banner livro

Ooooops, maior cargueiro em volume do mundo pousa em pista errada nos EUA

Ontem a noite, um 747 Dreamlifter, super cargueiro usado pela Boeing para transportar partes do B787 pousou no pequeno aeroporto Coronel Jabara ao invés de pousar na Base Aérea McConnell [Air Force Base].
Boeing-747lcf-Dreamlifter

Até aí nada demais, o problema é que a pista de Jabara tem apenas 1859 metros de comprimento, só 300 metros a mais que o Santos Dumont no Rio, e o pior, o Rio está ao nível do mar e Bajara está a 1400 pés de altitude.

Não é a primeira vez que um avião com capacidade maior do que o aeroporto comporta pousa erroneamente, aqui mesmo no AeM já postei dois casos: O DC-8 e o C-17, e ambos conseguiram sair com sucesso do local, depois de muitos cálculos de performance.

Dreamlifter parado em Bajara

Dreamlifter parado em Jabara

Embora possa parecer um erro grotesco, vejam só esta imagem que tirei do Google Earth mostrando a proximidade dos dois aeroportos, e o pior, as pistas são alinhadas no mesmo sentido:

Jabara acima

Jabara em cima e McConnell Air Force Base abaixo

Ainda é cedo para saber como vão decolar o Dreamlifter de lá, mas ele precisa de mais de 2600 metros para decolar com peso máximo. Com ele totalmente vazio (como fizeram com o DC-8), e os motores a pleno, será possível apreciar uma bela decolagem.

Aqui abaixo o diálogo entre a torre e os pilotos, quando estes percebem que pousaram no aeroporto errado.

Este post será atualizado conforme novas informações chegarem.

Update 1: Não só o comprimento da pista é um empecilho, existe a chance do peso da aeronave ter causado danos ao asfalto da pista, que não foi projetada para “mamutes” deste tamanho. Após análise da pista e descarregamento, tentarão decolar ainda hoje. Com pouco combustível e zero de carga, o 747 é capaz de decolar com 110 nós (177 203 km/h) em full thrust take off, portanto se a pista estiver em bom estado, não vai ser problema sair de lá.

Update 2 DECOLOU (via Rodrigo Muniz / Gustavo Pilati):

Update 3: Nota Oficial da Boeing:

Um Dreamlifter com destino a McConnell Air Force Base em Wichita pousou inadvertidamente mas com segurança ontem a noite no aeroporto Colonel James Jabara Airport. Não houve qualquer ferido ou danos a aeronave.
O avião pode decolar daquela pista e o fará na tarde de hoje. De lá seguirá para o pouso em McConnell Air Force Base.
A Boeing contrata a Atlas Air para voar esta aeronave. Estamos trabalhando com a Atlas Air para determinar as circunstâncias [do pouso].

Doug Alder – Media Relations – Boeing Commercial Airplanes

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo