Camiseta Electra

Ooops! Um C-17 da Força Aérea Americana pousou em um minúsculo aeroporto por engano #video

Os oficiais da Força Aérea Americana estão investigando o que aconteceu para um C-17 Globemaster III que seguia para MacDill Air Force Base ter pousado por engano no pequeno aeroporto Peter O. Knight na Florida na última Sexta Feira dia 23 de Julho.

Capturei uma foto do Google Earth para mostrar a diferença de tamanho entre as duas pistas:

Google Maps mostra o local onde o C-17 deveria ter pousado

Seta mostra onde o C-17 pousou e onde deveria ter pousado

Felizmente não houve danos na pista nem na aeronave. O pequeno aeroporto serve somente monomotores particulares e alguns helicópteros, imaginem o susto de quem viu a cena do pouso. Quem quiser ver de perto o C-17, fiz um walkaround nele este mês.

Obviamente não é a primeira vez que isso acontece, e há o famoso caso do DC-8 no Vietnan, entre outros acontecimentos, inclusive aqui no Brasil, como o Azul que pousou em pista errada ano passado.

O C-17 era tão grande pra essa pista, que parou a menos de 3 metros do final dela, e teve que usar reversores para fazer a volta já que não havia como manobrar em pista tão estreita. A pista principal de MacDill, onde o C-17 deveria ter pousado tem quase 3.500 metros de comprimento por 46 de largura, enquanto o pequeno Peter O. Knight tem apenas 1.000 metros de comprimento e 30 de largura.

O piloto que filmou o pouso disse ter ficado aterrorizado pensando que o Globemaster não conseguiria parar a tempo e avançaria para a água.

No final, o C-17 mostrou do que é capaz e conseguiu decolar para o destino certo.

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Um técnico com bom senso :) 28 anos de aviação comercial, de Lockheed Electra a Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
  • Felipe Menhem

    Se não me engano, certa vez a TAM pousou em Guarapari quando deveria pousar em Vitória. Não lembro quando.

    • lvcivs

      Ocorreu pelo menos 1 vez com um Fokker 100 da TAM, pouso em Guarapari. Dizem que o piloto era um checador do então DAC.

  • http://www.facebook.com/rndomingues Rodrigo Domingues

    Sei que no caso do Azul que pousou no aeroporto errado as pistas eram muito próximas e tinham as mesmas cabeceiras, mas vale lembrar que ele pousou no ESTADO errado hehe.
    E na minha opinião o Comandante fez mal em decolar imediatamente após o ocorrido para pousar no aeroporto certo…

    • Goytá

      Não quer dizer muita coisa, Rodrigo, porque Teresina é a única capital brasileira que fica na fronteira com outro estado – no caso, o Maranhão. De um lado do rio Parnaíba é Teresina, Piauí, do outro é Timon, Maranhão, que foi onde o piloto pousou. E felizmente o aeroporto de Timon não é tão pequeno assim para um ERJ-190, que não é dos mais exigentes em termos de comprimento de pista.

  • Ygor

    Agora vamos fazer uma campanha … C-17 no Domingo Aéreo no Campo de Marte! hehehe .. se não me engano a pista lá é de 1800 m .. dá até pra compensar a diferença pro nível do mar e os obstáculos na decolagem….. hehehe

  • Goytá

    A poucos quilômetros do enorme aeroporto internacional de Mumbai, na Índia, há um pequeno aeroclube com pista de apenas 1100 metros e já houve três casos de jatos comerciais que pousaram nele por engano. O primeiro foi um Comet da BOAC na década de 1950, depois foi um Convair 990 da Garuda Indonesia na de 1960, e por fim, na década seguinte, um DC-8 da Japan Airlines. O Comet ainda conseguiu parar antes do fim da pista e decolou dias depois, depois de preparativos semelhantes aos do DC-8 do outro post do Lito; o Convair 990 e o DC-8 não pararam e ambos viraram sucata. Felizmente, ninguém morreu e só houve feridos leves. Parece que a JAL tem urucubaca na Índia, pois foi num acidente com outro DC-8 dela naquele país que morreu nossa Leila Diniz.

  • http://www.facebook.com/luctimm Lucas Timm

    A decolagem foi linda :)

    • Márcio

      Era exatamnte o que eu ia dizer! Rodou suave… rs

    • Ar-sousa2012

       Concordo!!!

  • GabrielAP

    Quem voa sabe que não é dificil confundir aeródromos, sobretudo se as pistas possuirem a mesma orientação geográfica e se a aproximação for feita segundo as regras do voo visual (VFR). Mas um errão desses me parece um pouco demais – em verdade, de menos, já que a pista do “pequeno Peter O. Knight” é escandalosamente menor do que a da MacDill Air Force Base. O piloto falhou e muito ao pousar por ali, mas foi excepcional ao conseguir parar a aeronave sem danos humanos ou materiais.  

  • Pedro Costa

    Uma vez fiz isso, estatava fazendo um voo de SBGR para SCEL(Santiago) com um 777 e quando estava chegando lá fiz uma aproximacao para um aeroporto perto do Internacional, mas nao cheguei a pousar, quando vi ja abandonei a aproximacao e fiz a certa.

  • Gabibat

    e o caso da TAM que pousou em VERA CRUZ achando que era marilia ???? kkkkkkkk 

    detalhe : o “pequeno” aeroporto ai nos EUA ..é maior que muito “aeroporto” dito como “importante” aqui !! hheheh … 

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001316040214 Athos Sales

    Confesso: Estava reparando “nossa, como é pequeno”, nem aparece na imagem, quando a PONTA da seta “sutilmente” me mostra a direção certa do aeroporto.
    Depois ninguém sabe pq o cara erra o aeródromo, rsssssssssssss =/

  • Lucas Alexandre Pardino

    Ainda bem que o C-17 é uma maquina incrível, e seus pilotos bem treinados…

banner aem
Topo