banner livro

O que são aqueles ferrinhos dentro do canopy dos jatos militares?

Ontem eu postei no Facebook esta foto abaixo do Short Tucano MK1 para mostrar as diferenças para o Tucano e o Super Tucano Brasileiro, e um leitor Felipe Mota fez uma pergunta:

Short Tucano MK1 – Foto ©Lito

Porque o canopy dele tem aqueles “ferrinhos” em cima?

Vou colocar uma foto melhor de outro avião, que mostra bem os “ferrinhos”para poder explicar:

Cordas explosivas – Clique para ampliar – Foto FantasyStock

Aquelas “ferrinhos” são chamados MDC (Miniature Detonating Cord), que em uma tradução livre seria miniatura de pavio detonante, não sei que nome teria o equipamento em português, se algum especialista em aviação militar souber, favor deixar nos comentários para todos aprenderem.

UPDATE: PFF do vootatico informa que o nome em português é Cordel Detonante. Obrigado!

Esse mini-detonador serve para explodir o canopy em caso de ejeção, para evitar que o choque do capacete do piloto com o plexiglass do cockpit possa causar compressão da espinha.

Estes mini-detonadores não são usados em todos os caças, somente quando o próprio canopy não possui um mecanismo rápido o suficiente para “sair da frente” quando o assento ejetar. Ver abaixo canopy do F/A 18 Super Hornet, que não possui os detonadores, já que o canopy inteiro se ejeta antes do assento.

Canopy do Super Hornet – Foto ©Lito

Alguns aviões antigos, que não possuem assento ejetável, têm uns “ferrinhos” por dentro do canopy (O T38 Trojan é um exemplo em alguns modelos), mas obviamente aquilo não são detonadores e sim antenas de rádio.

Tags: , , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo