FAQ (Perguntas Frequentes)

Perguntas Sobre o Blog

Como faço para minha foto aparecer nos comentários?

Várias pessoas já me perguntaram como fazer para que a sua foto ou avatar apareçam nas páginas dos comentários. Esta informação serve não somente para o Aviões e Músicas, mas para qualquer outro Blog que utilize Avatars (fotos).
É muito simples:

Basta ir até o site www.gravatar.com e se cadastrar com o mesmo e-mail que você usa para responder os comentários. Depois do cadastro feito, suba sua foto preferida que gostaria que aparecesse nos comentários e pronto, a partir daí sua foto vai aparecer em qualquer site que use Gravatar.

Uma outra opção é se cadastrar no Disqus e fazer parte de uma comunidade. A vantagem do Disqus é o acesso a mais algumas ferramentas.

Como procuro informações que já foram publicadas aqui?

Basta digitar o que você quer saber ali no canto direito superior da pagina. Perceba que há uma caixinha e um botão de pesquisa. Outra maneira é verificando o mapa do site, com tudo que já foi postado.

Como posso mandar um e-mail para o Aviões e Musicas?

No rodapé de todas as páginas, no canto direito há informações de contato para envio de e-mail. Apenas remova o espaço entre a @ (arroba).

Por que minha pergunta não foi respondida?

Há vários motivos para sua pergunta não ser respondida:

  • 1- Se o assunto for específico sobre algum sistema de qualquer avião ou motor, não será respondida.
  • 2- Se há muitos erros de português na pergunta, ela não será respondida.
  • 3- Se o assunto não for relacionado a alguma coisa da aviação, não terá resposta.
  • 4- Se a pergunta é genérica e possui mil respostas diferentes para cada tipo de avião, não será respondida.
  • 5- Se a pergunta é sobre empresas aéreas e sua manutenção, também não terá resposta.
  • 6- Eu não conheço tudo sobre aviação nem todos os milhões de tipos de aviões :)

Onde eu encontro perguntas legais que o AeM já respondeu?

Todas as repostas legais estão aqui neste link

Perguntas Sobre a Profissão

Quanto ganha em média um Mecânico de Aeronaves?

Esta é uma das perguntas mais frequentes aqui no Blog.
Acontece que não há uma resposta correta, pois fazer esta pergunta é o mesmo que querer saber o preço médio de um apartamento em São Paulo.
Por exemplo: Qual o valor médio de um apartamento em São Paulo?
A resposta certa seria: varia entre 70 mil e 7 Milhões de reais.
Afinal, qual a metragem do apartamento? Onde esta localizado? Qual o bairro? Qual o andar? Qual o tipo de condomínio? Na planta ou já entregue?
O mesmo ocorre com o salário de um mecânico:
Qual a experiência? Qual a empresa? Nacional ou estrangeira? Com licença do FAA ou sem? Para trabalhar em Hangar ou Linha? Mecânico, Supervisor, Inspetor? Com quanto tempo de casa? CCT ou CHT?
Essa é a dificuldade para se informar um salário médio, então, assim como o preço de um apartamento, o salário varia de extremos como 800 a 12 mil reais por mês.

Com qual idade posso fazer o curso de mecânico?

Você não precisa ter 18 anos para iniciar o curso de manutenção, pode entrar com qualquer idade para o nível médio de ensino. No entanto, precisa ter 18 ao concluir o curso para poder fazer a prova da ANAC (prestar exames na bancas).

Quais os valores de um curso de mecânico de aeronaves?

A única maneira de saber o valor do curso é entrando em contato com as escolas diretamente por telefone ou e-mail. O Aviões e Músicas ainda não possui qualquer convênio com escolas. Há uma lista de algumas escolas neste link ou então procure uma escola homologada na sua cidade através do Google ou do site da ANAC

Tenho mais de 30 anos, ainda posso ser mecânico de aeronaves?

O ambiente de manutenção de uma empresa aérea comercial é um pouco diferente do ambiente de outros mercados de trabalho e normalmente a idade conta favoravelmente como experiência e uma maior responsabilidade. Muitas vezes, dadas as mesmas condições, a empresa opta por admitir uma pessoa de mais idade ao invés de um jovem tatuado e com cabelo “emo” por exemplo. A falta de experiência na área com uma idade elevada vai contar negativamente, mas isso se a idade estiver acima dos 40. A faixa de 30 a 38 anos é muito produtiva e é vista com bons olhos pelas empresas aéreas, portanto não é tarde para começar.
Nota: O campo da aviação é muito amplo, esse comentário acima refere-se a empresas comerciais de grande porte (Gol, Tam, Oceanair, Azul, ect). O mercado de aviação geral e de helicópteros pode ser bem diferente, mas eu não conheço a fundo para poder opinar. Ha varios comentários neste post.
Observação: Algumas pessoas quando chegam aos 30 anos já possuem uma vida financeira estabilizada e a mudança de área pode ser apenas por satisfação pessoal. Cabe lembrar que iniciar com uma certa idade implica em receber um salário não compatível com a experiência durante algum tempo, até obter as qualificações que são necessárias para a promoção, e muita gente não está disposta a reduzir o padrão de vida. A análise desses detalhes é muito importante.

Existe preconceito contra a mulher na manutenção de aviões?

Por parte das empresas não há casos de preconceitos contra mulheres na manutenção de aeronaves, bem como também não há preconceito em relação a mulheres pilotando aviões.
Na aviação comercial (tanto de linha como de hangar), existem duas áreas de atuação na manutenção: Interna/Interiores/Entretenimento (IFE) e Linha (Ramp & Transit) ou Hangar (Heavy). Normalmente há mais mulheres trabalhando na manutenção de IFE e Interna do que na linha/hangar por melhor adaptação ao tipo de trabalho. Mas também ha mecânicas de linha que para os trabalhos braçais se utilizam de equipamentos que auxiliam na remoção de equipamentos muito pesados (um conjunto de freio de Boeing 767 por exemplo pesa mais de 100kg com a embalagem).
Resumindo, na hora da entrevista, a menos que a mulher tenha problemas de trabalhar em determinados horários, não há qualquer tendência para o lado masculino, basta comprovar competência.
.

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. O Aviões e Músicas possui moderadores de comentários e se reserva o direito de apagar quaisquer comentários que sejam ofensivos ou que não contribuam para uma discussão saudável. Pontos de vista divergentes são muito bem aceitos e incentivados, desde que se mantenha o mínimo de civilidade. Este é um espaço para discutirmos aviação :)
  • http://www.facebook.com/people/Joseval-Ribeiro/100001838330339 Joseval Ribeiro

    Lito

    Duas perguntas:

    1) Qual a rotação média de trabalho de um motor?
    2) Nas cabeceiras das pistas temos uma indicação do tipo "09L". O que exatamente significa?

    Parabéns pelo blog

    • http://avioesemusicas.com Lito

      1) Que tipo de motor? Se for um turbofan, depende do eixo, pois possuem rotações diferentes e a medida é sempre em porcentagem, nunca em RPM. Só para dar um número, o turboelice Allison do Electra tinha velocidade constante de 13.820 RPM 2)Significa a orientação da pista em relação ao norte magnético da terra. 09L significa 90 graus ou Leste. O L é porque deve existir pista paralela, portanto L de esquerda e R de direita.

      • Marcosvcsousa

        Ola me Nome é Marcos, sou de Itaboraí, RJ… vou confessar que depois que vi esse blog fiquei muito motivado a fazer o curso de manutenção de aeronaves…Eu não conheço a área, se alguem puder me indicar um curso que seja próximo de Itaboraí ficarei grato…

  • Neosilkcf

    Otoniel
    Gostaria de uma informação, tenho 51 anos e qreria fazer o curso de tecnico em manutenção de aeronaveis, será que ainda estou no mercado de trabalho

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Otoniel, somente se quiser fazer por prazer. Com 51 você se formaria aos 53, e mais três anos para obter a CHT estaria com 56 se tudo corresse bem, então para o mercado de trabalho seria mais difícil.

  • DURVAL PEREIRA

    No chão, avião raspa prédio da Embraer e deixa feira de ParisManobra faz avião da Airbus perder parte da asa e obrigar fabricante a pedir emprestado outra aeronave a um clienteiG São Paulo | 20/06/2011 17:32
    Notícia anterior Boeing e Airbus apostam em apelo sustentável para ganhar mercadoPróxima notícia Harley-Davidson faz recall de motos por risco de queimadura

    Texto:
    enviar por e-mail Seu nome * Seu e-mail * E-mail do destinatário(Para mais endereços, separe-os com vírgulas) * Mensagem
    * campos são obrigatórios
    corrigir Seu nome* Seu e-mail* Mensagem
    * campos obrigatórios

    Detalhe do Airbus 380 que perdeu uma parte da asa ao colidir no pátio de manobra, antes da inauguração da Paris Air Show – Foto: AFP1/6Um avião A380, um superjumbo da Airbus, colidiu levamente em um prédio onde a Embraer, a fabricante brasileira, expõe seus aviões na Paris Air Show, a maior feira de aviação que acontece nesta semana. O acidente aconteceu neste domingo.Por causa disso, o avião original sofreu um pequeno dano na asa e teve de ser retirado da feira.Leia mais:
    Avião hipersônico promete voar de SP a Londres em 2h30 Embraer anuncia vendas e reafirma demanda por seus jatos Mundo precisará de US$ 320 bi em aviões até 2030, diz Embraer Boeing obtém pedido do Catar; Airbus sofre problemas A Airbus foi obrigada a pedir emprestada uma aeronave do mesmo modelo que fabrica a um dos seus clientes, a Korea Air Lines. O avião será usado em voos de exibição durante a feira.”Durante as manobras em solo com a aeronave Airbus A380, a asa direita tocou uma estrutura perto da pista de taxiamento no aeroporto de Le Bourget na tarde de domingo”, disse a Airbus em um comunicado.A feira de aviação Paris Air Show ocorre no aeroporto de Le Bourget, nos arredores da capital francesa. Com 28 pavilhões, a feira exibe 140 aviões, com a expectativa de atrair mais de 380 mil visitantes. A feira termina no dia 26 de junho.Entre as novidades da feira, foram apresentados um protótipo do avião hipersônico Zhest, capaz de voar no dobro de velocidade do aposentado Concorde, e o helicóptero X3, da Eurocopter, que faz mais de 400 quilômetros por hora.

  • José Ricardo

    Ol[a ç

  • José Ricardo

    Ops… perdão, depois por gentileza tirem o post anterior.
    Olá fiz uma pergunta a um professor e ele não soube responder e eu não consegui achar a resposta creio que além do Lito outras pessoas poderão dizer… Num avião bi motor com sincronizador de hélices que funciona com um motor mestre e outro escravo. Quando perco o motor mestre onde tem o sincronizador, como há um outro jeito de sincronizar as hélices para evitar uma possível ressonância perigosa na aeronave ou pelo ouvido dá para diminuir ou aumentar o passo de um motor para que harmonize o ruído de fora de sincronização?

  • violante

    ola , uma curiosidade sobre  o dono do blog , você serviu na base aerea de santos ? se sim em que ano?

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Não servi, mas fiz estágio lá por 3 anos entre 82 e 84.

  • http://www.facebook.com/people/Joslei-Ramos/100001094131267 Joslei Ramos

    Ola, Lito!

    Recentemente li em um forum a respeito de aeronaves transonicas como
    747, DC8 e Convair 990, eventualmente, voaram em velocidade supersonica.

    Minha pergunta é: Isso seria possivel, qual seria a reaçao imediata da aeronave e quais seriam as consequencias na estrutura da aeronave?

    Obrigado.

    ps: Prefiro perguntar aqui, ao, forum. Devido a sua maior cordialidade nas respostas. xD

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      É preciso cuidado para responder esta pergunta. Há registro histórico de um DC8 que voou supersônico em um mergulho em 1961 (http://www.dc-8jet.com/0-dc8-sst-flight.htm) mas a verdade é: aviões subsônicos não sustentariam voo supersônico sem entrar em processo de destruição. A questão das ondas de choque e também do perfil de asa tornariam a aeronave totalmente sem controle, haveria separação da camada e se perderia também comandos de rudder e elevator.
      Não é possível manter velocidade supersônica em jatos subsônicos. Abs.

  • Gilcesarsilva

     Lito, assisti ao vídeo que vc postou sobre o Ezdok e achei fascinante. Então resolvi pesquisar e tive uma dúvida. Aquele movimento que se faz com o Joystick junto com o mouse que se encontra nesse vídeo abaixo é na versão mais recente do Ezdok?? É como se o Joystick comandasse um voo sem aeronave. Como se o operador estivesse voando!!

    http://www.youtube.com/watch?v=OGtayz7cM9g

    Parabéns pelo blog.

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Não tem essa funcionalidade Ezdok, o developer nunca colocou por criar conflito com o Trackir. Tem muita coisa ainda faltando e como o developer é russo, o manual não é muito bem explicativo.

      • Gilcesarsilva

         Entendi!! Que pena não?? Seria um bom recurso a mais no programa. Muito Obrigado meu caro!! Não deixe de garimpar mais novidades. Muito bom mesmo esse blog!!

  • Diogo Jucá

    Lito, poderias explicar como é que funciona o sistema de injeção de água-metanol nos motores a reação?
    Existe mesmo esse sistema em todos os motores a reação? São usados em toda decolagem? E onde fica o reservatório de água-metanol?

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      @8c26f21418cc043f20d3e643337f585e:disqus isso é muito antigo e não é mais usado (se for, somente em aviação militar de algum buraco). Por ser antigo, nem lembro mais como funciona, só vi isso em sala de aula. Abs.

  • Jackscleber

    quero o funcionamento da caixa de acessorio do motor turbofan da aeronaveA340 “especificação GEcfm56-5c”. obrigado

  • Rodrigo

    Boa noite Lito, gostaria de saber como é o funcionamento do motor PT6?
    Obrigado desde já.

  • Robert Frey

    Grande Lito, sou um apaixonado pela engenharia aeronautica, somente a espacial supera a first classe engineering. Segue um video da Boeing, testando a asa do 87. Isto sim que é engenharia dos materiais.Imagino quantas horas de simulação, e o s servidores …. Vale a pena
    Link: http://787flighttest.com/hanger/wp-content/plugins/flash-video-player/mediaplayer/player.swf?streamer=rtmp://cp81820.edgefcs.net/ondemand/tpn/firstflight/&file=TestLog4.flv

  • Carlos Gomes

    Sou José CARLOS Pereira GOMES – Ex – Mecânico de Vôo VARIG (L-188; B-707; DC-10; B-747 e B-727) BRASMEX (DC-10) SOUTHERN WINDS (B-747) MTA (DC-10) e atualmente SP CARGO AIR (B-727). Gostaria de saber notícias do Tarcísio e contato,se possível. Estou lendo as aventuras e revivendo situações. Abraços a todos.

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Carlos, estou sem notícias do Tarcísio. A ultima informação que tive foi de que ele continua no Congo (ex Zaire) e não está muito bem de saúde. A info foi passada por um militar em ação no Congo, mas não tive mais notícias.

      • Guarani

        Agradeço sua atenção e peço desculpas pela demora em confirmar recebimento. Desejo saude para 2012.

  • renan

    Lito, boa tarde.. gostaria de saber como anda o mercado da aviação. precisa necessariamente duas carteiras (GMP, CEL) para começar a brigar por uma vaga?
    e caso for de sua vontade, alguma dica, pois tenho faculdade de aviação. civil e estou especializando em manutenção

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Tem que ter pelo menos uma delas, as duas seria o ideal. A azul está contratando para várias partes do Brasil pelo que sei. Boa sorte.

  • http://twitter.com/parramanu_ Adriano Parra

    Boa noite ! Sr. Lito, estou com duvidas sobre um assunto será que poderia esclarecer.
    Estava em uma revisão de célula, quando o professor entrou no assunto de pressurização e rolou a seguinte questão, é verdade que quando uma aeronave pressurizada, ela se torna mais leve em voo.    

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Eu respondi esta pergunta que outro aluno fez, acredito que da sua escola também.  Se  a questão foi realmente esta, não é verdade, nenhum avião se torna mais leve por causa da pressurização. Agora, se o professor tentou explicar que a pressão em nível de cruzeiro dentro da cabine é menor do que no momento da decolagem e que na verdade o avião pressuriza se despressurizando em relação a altitude de onde decolou, aí seria verdade. 
      Repito entõ: se ele falou que a aeronave fica mais leve, isso não é verdade e pra ser sincero eu nunca ouvi isso em toda minha vida. 

      A outra pergunta: http://www.avioesemusicas.com/faca-uma-pergunta/#comment-346144284

      • http://twitter.com/parramanu_ Adriano Parra

        Boa tarde! Sr. Lito,obrigado pela sua resposta e por matar mais uma pane escolar rs….só para terminar, em questão desse assunto tem alguma especificação no AMM do boeing valeu!!!! abraços.

  • Marllonvinnicius

    Lito tu tem idéia do que aconteceu no avião da Azul que errou a pista quando vinha pra Teresina e pousou numa pista paralela em timon no maranhão?

  • Paulo Volkova

    Sr Lito. Tenho uma pergunta na qual não consigo obter resposta que é a seguinte: Por que não se pode utilizar a letra “W” como segunda letra nos prefixos de
    aeronaves registradas no Brasil? Já procurei nos regulamentos mas estes não têm a resposta. 

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Esta eu não sei a resposta @d89806737baf55309f875e066236226b:disqus , posso apenas conjecturar. Tá escrito na RBHA45: 
      (2) marcas de matrícula: as marcas de matrícula são constituídas por arranjos de três letras maiúsculas, dentre as vinte e seis do alfabeto, excetuando-se:
      (i) os arranjos iniciados com a letra Q; (ii) os arranjos que tenham W como segunda letra; (iii) os arranjos SOS, XXX, PAN, TTT, VFR, IFR, VMC e IMC; e (iv) os arranjos que apresentem significado pejorativo, impróprio ou ofensivo;Eu imagino que deva ser por alguma razão vinda do exterior, alguma relação com alguma lingua que poderia causar problemas. A letra Q não pode ser a primeira porque geraria prefixos do tipo QSL que é uma fraseologia padrão em comunicação amadora, agora o W na segunda…. vou pesquisar, se achar a resposta faço um post.Abraço

      • Paulo Volkova

        Sr. Lito. Obrigado pela sua atenção. Aproveito igualmente para lhe dar os parabéns pelo magnífico blog que possui. Costumo visitá-lo todos os dias ou sempre que ligo na internet para ver se tem algum post novo sobre aviação, já que tenho um certo fascínio por essa área, embora a minha profissão seja totalmente diferente (arquiteto). Mais uma vez, obrigado e um abraço, e que este blog continue em grande por muitos e muitos anos.

  • Daniel Vieira Andrade

    Lito eu venho acessando suas páginas e sempre tiro minhas duvidas por elas, você tbm já respondeu muintas outras

    questões minhas que alguns instrutores não souberam responder  você me ajudou muito durante meus estudo valeu cara

    agradecer é o minimo que posso fazer.
    Mas tenho uma pergunta que vi em um comentario. É verdade que o mecânico aéronaltico as vezes pode executar outros

    serviços sem ser no meio de manuntenção como exemplo: abastecimento, auxiliar no push back… E muintos outros

    tirando a manuntenção em aéronaves?

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Sim, mecs podem abastecer e fazer pushback, depende da empresa aérea.

  • Daniel Vieira Andrade

    Ola Lito só por curiosidade, além de aviação você se interessa por outros tipos de sistemas complexos ( Ex:Mecânia automotiva, computação ..etc.) não se assuste com minha pergunta é só por curiosidade mesmo. :)

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Sim, me interesso por muitas outras coisas, já programei, já fiz música, já pintei quadros, já desenhei, já desmontei carburador de escort XR3, etc, é preciso se interessar por outras coisas para não se bitolar. Abs.

  • Filipe

    Olá Lito. Vc chegou a ver  Mayday desastres aéreos do dia 19/11 falando sobre a queda do B777 da BA?Seria uma falha do projeto? Teria algo a comentar sobre a formação de gelo na tubulação de combustível?
    Um abraço..

  • Paulo Volkova

    Sr. Lito queria deixar aqui uma sugestão de um post que deve de interessar a todos e que certamente muita gente nunca pensou neste assunto embora já o tenha visto em filmes, e que é o seguinte:

    Este mês na revista mensal “Quero Saber” edição Portugal, vem um tema interessante que se chama “Aterrar um avião – Saiba como os pilotos fazem descer toneladas de metal até à pista em segurança.” A revista desenvolve esse tema em 4 páginas com texto, fotos e até um gráfico com o sistema ILS e aproximação e aterragem. No final do artigo tem uma caixa de texto que diz o seguinte: “Aterrar um avião de emergência – Esperemos que nunca tenha de o fazer…”, ou seja, essa caixa de texto explica em breves passos como um passageiro pode aterrar um avião caso o piloto desmaie ou tenha algum problema de saúde que impossibilite o procedimento. Pela forma como é descrito o procedimento até parece tão fácil como estacionar um carro. rsrs

    Agora eu sugiro ao sr. Lito o seguinte artigo: O que fazer quando o piloto desmaia e ninguém a bordo tem conhecimentos de aviação e tão pouco de aviões? E quais os procedimentos que se tomam num caso desses caso aconteça na realidade?

    Deixo aqui o desafio!

    Paulo Volkova

  • http://www.facebook.com/people/Padu-Moraes/100001661861414 Padu Moraes

    Olá Lito! Dê uma olhada nisso: http://soundcloud.com/rafaelguimar-es-1/may-day-may-day 
    Pelo que ouvi dizer, aconteceu nesse domingo 24/11/2011         Renderia boas discussões!  abç

    • Gabriel

      Fala Padu! Isso ocorreu em 16/10/2011, no vôo GOL1536 que ia de CGH para o SDU. A aeronave, um Boeing 737-800, prefixo PR-GUL, novíssima (primeiro vôo em 14/09/2011), foi entregue à GOL em 06/10/2011, apenas 13 dias antes do incidente. Houve uma perda parcial dos instrumentos, aparentemente no altímetro e na indicação de velocidade.
      Problema na linha de montagem? Fala aí, mestre Lito!
      Mais informaçoes, em inglês, no site http://avherald.com/h?article=444c10db&opt=0
      Abraços a todos! 

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Como o Gabriel falou, já faz algum tempo que isso ocorreu. 
      Apesar do mayday a aeronave aparentemente nunca esteve em risco, talvez um dos Air Data Computers tenha falhado e um lado dos instrumentos ficou com valores diferentes do outro. Com os dados de radar informados pela torre os pilotos puderam identificar qual o sistema que estava em falha e provavelmente transferiram a fonte dos instrumentos para o lado que funcionava.  

  • Gabriel

    Lito, boa noite! Uma dúvida: Olhando algumas fotos como esta (http://www.airliners.net/photo/Air%20France/Airbus%20A340-313X/0998826/M) percebi uma area cinza no local em que o estabilizador horizontal é fixado à fuselagem. Normalmente, noto essa característica em aeronaves da Airbus. É algo relevante ou apenas um desgaste normal? Forte abraço e parabéns pelo excelente blog.

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Olá Gabriel, não é desgaste, é um tipo de selo aerodinâmico para diminuir o arrasto (e atrito) durante o movimento do estabilizador horizontal, os Boeings também possuem mas é uma solução diferente. Abs

  • Garciapepe22

    Lito, que musica é essa? è do tempo que eu era solteiro.

    http://www.youtube.com/watch?v=ey4OmwDVbJE&feature=related

    • http://www.avioesemusicas.com Lito
      • Garciapepe22

         Achei. Sabia que tinha um cd com ela, mas não lembrava qual.
        Metro Tech 10(2002)-disco1-faixa3.

  • http://twitter.com/parramanu_ Adriano Parra

    Boa noite! Lito, recentemente tinha um 767 da aerosur parado em GRU, você sabe o motivo da pane. Ah! Lito tem camisa, valeu abraços.    

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Houve um problema de delaminação de um slat na asa esquerda.

  • http://www.facebook.com/people/Solon-Ricardo-Fogliato-Menezes/100002159312627 Solon Ricardo Fogliato Menezes

    Lito, sei que ama os electra, talvez você ateh ja tenha visto essa noticia antiga, mas quando a vi navegando pela net lembrei de você e resolvi posta ela aqui caso vc não tenha visto. http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/09/fab-comeca-operar-com-novo-aviao-para-patrulha-e-defesa-maritima.html

    Abraço

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Obrigado Solon, ainda vou escrever sobre os P3 da FAB. Um abraço.

  • Pingback: E o May Day do 737 da GOL que passou na Globo? « Aviões e Músicas

  • Fabioferg

    Lito,
    Eu vi um vídeo da falando da Gabon Express e lembrei do seus causos da África, atente para a tia embarcando com um abacaxi ao invés de uma bolsa e o motor da esquerda fumando pra caramba. 
    http://www.youtube.com/watch?v=EypHoeMjUks&feature=related

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Valeu pelo link Fabio, vou postar no blog. Abraço.

  • Pingback: Gabon Express – Caravelle e Avro ainda voando #video « Aviões e Músicas

  • Fabioferg

    Lito,

    Eu assisti uns vídeos sobre pilotos de garimpo e é impressionante como os aviões são levados ao extremo. Tem um vídeo de um cara que conserta esses aviões e outro sobre pilotos de DC-3 na Colômbia. Repare no 727 decolando em pista de terra na África.
    Espero que goste.

    http://www.youtube.com/watch?v=ci7GkabJFdI

    http://www.youtube.com/watch?v=wcgFfynfCds

    http://www.youtube.com/watch?v=FRw6eA18WK4

    http://www.youtube.com/watch?v=37w70Md6X0o

    http://www.youtube.com/watch?v=6TwsRBXmZ6Y

  • http://twitter.com/MurilloAlves Murillo Alves

    Lito meu querido, se um avião em pleno voo como o T777, perdesse seus flaps, qual seria o procedimento para o pouso com segurança, os manuais preveem isso?

    Abração cara, fica com Deus.

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      O manual de voo dá informações sobre como pousar sem os flaps.  A velocidade de pouso vai ser maior e o comprimento de pista para parar também.

  • http://twitter.com/MurilloAlves Murillo Alves

    Lito meu querido, achei este site com algumas fotos de motores a GE, queria compartilhar, dá uma olhada depois, achei lindo de mais,!

    Abração cara, fica com Deus

    http://www.behance.net/gallery/general-electric/1192247 

Topo