banner pneufree.com

O que significa o “N” nas siglas dos instrumentos de N1 e N2 dos motores a jato?

Mensagem: Olá Lito tudo bem?
Estou com uma duvida, que está extremamente difícil de ser sanada, procurei de varias maneiras lendo livro (Motor a Reação – Palharini), procurando no Google mas nada. A minha duvida é: qual é o significado REAL de N1 ou NG. Não consegui descobrir… alguns dizem que tem a ver como uma homenagem a Newton (mas acho que seria explicito, estaria em todo canto, mas não encontrei em canto nenhum) o mais perto que cheguei foi Turbina de Gas Natural, mas ainda não estou confiante.
Espero que possa me ajudar.
Remetente:Carlos Roberto

Este é o tipo de pergunta que eu mesmo nunca me fiz.
Todos (não leigos) sabemos o que é N1 e N2 (ou até N3), que vem a ser a nomenclatura dos eixos de um motor a reação: N1 é o eixo da turbina de baixa pressão (LPT) e do compressor de baixa (LPC). N2 é o eixo da turbina de alta (HPT) com o compressor de alta (HPC). Se houver um terceiro eixo (caso dos motores Rolls Royce), se chamará N3.

Eixos do motor - N1 e N2

Mas o que significaria a letra “N”?

Eu tinha uma suposição que encaixava mais ou menos com o que li em forums internacionais de aviação: O “N” seria uma notação de engenharia para designar rotação axial ou número de voltas em um eixo, da mesma maneira como “F” é usado para força e “α” (alpha) para ângulos.

Este é um exemplo de várias respostas que encontrei em forums americanos:

it is generally standard for Mech eng types to always use N when referering to different shafts and gears when doing ratio’s

Traduzindo: É padrão para engenheiros mecânicos sempre usar N quando se referindo a diferentes eixos e engrenagens quando calculando a razão [entre uma e outra]. Esta resposta também fazia sentido, mas aqui no Aviões e Músicas eu não afirmo nada sem ter uma referência oficial.

Resolvi então escrever para a Pratt e Whitney (nada melhor do que perguntar a um fabricante de motores não é?) e a resposta, embora prática, tira até um pouco da aura de mistério em torno da letra “N”.

Esta é a resposta da PW:

Resposta da PW sobre a letra N

Traduzindo: A PW tem um dicionário padrão de abreviações e o N é simplesmente um designador numérico, N1 de “Number 1”, N2 de “Number 2” e por aí vai.

Bem mais simples do que nossa imaginação pensava né?

Tags:

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
banner livro
Topo