Pergunta: O que é o Dutch Roll nos aviões?

Leonardo pergunta:
Qual seria a explicação física para o “dutch roll”, pq acontece somente com esse tipo de aeronave?

Esta não é uma pergunta simples de responder. A explicação física é esta:

Esta é uma das equações usadas para instabilidade lateral dos aviões. Mas fique tranquilo que eu também não entendo nada dela.
Em termos simples, o dutch roll resulta de uma estabilidade direcional relativamente mais fraca que a estabilidade lateral nos aviões (as asas são muito maiores que o estabilizador vertical certo?).
Quando a aeronave gira através de seu eixo longitudinal (uma asa pra baixo e outra pra cima) uma pequena derrapagem ocorre dentro do vento relativo na direção da rolagem. Como a estabilidade é bem maior lateralmente, a aeronave começa a se equilibrar (nivelar), mas ao mesmo tempo, a estabilidade direcional mais fraca tenta corrigir a derrapagem alinhando o avião com o vento relativo. Como a direcional é mais fraca, o movimento de alinhar fica atrasado em relação ao movimento de nivelar.
Por consequencia, a aeronave nivela antes de se alinhar com o vento relativo, e como o a estabilidade vertical continua agindo, uma pequena derrapagem ocorre no sentido contrário e ai o processo começa de novo em sentido oposto (o cachorro correndo atrás do rabo).

Abaixo, dois vídeos que mostram o Dutch Roll em ação, lembrando que todos os aviões são dotados de “Yaw Dampers”, atuadores que praticamente eliminam este efeito através de pequenos comandos no leme de direção em direção oposta a da rolagem. Isto é imperceptível para os passageiros.

Vídeo 1: Modelagem 3D mostrando o movimento de Dutch Roll

Vídeo 2: Um vídeo muito bom de voo de teste mostrando as oscilações da asa quando ocorre o Dutch Roll

A origem do nome Dutch Roll é desconhecida, há 3 teorias (e uma quarta que é brasileira).
1) Nome foi dado por causa do movimento que os esquiadores holandeses faziam quando esquiavam (Dutch = Holandês).
2) Vem do design original que os navios holandeses tinham, muito arredondados na parte de baixo para diminuir o arrasto. Mas por causa do fundo arredondado, eles balançavam mais que os outros navios da época.
3) Os holandeses bebem muito, e quando bêbados ficam balançando ao voltar pra casa.

4) No Brasil costuma-se falar que o dutch roll vem do movimento que o rabo do pato faz quando anda. Apesar de não ter nada a ver com holandeses (dutch), muita gente associa o pato com o balanço.

Fontes: Wiki / Aeronautic & Astronautics Lecture AC#3 / Lito

Tags: ,

Sobre o Autor

Um técnico com bom senso :) 28 anos de aviação comercial, de Lockheed Electra a Boeing 777. Um DJ eclético, não profissional. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
  • http://www.youtube.com/simioni93 SIMIONI93

    Nossa, eu nem sabia que isso existia!

    O segundo vídeo é demais… impressionante como o avião balança!

    Um ótimo 2010 pra vc Lito!

    Abraço!

  • Cleber

    Mandou bem, parabens

  • spiff

    gostei , muito bom !!!!!!

Topo