banner livro

Pequeno plano para você acumular muitas horas de voo…

É comum encontrar por aí aspirantes a piloto que não sabem como fazer para acumular horas de voo. Sempre tem alguém perguntando:

Como acumular horas de voo suficiente?

Estou velho demais para começar?

Como virar piloto se inicialmente vou ganhar mal, tenho que ajudar a minha família!?

E mais uma infinidade de outras perguntas… Sei que o que eu vou dizer não ajudará a todos, mas sei também que poderei ajudar alguém, um ou dois já seria o suficiente, então por que não escrever sobre isso?

Eu tenho um plano bem simples para você se tornar piloto em 10 anos. Ah! Mas 10 anos é muito tempo, bom meus maiores amigos na aviação levaram muitos e muitos anos para conseguir um lugar ao sol, eu já estou a 7 na batalha, então 10 anos de fato não é muita coisa.

Plano

Vamos ao plano:

  • Junte um pouco de grana, eu diria uns 15 mil;
  • Arrume um emprego decente, em uma cidade com aeroclube, de preferência mais de um;
  • Pague todas as suas contas;
  • Guarde o máximo de dinheiro que você puder a cada mês, com trabalho e foco você consegue fazer isso!

Esses quatro primeiros devem ser realizados antes de você começar a contar os 10 anos:

  • Comece seu curso, voe 2 horas por final de semana;
  • Em um ano terá voado 104 horas, em 1,5 anos você terá as 150 horas para o PC, em 2 anos você terá as 200 para o INVA (de acordo com a legislação que entrará em vigor em 2014).
  • Agora que você é INVA arrume um emprego como instrutor, aqui você poderá escolher entre largar tudo e ser só INVA ou dar instrução apenas nos finais de semana, para complementar seu salário.
  • Considerando que você irá complementar seu salário, pois não tem condições de largar seu emprego atual, se você voar 6 horas por final de semana, em 10 anos você terá acumulado pelo menos 2.696 horas de voo, já se você voar 10 horas por final de semana terá acumulado 4.360 horas de voo.
  • Nestes 10 anos você terá conseguido checar seu Multi/IFR, ter feito o Jet Training e o ICAO 4, posto que suas maiores despesas terão cessado nos primeiros 2 anos.

Agora me diz se um piloto com pelo menos 2.696 horas de voo, Multi/IFR, Jet Training e ICAO 4 não será contradado por qualquer uma das nossas companhias aéreas? E se você tiver começado com 30 trinta anos você terá 40 anos ao final, ou seja, poderá voar para uma linha aérea por mais 25 anos, tempo mais que suficiente para se tornar comandante de voos internacionais. E mesmo que você termine tudo isso com 50, ainda assim acredito que conseguirás seu lugar ao sol.

Mas cá entre nós, se fizeres tudo isso direitinho, bem antes dos 10 anos você já será o cara do outro lado da fonia…

Espero ter ajudado e principalmente incentivado a todos que tenham dúvidas sobre tentar ou não. Como eu disse não espero ajudar a todos, tão pouco criar uma fórmula mágica, apenas quero mostrar que existem vários caminhos, este é apenas um deles…

To infinity... and beyond! Buzz Lightyear

To infinity… and beyond!
Buzz Lightyear

Tags: , , , , ,

Sobre o Autor

Sou aluno do curso de Piloto Comercial e tenho como objetivo me tornar piloto de uma grande companhia aérea.
Topo