banner ad

Para que servem todas essas luzes do avião? #Aerolito

As luzes externas de um avião podem ser divididas em luzes de navegação/visibilidade e luzes de (pasmem) iluminação.

Começando com as luzes de navegação, os aviões copiaram uma convenção que existia já há muito tempo em navios: Luzes de “preferência” ou “desvio”, ou ainda, “luzes de direção de movimento”. Assim como nos navios, no lado direito do avião tem uma luz verde (estibordo – starboard) e no lado esquerdo uma luz vermelha (bombordo – port) veja foto da asa direita:

Estas luzes servem, por incrível que pareça, para indicar qual o sentido que o avião está seguindo em relação a outro na escuridão. Além da verde e da vermelha, tem mais uma luz de navegação, cuja cor é branca. Em alguns aviões ela fica na parte de trás da ponta da asa (bem atrás da verde e da vermelha) e em outros aviões ela fica no cone de cauda, bem abaixo do leme de direção. Ela tem a mesma função de indicar direção.

As luzes de navegação devem permanecer acesas o tempo todo!

Para saber sobre todos os outros tipos de luzes que você está pensando, assista o Aerolito abaixo e se inscreva no canal.

Uma versão anterior deste post foi publicada em 27/01/2010

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
  • Lucas Timm

    O vídeo ainda está privado ;)

  • André Micheloto

    Lito, pelo menos na marinha mercante, em português brasileiro, “starboard” é traduzido como “boreste”, não como “estibordo”.

    Um abraço.

    • Willian Bathke

      Isso, o estibordo veio com os filmes mal traduzidos, e acabou pegando, mas o correto é boreste.

      Abraço

  • Tony Coelho

    Isso que diga, pilotar um avião é muito fácil. Na ponta da asa direita tem uma luz verde, na asa esquerda tem uma luz vermelha.
    É só ir bem no meio entre as duas.

  • Radeão

    Eu queria saber por que, em pleno ano de 2017, ainda existem aviões que não têm as duas caixas pretas (voice recorder e data recorder). Esses dois gravadores deveriam ser itens obrigatórios em TODOS os aviões, até mesmo nos mais simples.

    • Pra que? Se o tal ministro não estivesse no avião ninguém iria se fazer essa pergunta. O custo é alto de homologar e manter um equipamento desse em funcionamento para aviões que são baratos no mundo da aviação.

    • Rafael Rodrigues

      Morre MUITO mais gente nas estradas e não me parece obrigatório ter tacógrafo em todos os veículos…

    • Emanuel Schott

      Pelo mesmo motivo que todo mundo iria reclamar se o governo obrigasse a ter uma filmadora veicular de R$1000 ou um tacógrafo em cada carro privado, todo mundo iria reclamar.

      O que temos que entender é que aviação comercial é uma coisa, aviação privada é outra. As regras são diferentes, assim como as regras pra veículos de transporte comercial são diferentes dos para veículos privados.

  • Eduardo Papa

    Se uma dessas lâmpadas se queimar, é um impedimento para de colagem? Ou se trocaria a lâmpada ali no gate mesmo?

    • Depende da aeronave, mas na grande maioria se somente uma queimar pode sair normalmente. Agora uma combinação de duas ou mais pode não ser permitido.

      Para isso existe a MEL (Foi comentada no Aerolito 126)

  • Francisco

    Se me lembro bem, as naves da Federação em Star Trek tambem possuem uma luz vermelha e outra verde em suas laterais.

  • E olha só como o nego sou idiota. Na primeira vez que viajei de avião, eu pensava que essa strobe light fosse algum relâmpago.

  • Paulo Machado

    Lito, preciso de uma lâmpada (que me disseram que era de Boing) pro meu UL. Não encontro em lugar nenhum (talvez seja de Boing mesmo !), pela foto anexa, tens idéia de onde posso encontrá-la ? (nota: o encaixe foi adaptado na asa)
    https://uploads.disquscdn.com/images/583b10a4df8757ef67f7cbba1bc85cc3cd0276f3d1620a44a754b1b64cb08016.jpg

  • Não porque em nenhum momento todo o peso do avião esteve em um só trem…o avião em velocidade ainda está “leve”

    • Radeão

      Lito, as tecnologias dos aviões da Embraer são todas francesas? Ou seja, os aviões da Embraer são praticamente 100% franceses e são apenas fabricados aqui em solo brasileiro?
      Apenas as tecnologias mais simples (rústicas, menos sofisticadas) são brasileiras?

    • Radeão

      Lito, no seriado Mayday, são mostrados muitos acidentes graves com aviões comerciais causados por negligências na hora da manutenção das aeronaves.
      Já aconteceu de você presenciar uma manutenção sendo mal feita por outro técnico de manutenção e ter que ”bater boca” com ele pra ele refazer o serviço de forma bem feita?
      Você já chegou a impedir que um determinado avião voltasse a operar por causa de uma manutenção mal feita, realizada por outro(s) técnico(s)?

  • Helio Lima Filho

    Lembrei do filme Momento Crítico, do Kurt Russel, mandando um codigo morse, pelas luzes do estabilizador, um 747-200, sequestrado, os F-14 do Trump com ordens para abater caso eles cruzem o espaço aereo americano, terroristas arabes na cabine, com arma apontada para o piloto e o co piloto, Kurt e uma equipe entram no 747 através de uma aeronave experimental com um tubo, e ai para se comunicar, informando que estao a bordo, eles alteram os circuitos, e mandam um código morse para os pilotos do F-14, piscando as luzes. Coisas de Holywood. No 747 existem estas luzes ? (Executive Decision – 1996 – Time Warner Bros)

  • Murilo Queiroz

    Lito esses dias vi 2 aviões voando juntos em circulo anoite proximo ao VCP, sou de Campinas. Fiquei curioso para saber o que eram. Não apareceram no Flightradar, voavam bem alto pro sinal, e pareciam ter três luzes acesas direto (formando uma espécie de triangulo), mais a luzes de navegação, bem diferente de todos aviões que vejo. Fizeram 2 círculos em locais diferentes depois seguiram sentido sul. Que tipos de aviões eram? Que tipo de vôo faziam?

  • E olha só como nego sou idiota. Na primeira vez que viajei de avião, pensei que essa strobe light fosse relâmpago.

Topo