banner pneufree.com

O sample usado em Somebody That I Used To Know do Gotye e as paródias

A música é uma delícia. A voz da Kimbra é “limpa e açucarada” (clean and sugar soaked como disse Martin Davis da Click Music).
Em julho do ano passado fez sua primeira aparição no Youtube e hoje tem mais de 350 milhões de visualizações. Ganhou prêmios de toda espécie, inclusive para o vídeo muito bem produzido com os cantores “pelados” e a técnica de stop motion. Foi a música interpretada por um homem que ficou mais tempo em primeiro lugar como single nas paradas americanas desde 2008.
Tem refrão chiclete, eu passo dias com essa música no subconsciente. E olha que já faz muito tempo que a ouvi a primeira vez.

Tem também uns remix dance muito bons, entre eles a versão do Tiësto, que é a que rola nas rádios. Eu não curto muito a veia trance do Tiësto, mas o remix é show de bola.

Resolvi escrever do Gotye agora porque o amigo Heinz publicou em seu Facebook o clipe desta canção e eu lembrei de mostrar uma coisa muito interessante a respeito dela: a base de guitarra é um sample tirado de uma música de um compositor e guitarrista Brasileiro morto em 2001, chamado Luiz Bonfá.

Para quem já conhece Somebody That I Used To Know, vá direto para o segundo clipe e ouça os primeiros acordes da música “Seville” e se surpreenda com o poder dos samplers quando bem utilizados. Para quem não conhece, primeiro veja o clipe do Gotye e depois o do Luiz Bonfá. O terceiro clipe é um Mashup com as duas juntas (pleonasmo proposital ;)

Gotye



Luiz Bonfá – Seville


Mashup – As duas juntas


E como estamos na era social, os bônus dos fãs:

Versão Star Wars – Impagável
Versão Política – Sensacional
Versão Infantil
Versão Homosexual Feminina
Versão Muppets

Tags: , , , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
banner livro
Topo