banner livro

O Terminal 3 do Aeroporto Guarulhos é apresentado em maquete digital

Ontem, a Infraero apresentou ao público uma maquete digital do que virá a ser o Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos (que deveria estar pronto há dez anos) e coloco abaixo o vídeo para apreciação de quem não viu ainda.

Pois bem, pelo que eu contei, serão 14 posições de Finger no terminal (contra 11 em cada terminal hoje), mas a repórter fala que ele terá capacidade maior que os dois terminais atuais juntos. Bem, pode ser que acomode mais gente, mas o número de aviões não será tão maior (ou então não mostra direito no vídeo) do que os dois atuais terminais juntos.

A questão da acomodação estará resolvida por um tempo, mas a do tráfego não está e deve piorar, já que mais aviões terão que continuar usando apenas uma pista, já que absurdamente não dá para fazer operações paralelas nas pistas paralelas (piada pronta), a menos que a ICAO abra uma exceção para o Brasil.

Obviamente o vídeo não mostra, mas todo o sistema rodoviário em volta do aeroporto terá que ser mudado, pois hoje já está saturado e não suportando o tráfego.

Não foi divulgado neste vídeo a entrega da obra, mas em uma notícia de Novembro do ano passado da editora Abril, a obra não ficará pronta para a copa.

Bem, eu estou torcendo muito para dar tudo certo, sem superfaturamento para evitar suspensão pelo Ministério Público e que o planejamento leve em conta a operação de movimentação de aviões e equipamentos, que foi esquecida no planejamento inicial.

E alô Governo de São Paulo, vamos fazer o tal do metrô até o aeroporto pra desafogar as Rodovias Dutra e Ayrton Senna??

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo