas como isso aqui ó:

Consegue imaginar a quantidade de turbulência que esse mecanismo iria gerar voando a mais de 900 km/h? Você acha que um avião poderia voar sem essa canoa?

Sim, poderia! Por incrível que pareça pode-se despachar um avião com uma dessas canoas faltando, bastando apenas restringir uma certa quantidade de peso para as fases de decolagem, subida e descida. Esta restrição é calculada pelo fabricante para cada modelo de aeronave e faz parte de um manual especial de despacho com equipamentos fora de configuração.

Aí está, como tudo na aviação, há um “porquê” e uma redundância.

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo