banner aem

Piloto Comercial, a profissão mais estressante de 2011

Uma pesquisa americana sobre stress no trabalho levou em consideração 11 fatores que causam stress e fizeram um ranking com as 200 profissões mais estressantes para se trabalhar. Alguns dos fatores que entraram no cálculo foram o ambiente de trabalho, a competição, demandas físicas, prazos, perigos inerentes e até potencial de crescimento.


©Dale Wilson/Photographer’s Choice/Getty Images

Em primeiro lugar – Piloto Comercial:
Média de Salário anual: US$117,060 (aprox 184 mil reais/ano ao câmbio de R$1,57)
Média de Horas trabalhadas por dia: 9

A profissão considerada mais estressante foi a de piloto comercial, de acordo com a CareerCast.com (que fez a pesquisa). Tony Lee, editor do trabalho, aponta vários incidentes recentes que demonstram como o trabalho de piloto pode ser estressante, pois são fatores que estão além do seu controle.

Por exemplo, um piloto tem que confiar cegamente no equipamento em que voa, mas alguns incidentes recentes como os danos no 737 da Southwest revelaram o quanto esta confiança pode causar tensão durante um dia normal de trabalho.

Os pilotos também têm que confiar cegamente nos operadores das torres de controle e isso aumenta o stress, especialmente depois de revelações recentes de controladores de tráfego caindo no sono durante as madrugadas e aeronaves pousando sem ajuda.

Os Pilotos também experimentam mudanças bruscas no nível de stress, saindo de períodos relaxantes enquanto não estão voando, seguindo por períodos de alto stress durante os voos, e estas mudanças são muito prejudiciais para a saúde. A profissão também é afetada pela economia, com demissões, alto preço do petróleo, corte de custos nas empresas, salários baixos, etc.

Por estas razões, piloto comercial é a profissão mais estressante do ano nos Estados Unidos.

Aqui no Brasil não é muito diferente disto, e ainda entram outros fatores como o trânsito, a falta de espaço, o congestionamento…

Mas o mais importante de tudo é compreender estas razões, saber que elas existem e fazem parte dos Fatores Humanos associados a acidentes e criar redes de segurança para não deixar que uma situação de stress afete a segurança do voo.

A matéria completa (em inglês) neste link

Tags: ,

Sobre o Autor

Um técnico com bom senso :) 28 anos de aviação comercial, de Lockheed Electra a Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. O Aviões e Músicas possui moderadores de comentários e se reserva o direito de apagar quaisquer comentários que sejam ofensivos ou que não contribuam para uma discussão saudável. Pontos de vista divergentes são muito bem aceitos e incentivados, desde que se mantenha o mínimo de civilidade. Este é um espaço para discutirmos aviação :)
  • http://www.facebook.com/guilherme.kono Guilherme Kono

    Digite o texto aqui!

    • http://www.facebook.com/people/Micael-Rocha/100001068271319 Micael Rocha

      Digite o texto aqui!

  • http://www.aeroentusiasta.com SIMIONI93

    Huum, interessante!
    A grana parece ser beem interessante também, mas enfim, quem é apaixonado por aviação deve conseguir lidar muito bem com tudo isso!

  • Rodrigo

    Lito, aproveitando a deixa, será que você podia falar mais sobre essa suposta rixa que existe entre pilotos X mecânicos e se hoje em dia ela ainda é forte?

  • http://www.facebook.com/people/Gabriel-Paes/1296544857 Gabriel Paes

    Bom mais estressante que professor com certeza não é! ainda quero ser piloto ! kkkkkkkkkkkkkkk

  • https://www.facebook.com/gpilati Gustavo Pilati

    Tirando o fato que o salário no brasil é relativamente baixo comparado ao resto do mundo, nossos aeroportos estão cada vez mais lotados, sem espaço tanto em solo quanto em vôo, você sendo piloto não tem mais sábado, nem domingo, muito menos feriado, hora certar pra acordar? nunca.Pressão por parte das empresas pra manter no horário, tem a questão de alta do preço do combustivel, passageiro enxendo o saco enfim..

    excluindo o que é ruim, o resto é tranquilo :P

    • http://twitter.com/athsales Athos Sales

      Ué, eu também não tenho. Tenho só a folga e pronto, rs
      (Escala é escala)
      Mas o que é FATO é que a aviação hoje é outra….isso sim…

      • italo bruno

        como é a folga de piloto  ?

  • https://www.facebook.com/people/Paulo-Vitor-Villar/100002158891995 Paulo Vitor Villar

    E o Passageiro tem que confiar cegamente no Piloto, que confia cegamente na Torre e Manutenção… É um ciclo maluco…

  • Rafael Mendes

    cara voar não tem preço …pode ser de dia,à noite aqui ou acolá o fato é que estar no céu é o melhor salário…e o stress? é só voar que passa…

banner aem
Topo